Sem categoria

Hotéis em Salvador: nossa seleção de hotéis com ótimo design e conforto

Avalie esta matéria

Preparamos uma seleção de hotéis em Salvador que combinam design, conforto e cultura.

Este blogpost foi escrito por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

A capital baiana é uma cidade que mistura história, cultura e paisagens fora de série em cada canto. Do charme colonial do Centro Histórico às praias paradisíacas de Itapuã, cada bairro oferece uma experiência única — seja pela arquitetura, gastronomia tradicional ou vida noturna.

Neste guia, você encontrará os melhores bairros para explorar, descobrirá o que fazer em Salvador, sugestões de atividades imperdíveis e uma curadoria dos hotéis mais charmosos da cidade, cuidadosamente selecionados para tornar sua estadia inesquecível.

Talvez você também se interesse por:

PUBLICIDADE
FIM DA PUBLICIDADE

Descobrindo os melhores bairros e hotéis de Salvador

Pelourinho

A arquitetura do Pelourinho é um arquivo vivo da história colonial brasileira. | Foto: Get Your Guide (Reprodução)

O Pelourinho é a região mais conhecida do Centro Histórico de Salvador. É considerado o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e tombado pelo IPHAN. 

O Pelourinho possui uma infinidade de museus, monumentos, praças, equipamentos culturais, galerias, bares e restaurantes. Lá estão localizadas mais de 20 igrejas como a Catedral Basílica com seus 13 altares e a Igreja de São Francisco de Assis, construção barroca, uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Rio Vermelho

As praias do Rio Vermelho combinam com clima descontraído da vida boêmia. | Foto: Get Your Guide (Reprodução)

O Rio Vermelho é o bairro mais boêmio de Salvador. A região é ideal para quem quer boas opções de bares, boa gastronomia e o melhor da arte contemporânea da Bahia. O bairro tem uma orla com opções de bares muito interessantes e praias super agradáveis. A melhor opção na região é a Praia do Buracão, lá você pode tomar um banho de mar ao final da tarde e ver o pôr do sol.

Não há como deixar de fora as baianas de acarajé ao programar o que fazer em Salvador. O Acarajé da Dinha, no largo do Santana, é um dos mais famosos da cidade, fica bem localizado – na orla – com vários bares ao redor. Não deixe de passar na Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado, lugar onde o autor morou. Lá você poderá ver obras dele e Zélia Gatai, sua esposa, além do mobiliário original da casa.

PUBLICIDADE
FIM DA PUBLICIDADE

Barra

O pôr-do-sol do Farol da Barra é o mais famoso da cidade. | Foto: Get Your Guide (Reprodução)

A Barra é o bairro com maior infraestrutura turística de Salvador. A região abriga alguns dos maiores cartões postais da cidade, como o Farol da Barra, pôr-do-sol mais frequentado da capital baiana. Além disso, lá estão localizadas as praias urbanas mais famosas, como o Porto da Barra, ideal para banhos e fotos incríveis.

No bairro também está o Espaço Pierre Verger de Fotografia, lá você conhecerá toda Bahia a partir do olhar dos maiores fotógrafos baianos. O Espaço Carybé também vale a visita, a obra do artista é apresentada a partir de experiências interativas muito divertidas. Não deixe de visitar os restaurantes Carvão e Barravento.

Ondina

O bairro de Ondina oferece praias mais tranquilas. | Foto: Wikipédia (Reprodução)

Ondina é um bairro nobre da orla de Salvador. Ideal para quem busca tranquilidade, suas praias mais vazias são ótimas para relaxar. Caminhar na orla ao pôr-do-sol também é uma opção super recomendada. Além disso, é um ambiente residencial sofisticado, com excelentes opções de mercados, bares e restaurantes.

As praias da Sereia e de Ondina são as mais recomendadas para banho. O monumento As Meninas do Brasil também conhecido como “As Gordinhas” – fica próximo a um dos maiores campos da Universidade Federal da Bahia. O Planetário da UFBA fica aberto ao público alguns dias da semana e vale a visita.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Santo Antônio Além do Carmo

A Igreja do Santo Antônio Além do Carmo é um marco da arquitetura do bairro. | Foto: Get Your Guide

O Santo Antônio Além do Carmo também está localizado no Centro Histórico. Essa região une a vista para a Baía de Todos os Santos e o charme vintage dos casarões e construções geminadas em estilo colonial. Seu percurso pelo bairro pode começar com um café completo na Padoca do Carmo, restaurante charmoso e bem decorado. 

