Santuário Budista Waterside

O santuário budista localizado em Tangshan, Hebei, China, foi projetado por Archstudio. Ele é voltado para meditação budista, para o pensamento e para a contemplação.
A implantação deste santuário budista foi escolhida estrategicamente entre a floresta e ao longo do rio. Seu principal objetivo foi conectar o prédio com a natureza.

O prédio foi aterrado para ficar mais escondido e mimetizado ao local parecendo praticamente uma extensão da terra.
Receba nossos posts em seu e-mail
“Um lugar com poder de percepção onde as árvores, água, Buda e humanos coexistem.” Zhao Jiang, Xiaoming Li

O projeto preservou as árvores ao longo do rio, deixando-as intactas.
A planta parece com ramos que se estendem sob a floresta. Cinco espaços separados e contínuos são criados dentro do prédio por dois eixos. Dentre esses eixos, um está indo de norte a sul e outro vai ao longo do rio.
Os cinco “ramos” representam cinco espaços com diferentes funções. São eles entrada, sala de meditação budista, sala de chá, sala de estar e banheiro.
Para as pessoas acessarem o prédio é necessário caminhar através das árvores.


O santuário budista fica em frente à água.
A luz natural e a sombra das árvores entram através da claraboia e acentuam a luz sobre a imagem de Buda.
A sala de chá se abre para o espelho d´agua repleto de flores de lótus.



Foi usado o concreto nas paredes e cobertura. Nas formas de concreto foram encaixadas tiras de pinheiro de 3 cm de espessura. Assim pedaços de madeira e texturas lineares ficaram impressos na superfície interior.
Essa textura deu um toque mais quente e acolhedor em contraponto a frieza do concreto. Os móveis embutidos foram feitos sob medida em madeira com fibra acinzentada, um pouco diferente do tom concreto das paredes.

O piso interno é revestido por finas lâminas de pedra que marcam e encaminham a paisagem natural para o interior.
Uma nata de cimento misturada com pedras brancas reveste o piso externo .
Isto transmite uma sensação distinta entre o piso interno e o externo através de texturas diferentes.


Foi dada preferência pelo uso de materias naturais. A madeira maciça foi usada em todas as portas e janelas.
A concepção dos espaços assim como as escolhas dos materiais teve como objetivo enfatizar as sensações, a percepção e estimular o homem a coexistir com a natureza.



Foto: Wang Ning, Jin Weiqi
referência
DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

Claudia Vianna Birolini
O mercado da arquitetura, Clau conhece como a palma da mão (ou como a planta de um ambiente planejado) afinal, há 20 anos coordena a área de decoração do escritório do Roberto Migotto. Como mentora do Dona Arquiteta, trouxe toda sua experiência para tornar o site mais que uma fonte de conteúdo – e sim um material único, com a curadoria de quem já viu, desenhou, produziu e construiu de tudo na profissão.
Veja também