INNS Whiskey Bar, a homenagem chinesa à bebida da vida
Tiexiangsi Street, n.º 207. Distrito de Wuhou. Cidade de Chengdu.
Província de Sichuan, China.
Desenvolvido por uma ousada equipe de Designers, o INNS Whiskey desafia o tradicional modelo de decoração de bares. O objetivo é claro: uma homenagem a uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro.

O INNS Whiskey Bar | Foto cortesia de Wooton Designers
O Design do interior do INNS Whiskey foi desenvolvido pela Wooton Designers, a equipe de Designers chineses liderados por Hangbo Wang e Francis Li.
A é famosa por desenvolver projetos fora do padrão, onde o destaque é a experiência da arte nos espaços. Com o interior do INNS Whiskey Bar não foi diferente.
Receba nossos posts em seu e-mail

Interior do local | Foto cortesia de Wooton Designers
Primeiro, é preciso entender o contexto de Chengdu para entender o motivo do apelo estético do bar. A cidade tem população estimada que ultrapassa os 14 milhões de habitantes. O próprio distrito do bairro do INNS Whiskey oferece bastante concorrência no número de bares e restaurantes.
Criar um bar temático — através do uísque — que gerasse mistério e curiosidade foi um dos objetivos do projeto. Por isso a Wooton Designers desenvolveu um conceito de imersão em que cliente vai além do beber uísque, ele se sente parte da produção e da história da bebida.

Interior do local | Foto cortesia de Wooton Designers
Para alcançar este resultado único, buscaram inspiração no processo básico de produção do uísque. Foi quando um dos símbolos chaves foi encontrado: o destilador.
No caso, a equipe se inspirou no destilador mais eficiente e conhecido como destilador COFFEY. Historicamente produzido em cobre e com uma bebida resultado na cor dourada, tais texturas e cores foram trabalhadas no projeto.
Imagem de referência e perspectiva | Foto cortesia de Wooton Designers
Cada um dos espaços do INN Whiskey Bar concebe uma instalação artística. O chão, a parede e o teto se unem para este objetivo. Todos se somam numa experiência contínua onde o cliente se sente dentro de um destilador enquanto a bebida é produzida.
Usamos a linguagem de design “instalação de arte” para descrever uísques, escolhendo diferentes materiais (cobre, couro e pedra vulcânica) para expressar este espaço e selecionando formas geométricas para associar com o tempo.

Transição entre os ambientes | Foto cortesia de Wooton Designers
As paredes têm formatos orgânicos, quase caóticos, e revestidas de dourado. Ranhuras se espalham por toda a superfície das paredes até o teto. Somadas ao efeito da iluminação, lembram as ondas do uísque sendo despejado num copo.

Paredes revestidas de dourado | Foto cortesia de Wooton Designers
A luz indireta é fornecida pelo teto e pelas paredes. Nas paredes, peças de cobre cobrem parcialmente as lâmpadas. O cobre ainda tem mais participação no projeto e compõe muito da geometria mais ordenada do bar.

Peça de bronze impedindo parcialmente a passagem de luz | Foto cortesia de Wooton Designers
Do teto, a luz fraca cai sobre uma grande esfera suspensa. Aqui há uma transição entre os tons dourados da lâmpada para o material mais frio da esfera. A transição é lenta e com propósito, é como o álcool sendo separado do mosto lentamente através da destilação.

A instalação artística “Esfera de gelo” | Foto cortesia de Wooton Designers
Nosso olhar volta para as paredes. Abertos através delas, surgem aberturas em formatos que nos remetem à simbologia do tempo. Dentro de cada abertura, um tipo de uísque (variando conforme o tempo de maturação) é exposto para os clientes se servirem.

Simbolismo no tempo gravado de maneira funcional nas paredes | Foto cortesia de Wooton Designers
A geometria ordenada aparece através dos assentos circulares, dos triângulos nas paredes e do balcão retangular. Tais formas disciplinadas permitem um respiro estético das paredes e texturas orgânicas.
Feitas através de peças de bronze ou de rocha vulcânica, as formas surgem como partículas flutuantes. A impressão original volta à tona: você está dentro do uísque enquanto ele é purificado.

A geometria traz equilibrio ao espaço | Foto cortesia de Wooton Designers
Além do apelo visual, a Wooton Designers concede mais um nível de sensorialidade ao projeto: uma fonte de água instalada dentro do bar é misturada com uísque. As moléculas voláteis da bebida liberam o perfume alcoólico a todo instante.

Fonte de água e uísque (cantor inferior direito) | Foto cortesia de Wooton Designers
O espaço entre mesas e assentos é reduzido. A altura do teto também. Como resultado, há um ambiente que convida o cliente a socializar não apenas com sua companhia, mas com todos os seus pares apaixonados por uísque.

Teto reduzido e paredes próximas fazem parte da identidade do local | Foto cortesia de Wooton Designers
E quase deixamos de destacar o uso inusitado da pedra vulcânica. Além de surgir em certos pontos do interior do bar, ela é destaque na área externa.
O material está presente nos ladrilhos da fachada e revestem a porta de bronze que, dado seu formato único, compõe uma imagem de mistério. Não por acaso, pois o bar consegue enfim seu merecido destaque.
Não há transeunte capaz de negar ao menos uma olhadela curiosa ao INNS Whiskey Bar.

Área externa (entrada) | Foto cortesia de Wooton Designers
O estabelecimento e seu projeto de Design de interiores foi premiado em 2020 pela Restaurant & Bar Design Awards na categoria para bares.
O INNS Whiskey Bar é mais um trabalho incrível da Wooton Designers. E, com absoluta certeza, um local interessante para os apaixonados por uísque. O bar, através de seu espaço único, faz jus ao significado gaélico da palavra “Whiskey”: a água da vida.
Se você quer conhecer mais lugares impressionantes na China, conheça o Mott 32 de Hong Kong. O restaurante une as tradições da culinária chinesa com a gastronomia moderna.
Referências
DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.
Veja também