A Casa Boqueirão é uma loja-conceito colaborativa onde você pode conhecer nomes contemporâneos da arte, moda e design baianos. Para o almoço você pode escolher entre os restaurantes renomados Raiz, com frutos-do-mar como carro chefe, e o Oliveiras e serve o famoso “Gengibrinho” bebida típica que faz sucesso no Centro Histórico.

PUBLICIDADEFIM DA PUBLICIDADE

Vai fazer um giro no nordeste? Então leia este post! : Luxo no Nordeste: conheça os melhores hotéis no nordeste

Corredor da Vitória

O Corredor da Vitória impressiona pela arquitetura de seus museus. | Foto: Get Your Guide

O Corredor da Vitória é uma região que existe desde a fundação do Brasil. A região é predominantemente residencial, mas abriga também alguns dos maiores museus da capital baiana. Ao caminhar pelas ruas com suas árvores centenárias você pode visitar o Palacete das Artes. Além da Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., no Jardim do museu estão quatro esculturas de bronze de Auguste Rodin.

Na região também está o Museu Carlos Costa Pinto, com um acervo preservado da alta sociedade dos século XVIII e XIX. O Museu de Arte Baiana (MAB) é o mais antigo do estado e possui uma escadaria original em jacarandá. Os amantes de arquitetura ficarão encantados com a região. Não deixe de tomar um café da tarde no Caffeetown Salvador.

PUBLICIDADEFIM DA PUBLICIDADE

Itapuã

Colônia de Pescadores da Praia de Itapuã. | Foto: Carol Garcia / AGECOM

Itapuã é o bairro de Salvador ideal para quem procura cultura popular e belezas naturais. Foi batizado com um nome indígena, de origem Tupi, que significa Ponta da Pedra. A Praia de Itapuã é praticamente uma lagoa natural e compete com o Porto da Barra pelo posto de melhor praia de Salvador.

As baianas de acarajé estão presentes em cada esquina do bairro. Suas areias finas e claras e coqueiros te convidam a uma tarde de descanso e contemplação. O Farol de Itapuã é parada obrigatória para fotos. A Capela de São Francisco é uma das mais antigas da Bahia e vale a visita.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Hotéis em Salvador

Fera Palace Hotel – Centro Histórico

A decoração do Fera Palace Hotel combina elementos art déco com sofisticação. | Foto: Booking (Reprodução)

O Fera Palace Hotel fica localizado na Rua Chile, primeira rua do Brasil. Fundado em 1934, sua arquitetura art déco inaugura no país essa estética. A construção passou por uma importante restauração, comandado pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl. Foi um processo cuidadoso que recuperou detalhes arquitetônicos originais a partir de técnicas tradicionais. 

Além da incrível atenção aos detalhes arquitetônicos, o Fera é um dos hotéis em Salvador que se destacam pelo terraço com vista para a deslumbrante Baía de Todos os Santos. O ambiente é uma perfeita mescla de linhas e detalhes da art déco com materiais tipicamente baianos como o coco e o linho. O prestigiado restaurante Omí tem conceito marítimo e tem como carro-chefe frutos-do-mar e pescados da Baía de Todos os Santos.

Endereço: Rua Chile 20 – Centro Histórico
Preços: A partir de US$ 282* [diária, casal]
Acessibilidade: Possui instalações para pessoas com deficiência.
Por aqui você consegue fazer reservas no Fera Hotel com facilidade e descontos (via Booking)

Zank by Toque – Rio Vermelho

A decoração do Zanque by Toque transita bem entre o retrô e o moderno. | Foto: Booking (Reprodução)

O Zank by Toque é uma opção de hotéis em Salvador para quem quer aproveitar o melhor da vida noturna da cidade. Ele fica localizado no Rio Vermelho, bairro mais boêmio da capital baiana. Seus dezesseis apartamentos, que ficam distribuídos entre um casarão colonial restaurado e seu anexo de arquitetura contemporânea. O projeto de arquitetura é de Marlem Vilela.

Cada detalhe do design de interiores foi responsabilidade da família Bulgarelli. O mobiliário privilegia design contemporâneos brasileiros. No terraço, destaque para a vista para o mar, a piscina e a banheira de hidromassagem. O hotel também conta com uma sauna, sala de massagem e serviços de bem-estar exclusivos.

