Viagem a Tokyo? Veja nossas dicas para planejar sua ida à metrópole futurista
Tóquio

Viagem a Tokyo? Veja nossas dicas para planejar sua ida à metrópole futurista

Escrito por Claudia Vianna Birolini | Publicado em:
Avalie esta matéria

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Programando sua viagem a Tokyo?

Veja nossas dicas para aproveitar ao máximo a vibrante e futurista capital japonesa!

Tokyo é um destino que mescla tradição milenar com inovação tecnológica, oferecendo experiências únicas a cada esquina. Prepare-se para se encantar com a rica cultura, os templos históricos, os arranha-céus modernos e a culinária inigualável.

Neste post, compartilhamos dicas práticas e sugestões de roteiro para você explorar ao máximo os bairros icônicos, descobrir as melhores atrações e viver o que Tokyo tem de melhor a oferecer. Vamos embarcar juntos nessa aventura?

PUBLICIDADEviagem a Tokyo FIM DA PUBLICIDADE

Quando ir para Tóquio

viagem a Tokyo, detalhe das cerejeiras, sakuras
Foto Galen Crout (reprodução)

Para aproveitar ao máximo sua viagem a Tokyo, evite viajar durante os feriados prolongados do Japão, como a Semana de Ouro, que ocorre entre o final de abril e início de maio, e o Obon, no meio de agosto.

Durante estes feríados tudo fica ainda amais lotado.

Tenha em mente que maio e setembro são períodos de calor intenso e a temporada de chuvas vai do início de junho até meados de julho. Tufões podem ocorrer de maio a outubro, com maior frequência entre julho e setembro. As melhores épocas para visitar Tokyo e o Japão são a primavera, com suas belas cerejeiras em flor, e o outono, quando as folhas ganham tons vibrantes.

PUBLICIDADE Booking.com FIM DA PUBLICIDADE

Transporte em Tokyo

viagem a tokyo, trem rápido parado na estação
Foto: Fikri Rasyid (reprodução)

No Japão é muito usual o transporte ferroviário, mas é fundamental que fique atento aos horários, pois os trens são bem pontuais e o trem / metrô que passa na mesma plataforma não vai para o mesmo lugar. As linhas locais param em todas as estações, mas as linhas Express ou Rapid Express não. Portanto, verifique a plataforma e o horário do trem antes de embarcar.

Vale a pena baixar alguns aplicativos, o Tokyo Metro Subway Map é um mapa interativo abrangente do metrô de Tokyo, junto com um planejador de rotas prático para facilitar a locomoção pela cidade. O mapa inclui todas as linhas do Tokyo Metro, as linhas Toei e a linha JR Yamanote e funciona offline para garantir acesso mesmo sem conexão à internet.

Atenção os metrôs não são 24 horas eles param de funcionar entre 23hs e 1h30 da manhã.

Outro aplicativo interessante é o Japan Transit Planner onde você pode planejar a melhor rota e como fazer conexões de trem ou avião pelo Japão. O aplicativo facilita a busca de rotas, tarifas e tempo de viagem: basta inserir a estação de partida e a estação de destino. E temos ainda o bom e velho Google Maps.

Pasmo e Suica são os principais cartões de transporte para uma viagem por Tokyo. Além de serem recarregáveis e práticos para viajar de trem e ônibus, também podem ser usados para pagamentos em lojas e restaurantes selecionados.

PUBLICIDADE Booking.com FIM DA PUBLICIDADE

Internet em Tokyo

Tenha em mãos um cartão SIM com internet para facilitar sua locomoção e navegação pela cidade. Clique aqui e adquira o seu.

Conectividade imediata: Assim que você chegar, escaneie seu código QR e mergulhe no fluxo digital do Japão. Opções de dados sob medida: Você pode escolher entre planos que atendem tanto ao viajante minimalista quanto ao faminto por dados. Amplo acesso à rede: Beneficie-se de uma ampla cobertura, que vai das alturas do Monte Fuji até a costa de Okinawa.

Tax free


O serviço de isenção de impostos para turistas internacionais está disponível em várias lojas e pontos de venda no Japão. Ele permite que você economize o imposto de consumo de 10%, desde que gaste pelo menos ¥ 5.500 (incluindo impostos) na mesma loja no mesmo dia. O serviço é exclusivo para turistas estrangeiros que estejam no país há menos de seis meses.

Etiqueta

bairro das gueixas. viagem a tokyo, gueixas de costa , quimono verde florido e branco e preto florido de branco
Foto Ozgu Ozden (reprodução)


O Japão tem uma série de costumes sociais típicos e maneiras distintas de expressar respeito. No dia a dia, os japoneses geralmente evitam contato físico excessivo, como beijos, abraços e apertos de mão, tanto como forma de cumprimento quanto como manifestação pública de afeto.

É sempre bom ficar de olho no comportamento ao seu entorno para evitar gafes.

PUBLICIDADEviagem a TokyoFIM DA PUBLICIDADE

Os japoneses costumam fazer reverências como forma de saudação. Um simples aceno ou uma leve inclinação ao cumprimentar ou entrar em um estabelecimento já é um gesto apreciado.

Palavras básicas:

  • arigato gozaimasu como agradecimento mais direto;
  • Ohayō gozaimasu: bom dia (até +- 11 horas);
  • Konnichiwa: olá I bom dia I boa tarde;
  • Konbanwa: boa noite (quando estiver chegando em um lugar).

