Loading...
Dicas para Passear: Roma

Parque da Música em Roma

Via Pietro de Coubertin, 30 – 00196 Roma, Itália.
+39 06 802411
Cortesia RPBW – Foto Aldo Ippoliti

O Parco della musica ou Parque da Música não se constitui apenas em mais um auditório para cidade de Roma, que durante décadas estava à espera de uma sala de concertos permanente para sediar apresentações da Accademia Nazionale di Santa Cecilia.

Cortesia RPBW – Foto Aldo Ippoliti

É uma “cidade” real para a música, com três salas de diferentes tamanhos e qualidades acústicas, inúmeras salas de ensaio e estúdios de gravação,salas de conferência e de aula.Um anfiteatro ao ar livre destaca o compromisso do complexo de ser um espaço verdadeiramente público para a cultura, trazendo de volta à vida o bairro Flaminio.

A aventura mais fascinante para um arquiteto é a construção de uma sala de concertos. Poderia ser ainda melhor, como para um fabricante de violinos fazer um violino. Mas (consideradas todas as diferenças que existem em tamanho e tempo) são atividades semelhantes. Em última instância o objetivo é sempre construir instrumentos que são feitos para tocar ou ouvir música. O som é o que governa. A câmara harmônica deve vibrar com as suas frequências e sua energia. Frequentemente me encontro na aventura de construir para a música: No Instituto de Paris de acústica e Pesquisa Musical com Pierre Boulez e Luciano Berio, ao Prometeo com Luigi Nono, a partir de Berlim Hall para a Potsdamer Platz, a partir do Lingotto di Torino Hall para a sala Niccolò Paganini em Parma, e agora o auditório romano. Em todos estes projetos, a música sempre foi o foco de minha atenção: trabalhar com acústica, trabalhando com músicos.

Renzo Piano
Foto cortesia RPBW 

Cada sala de concerto difere da outra em termos de dimensão e funções, mas todas são caracterizadas por uma extrema flexibilidade e versatilidade de espaço.

Receba nossos posts em seu e-mail



O espaço pode ser regulado e ajustado para a natureza de cada evento e o chão e o teto podem ser movidos para se ajustar às propriedades acústicas. Os interiores são inteiramente feitos de madeira de cerejeira. O auditório romano é, como já dissemos, uma cidade completa da música, com praça, lojas, bares e restaurantes.

Foto cortesia RPBW 

Locais culturais, assim como os musicais, têm a capacidade natural de enriquecer a textura urbana, parar a barbarização da cidade e devolver-lhe a extraordinária qualidade que sempre teve na história.
O Parco della Musica, e sua vegetação envolvem duas joias arquitetônicas, o Estádio Flaminio e o Palazzetto dello Sport (Palácio do Esporte) e termina no Viale Tiziano. Isto dá à cidade de Roma vinte hectares de parque habitado por música. Projeto de Renzo Piano Building Workshop.

Cortesia RPBW  – foto Moreno Maggi.

Quer saber mais de Roma? Então baixe o e-book.

Referências:
Renzo Piano Building Workshop, Grazie Emanuele Donadel e Stefania Canta
AuditoriumParco Della Musica

Claudia Vianna Birolini

O mercado da arquitetura, Clau conhece como a palma da mão (ou como a planta de um ambiente planejado) afinal, há 20 anos coordena a área de decoração do escritório do Roberto Migotto. Como mentora do Dona Arquiteta, trouxe toda sua experiência para tornar o site mais que uma fonte de conteúdo – e sim um material único, com a curadoria de quem já viu, desenhou, produziu e construiu de tudo na profissão.

Mais posts

Comentários(0)

Publique um Comentário