Endereço: Rua Almirante Barroso, 161, Rio Vermelho
Preços: A partir de US$ 147* [diária, casal]
Acessibilidade: Possui instalações para pessoas com deficiência.
Por aqui você consegue reservar seu quarto no Zank em pouquíssimos cliques (via Booking)

Fasano Salvador – Centro Histórico

Um dos destaques do Fasano Salvador é a piscina do terraço. | Foto: Booking (Reprodução)

O hotel Fasano Salvador fica localizado na histórica Praça Castro Alves. Foi eleito pela revista Time como um dos 100 lugares mais incríveis do mundo. O hotel está instalado no histórico prédio que foi sede do jornal A Tarde. Seu projeto de restauração durou anos e contou com investimento milionário, parceria do grupo Fasano e a Prima Investimentos. Um de seus destaques é a piscina do terraço, onde é possível assistir a um dos mais lindos pores do sol da Bahia.   

A arquitetura é art déco, assinada pelo renomado arquiteto Isay Weinfeld. A restauração privilegiou a recuperação do máximo de elementos originais. A logo original do jornal se mantém na fachada, seguida pelo lobby com atmosfera vintage italiana. Weinfeld mesclou perfeitamente a estética clássica e sofisticada com toques de baianidade. Esse segundo elemento está bastante presente na decoração do premiado Restaurante Fasano, aberto também para o público externo.

Endereço: Praça Castro Alves, n°5
Preços: A partir de US$ 394* [diária, casal]
Acessibilidade: Possui instalações para pessoas com deficiência.
Aqui você consegue reservar sua hospedagem rapidinho e com descontos (via Booking).

Aram Yamí Hotel Boutique

O terraço do Aram Yamí tem vista privilegiada da Baía de Todos os Santos. | Foto: Booking (Reprodução)

O Aram Yamí é um hotel boutique de Salvador que fica em Santo Antônio Além do Carmo, um dos bairros mais charmosos. Está em um casarão do século XIX, com apenas 6 suítes. A construção foi restaurada por um casal de Barcelona. O hotel mescla bem o estilo colonial com elementos contemporâneos

Seu design de interiores privilegia cores vivas que harmonizam perfeitamente com a cidade. Um elemento marcante na sua decoração são os objetos de arte, de inspiração budista, em tons de dourado. As experiências exclusivas de bem-estar vão desde massagens com ingredientes vindos da Amazônia, até pacotes mais românticos. 

Endereço: Direita de Santo Antônio, 132, Santo Antônio
Preços: A partir de US$ 189* [diária, casal]
Acessibilidade:
Você pode fazer a reserva da sua suíte no Aram Yamí diretamente por este link (via Booking).

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Gostou da nossa seleção de hotéis em Salvador?

Neste post conhecemos os melhores bairros da capital baiana, além de uma curadoria apurada dos melhores hotéis de Salvador. Dos bairros históricos aos mais modernos, há sempre algo especial esperando por você em Salvador. 

Hospedar-se em um dos hotéis em Salvador recomendados neste guia é a garantia de aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer, com conforto, charme e uma pitada de baianidade. Planeje sua viagem e prepare-se para viver momentos inesquecíveis na capital baiana. Não deixe de conferir outros destinos pelo Brasil sob o olhar da Dona Aquiteta!

Leia mais: 

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Sarah Borges

Postagens recentes

Pousada Jeribá: luxo, tranquilidade e natureza em Jericoacoara

Conheça aquela que consideramos a melhor entre as pousadas de Jericoacoara Nota da edição: um…

23 horas atrás

Instituto Ricardo Brennand de Recife: uma das maiores coleções do Brasil

Venha conferir tudo o que o Dona Arquiteta pensa sobre o Castelo Brennand Este blogpost foi…

5 dias atrás

Argentina no verão: uma seção de dicas para aproveitar passeios menos conhecidos do país

Apesar de ser um destino mais conhecido pelos passeios de inverno, a Argentina no verão…

1 semana atrás

Guia alternativo de compras em Miami

Venha conhecer as melhores dicas para você fazer compras em Miami Este blogpost foi escrito inteiramente…

1 semana atrás

Cidades românticas em Minas Gerais: 5 destinos para curtir a dois

Planejar uma viagem romântica pode ser um desafio, especialmente para casais que compartilham uma paixão…

2 semanas atrás

Os melhores Hostels em Lisboa

Confira as melhores recomendações para você conhecer os hostels em Lisboa Este blogpost foi escrito inteiramente…

2 semanas atrás