Ásia

Ásia

Está planejando uma viagem pela Ásia? Aqui selecionamos destinos, hotéis e passeios incríveis nos países desta região.

150 Matérias Publicadas
Navegue por Destinos

Onde visitar na Ásia

 

A cultura asiática engloba um volume simplesmente inacreditável de costumes e tradições em diversos aspectos da arte, arquitetura, música, literatura, filosofia e estilo de vida, culinária, religião. Praticados e mantidos por tantos grupos étnicos há milhares de anos, muitos conceitos criados na Ásia se tornaram populares ao redor do mundo – e muitos profissionais das artes nascidos na região e suas criações se tornaram mundialmente famosos. Desvendar esse continente e seus segredos, tanto ancestrais quanto modernos, é uma tarefa prazerosa para hoje e para sempre.

O continente asiático desperta a curiosidade e a paixão de muitos estrangeiros, e principalmente dos ocidentais, devido a sua localização e encontrar-se do outro lado do mundo. Justamente por estar do outro lado da linha do Equador, a cultura oriental mostra-se excêntrica aos olhos de um ocidental, pela sua cultura, culinária, tradições, costumes, fisionomia e, principalmente, pelo dialeto da região. Diferente do que muitos pensam, o continente asiático não gira em torno apenas de japoneses, chineses, coreanos, e etnias que utilizem da caligrafia de símbolos (como por exemplo o shodō e shūfǎ).

O continente também abrange a Rússia, que é mais europeia do que asiática, mas encontra-se no território asiático, além do Oriente Médio. Como muitos podem pensar, o Oriente Médio não é um continente, e sim uma das seis regiões geográficas de divisão da Ásia. Ainda no continente tem a região da Ásia meridional (sul da Ásia), Ásia oriental, Ásia central, Ásia setentrional (norte da Ásia) e sudeste asiático.

O Oriente Médio, berço das primeiras civilizações e das grandes religiões hoje (como cristianismo, judaísmo e islamismo) está localizado no sudoeste da Ásia, é a região dos maiores conflitos políticos e religiosos do mundo. A região é marcada pelas guerras internas entre mulçumanos e judeus, e entre mulçumanos sunitas e xiitas, mas apesar de todas as guerras é um ambiente histórico e com grandes atrações espalhadas nos países, como por exemplo, Jerusalém, Meca, Dubai. A Ásia meridional é a região com mais habitantes do mundo, pois conta com os países da índia, Bangladesh e Paquistão. O território é uma área com muitas instabilidades sociais e econômicas, devido à má distribuição de renda, e por isso é a região que mais sofre com desigualdades. Ainda, a Ásia meridional é atingida pelas monções, que deixa o terreno muito seco no inverno e muito úmido no verão, causa de diversas enchentes.

O território também conta com a cordilheira do Himalaia e o pico do Everest. Taj Mahal, assim como e as Maldivas. A Ásia oriental conta com países de grande semelhança cultural, como Japão, China, Coréia do sul, do norte, Taiwan, entre outros.

Dito isso, é considerada a região mais rica de todo o continente asiático, devido à grande potência, o Japão. É um território de muita atividade tectônica e, portanto, com novas formações montanhosas, atividades vulcânicas e terremotos, principalmente no país japonês. É uma região que chama atenção dos turistas devido as grandes diferenças culturais de comportamento e costumes, culinária, religião e arquitetura, além da alta tecnologia e desenvolvimento que os países têm. Lá, é possível visitar a Muralha da China e o Monte Fuji, por exemplo. Já a Ásia central é uma região que se assemelha mais ao Oriente Médio, pela religião mulçumana predominar nos países presentes desta região.

Por estar localizada no centro do continente, não possui ligação com nenhum oceano, o que condiciona a limitação de exportações do país e resulta como sendo a região mais pobre da Ásia. Problemas políticos, econômicos e culturais a torna mais isolada do mundo, porém lindas paisagens encontram-se nestes países, como o monumento e mirante Bayterek em Cazaquistão, a mesquita de Kipchak em Turcomenistão, Torre da Donzela em Azerbaijão, entre outros. A Ásia setentrional têm países como a Rússia, com uma vasta extensão desabitada devido ao clima extremamente frio. Em Moscou, tem a Praça Vermelha mundialmente conhecida, o Kremlin, a Catedral de São Basílio. Por outro lado, tem a Mongólia, que passa quase despercebida no globo por não ter relevância econômica, mas não deixa de ter atrações lindas como o Mosteiro de Gandantegchinlen, o parque nacional Gorkhi Terelj entre outras. Ambos os lugares valem a pena visitar.

Por fim, o sudeste asiático conta muitas ilhas, formando uma área de grande arquipélago. Filipinas, Tailândia, Indonésia, Cingapura e Vietnã são alguns dos países da região. Apesar de ser um local de grandes diferenças socioeconômicas, alguns países chamam a maior atenção de muitos turistas pelas suas belas paisagens e contextos históricos. A Tailândia, por exemplo, é convidativa por suas praias paradisíacas e por elementos exóticos, como alimentos e natureza assim como seus templos e castelos antigos. Portanto, a cultura asiática não gira em torno apenas das pessoas de olhos puxados, e também não são todos iguais. É importante ressaltar que o continente possui uma diversidade única na extensão do território. Cada região possui seus costumes, muitos influenciados pelo relevo e outros pela formação étnica. O maior continente de extensão do mundo, com 43.810.582 km² e 49 países, possui a maior porção de habitantes dentre todos os continentes, ocupando 58% da população mundial. A Ásia é um grande caldeirão de grupos étnicos espalhados em seu território, contanto com budistas, mulçumanos e cristãos, principalmente. Inúmeras culturas, costumes e dialetos bem diferentes entre si nascem dentro desse incrível território.

 

Scroll to Top