Existem outros comportamentos que já são consideradas de má educação no Brasil, porém soam escandalosas em uma viagem a Tokyo. Entre elas estão:

  • Não furar filas
  • Evitar comer ou beber nos trens.
  • Evite comer enquanto anda por ruas movimentadas.
  • Não fale ao telefone nos trens.
  • Se você fuma, procure áreas designadas para fumantes, proibido fumar em ambientes fechados e em locais públicos.
  • Nas escadas rolantes, fique do lado esquerdo (o lado direito é quem quer passar “caminhar”)
PUBLICIDADEviagem a TokyoFIM DA PUBLICIDADE

Gueixas

viagem a tokyo, gueixa no parque
Foto Nick Wood (reprodução)

As gueixas são artistas do entretenimento, cantam, recitam poesia, tocam e jogam. Elas não são prostitutas e não devem ser tocadas em hipótese alguma.

Embora o local mais tradicional para encontrá-la seja em Quioto, em Tokyo também têm os bairros das gueixas. Os principais bairros são Asakusa, Mukojima, Hachioji, Shinbashi, Yoshicho e Kagurazaka. Nesses locais, você pode encontrar as casas onde as gueixas treinam, além de casas de chá e restaurantes onde atendem seus clientes.

Andando pelas ruas, é possível vê-las indo para seus compromissos. Não deixe de visitar a Kannonura Street, em Asakusa, as vielas de Kagurazaka, e a Kenban-dori, em Mukojima.

Quer adquirir seu quimono em Tokyo? Então não deixe de ler este post com 6 endereços de lojas das tradicionais aos mais modernos e descolados.

PUBLICIDADE Booking.com FIM DA PUBLICIDADE

Onde ficar em uma viagem por Tokyo

No site temos alguns posts com sugestões bacanas de hotéis, o legal é que no Japão é possível achar hotéis com design e preço acessível.

Para aqueles viajam em família eu indico o Trunk hotel, o conceito dele é baseado em 5 pilares (meio ambiente, local, diversidade, saúde e cultura). O K5 Tokyo Hotel, faz uma conexão perfeita entre o lado tradicional e o moderno da cidade, tem uma msitura escandinava e oriental, muito lindo. Temos ainda o Capitol Hotel Tokyu assinado por Kengo Kuma.

Para os mais tradicionais tem o Palace hotel Tokyo, para aqueles que adoram viver em cenários de filmes tem o Park Hyatt Tokyo, onde foi filmado Encontros e desencontros, de Sophia Copolla. E para os descolados o The Tokyo EDITION.

No nosso site dá pra navegar em muitas dicas para enriquecer sua viagem a Tokyo.

Passeios imperdíveis em uma viagem por Tokyo

viagem a tokyo, sakura ou cerejeitas em destaque
Foto Manuel Cosentino (reprodução)

Não deixe de desfrutar das inúmeras atrações de Tokyo, temos sugestões desde as mais tradicionais aos passeios contemporâneos associados ao design.

No Parque Inokashira Onshi, um dos maiores parques de Tokyo com um vasto espaço, incluindo um lago, jardim zoológico, etc. Aqui é onde é possível contemplar as famosas flores de cerejeira, Sakura, na primavera.

Ainda nos passeios tradicionais de uma viagem à Tokyo, temos o curioso Templo Tsukiji Honganji, é um templo Budista Jodo Shinshu com uma aparência única, pois o salão principal do templo foi construído com um motivo de arquitetura indiana antiga. O Santuário Nezu não pode ficar de fora.

Já para aqueles que querem ver algo mais contemporâneo não deixe de visitar o Estádio Nacional do Japão, projetado por Kengo Kuma & Associates , Taisei Corporation e Azusa Sekkei Corporation ou então o Museu Yayoi Kusamasabe aquela artista japonesa que faz tudo com bolinhas? É um museu dedicado a própria!

viagem a tokyo, portais vermelhos do tempo nezu
Foto Daryan Shamkhali (reprodução).
Powered by GetYourGuide

Onde comer em sua viagem para Tokyo

viagem a tokyo, entrada restuarante com bicicleta.
Foto Kentaro Toma (reprodução)

Na sua viagem a Tokyo você estará em um verdadeiro paraíso gastronômico. É possível encontrar desde sushis preparados por chefs renomados, até iguarias ocidentais reinventadas ao estilo japonês.

Tokyoabriga uma das maiores concentrações de restaurantes premiados com estrelas Michelin, mas também é conhecida por seus acolhedores izakayas e barracas de rua, oferecendo uma experiência que vai do luxo à simplicidade. Seja qual for o seu gosto, a diversidade e a qualidade dos pratos servidos nesta metrópole surpreendem e encantam, fazendo de cada refeição uma jornada única pelos sabores do Japão.

Aqui vão algumas dicas, o Takazawa é um restaurante pequeno onde o chef é o astro central. Em seu balcão, serve iguarías culinárias que transitam entre a culinária francesa e japonesa.

O Sazenka é um restaurante chinês em uma casa histórica, que já foi a residência de um embaixador e foi remodelada pelo Studio Crow.

Localizado no distrito Roppongi em Tokyo, o restaurante Nikunotoriko promete uma experiência que irá além do paladar. Um exemplo perfeito disso seria desfrutar de um churrasco com amigos sob o céu azul cercado pela natureza enquanto bebem uma cerveja gelada em um dia de verão.

PUBLICIDADEviagem a TokyoFIM DA PUBLICIDADE

Guia de compras

Tokyo é um paraíso para os amantes das compras, oferecendo uma gama de experiências que variam entre os bairros icônicos de Shibuya e Ginza, até as ruas tradicionais de Asakusa. Para você, assim como eu , que gosta de comprar coisas diferentes como lembranças de viagem indico aqui alguns locais, confira.

REFERÊNCIAS

Foto destacada David Edelstein
Japan Travel
Panorama de viagem
Chubb
Oyster

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top