Loading...
Design(ar): São Paulo

Muji – Loja japonesa com “produtos de qualidade sem marca”

A Muji é uma loja diferente que combina produtos de qualidade – artigos para casa, acessórios e alimentos –  sempre com um toque diferente.  Em 1980  Mujirushi Ryohin criou a rede varejista, que levou seu prenome. O diferencial da marca japonesa é o design.

O estilo diferenciado e design minimalista da Muji é definido como “sem frescuras”.

Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
Foto cortesia Muji.

A identidade da marca se baseia na seleção de materiais, nos processos  otimizados e na embalagem mínima.

Receba nossos posts em seu e-mail



    Seus produtos possuem uma gama de cores limitada e são exibidos em prateleiras com pacotes simples, exibindo apenas informações funcionais e preço.

    Goldrush ColorBox Inkpad paper source
    $7,95
    Escrivaninha AL13 boobam
    R$7.658,00
    Painel de Parede Degradê boobam
    R$978,66
    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Foto cortesia Muji.

    A simplicidade e qualidade são suas filosofias. “Acredito que ela seja uma espécie de antídoto para a sociedade de consumo”, afirma o CEO Massiki.

    A rede defende um novo estilo de vida, baseado na simplicidade e na beleza.  E Tanaka, o designer da empresa, transferiu essa ideologia para os produtos da rede.

    Criamos uma ‘não-marca’ em um mundo repleto de marcas”

    CEO da Muji.
    HISTÓRIA

    Mujirushi (significa sem marca), Ryōhin (significa produtos de qualidade) começou em 1980 como uma marca de produtos de supermercados chamada The Seiyu, Ltd.

    A partir dai a linha  foi desenvolvida para oferecer produtos baratos de boa qualidade. E comercializados com o slogan “Lower por um motivo”.
    Os produtos eram embrulhados em celofane claro, etiquetas de papel pardo simples e escrita vermelha. O que reduzia o desperdício.

    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Foto cortesia Muji.

    A gigantesca marca japonesa começou com apenas 40 produtos. Que variavam de papelaria, roupas, alimentos, utensílios de cozinha e até um automóvel.
    Já no final de 2000, a marca passou a vender mais de 7.000 produtos.

    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Loja MUJI – Singapura
    Foto Site 

    Os produtos aqui não são atribuídos a designers individuais.

    Embora a loja japonesa já tenha declarado que alguns de seus produtos têm  trabalho de designers famosos internacionais, ela não revela quem eles são.
    Porém alguns designers tornaram seu envolvimento público.

    Dentre eles os notáveis ​​são Naoto Fukasawa,  Jasper Morrison, James Irvine, Sam Hecht e Konstantin Grčić.

    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Designers Jasper Morison, Konstantin Grcic, Naota Fukasawa.
    Foto Cortesia site
    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Loja Muji – Boston
    Foto Site
    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Loja Muji – Boston
    Foto Site

    Assim como seus designers, normalmente eles também mantém suas fontes de fabricação privadas.
    Uma exceção notável é a colaboração com a Thonet, a mais antiga fabricante de móveis alemã.

    Em 2008, Muji e Thonet anunciaram sua cooperação para produzir duas linhas de móveis minimalistas.

    A primeira foi a cadeira de madeira curvada projetada por James Irvine em homenagem à icônica cadeira número 14 da Thonet.

    A segunda linha foram cadeiras tubulares de aço e mesas projetadas por Konstantin Grčić.

    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Loja Muji – Boston
    Foto Site

    Estamos presentes em mais de 30 países e a Muji empenha-se em mudar a atitude dos consumidores no mundo.”

    CEO.
    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Loja Muji – Boston
    Foto Site

    A famosa rede varejista preocupa-se genuinamente com as pessoas. E acredita que essa mensagem deva se espalhar pelo mundo.

    Seus produtos seguem uma estética limpa, ordenada. E pensada milimetricamente para transmitir simplicidade, pureza.  Por isso o predomínio do branco nas roupas, nos artefatos, na comida, até nos cosméticos.

    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Loja Muji – Boston
    Foto Site
    MUJI NO BRASIL
    Japan House – Avenida Paulista, 52 (piso térreo)
    Data: 19 de junho a 22 de julho
    Terç – Sáb  10h às 22h; dom e feriados  10h às 18h
    Entrada gratuita

    Muji, a queridinha japonesa desembarca pela primeira vez no Brasil .

    Em formato pop-up temporário, o espaço abriu suas portas na terça-feira (19/06), na Japan House de São Paulo, com uma seleção de objetos para casa, papelaria e outras surpresas.

    A loja ficará apenas um mês aberta mas já atraiu a atenção de centenas de paulistanos.

    E o que todo mundo quer saber? Os produtos (e os preços) que chegam aqui, claro!

    Abaixo você confere alguns dos itens que estão a venda no Brasil.
    Com certeza eles não possuem o preço baratíssimo do exterior, mas vale a pena conferir!

    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Caderno pautado A6 e A5  por R$ 9,00
    Foto: Divulgação/ MUJI
    Mini porta escova de dentes de porcelana por R$ 48
    Foto: Divulgação/ MUJI
    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Cuckoo Clock por R$ 880
    Foto: Divulgação/ MUJI
    Muji - Loja japonesa com "produtos de qualidade sem marca."
    Mala de viagem a partir de R$ 1.800
    Foto: Divulgação/ MUJI
    Quer ler mais  ?
    Arte com Café – Recoffe Design 
    Conheça agora a V, marca de jóias de Luisa Velludo.
    Referências:
    Muji (site)
    Muji PoP Up Brasil (site)
    Goldrush ColorBox Inkpad paper source
    $7,95
    Escrivaninha AL13 boobam
    R$7.658,00
    Painel de Parede Degradê boobam
    R$978,66
    Manuela

    Manuela Miranda

    Estudante de jornalismo, criadora do perfil Seja (@seja_20), no Instagram, apaixonada por moda e arquitetura. Manu sempre gostou de criar conteúdo, e como colaboradora do Dona Arquiteta, trouxe um lado mais jornalístico para os posts e pôde estar mais em contato com área que tanto gosta.

    Mais posts

    Comentários(0)

    Publique um Comentário