Dicas de Restaurantes

Restaurante Moza’be: sabores e tradições em Oaxaca de Juárez

Avalie esta matéria

Restaurante Moza’be
Endereço: Calle las Rosas, nº 208 — Oaxaca de Juárez — México.
Perfil do instagram: @mozabeoaxaca
Horários: de domingo à segunda, das 08:30hs às 18h

O restaurante Moza’be foi recentemente inaugurado em uma cidade que é símbolo da cultura mexicana. Respeitando suas origens, faz questão de priorizar ingredientes frescos, locais e preparações tradicionais. Mas o faz com toques de modernidade, tanto na cozinha, quanto no design de seus espaços.

Restaurante Moza’be | Fotografia de Espacio 18 Arquitectura (divulgação)

O RESTAURANTE MOZA’BE DE OAXACA DE JUÁREZ

A cidade de Oaxaca de Juárez, capital do Estado de Oaxaca no México, se tornou um dos polos gastronômicos a nível internacional. E um dos destinos obrigatórios para quem quer conhecer, a fundo, a culinária tradicional mexicana. Desde 2008, é considerado patrimônio histórico imaterial da humanidade (pela UNESCO).

Seu centro histórico é cercado de grandes estruturas, casarões e lojas com traços do período colonial de Oaxaca. Essa riqueza cultural é resgatada e polida no restaurante Moza’be, instalado no bairro Reforma — tanto através da gastronomia, quanto da arquitetura.

O restaurante conta com projeto arquitetônico que contempla a herança cultural da estrutura | Fotografia do restaurante Moza’be (divulgação)

O restaurante está localizado no que em outros tempos foi uma fábrica de tintas. A estrutura original foi preservada e ressaltada em diversos pontos. Esta memória do passado de Oaxaca vai de encontro ao cardápio do restaurante. Aqui os alimentos são trabalhados a partir de suas origens e obtidos na própria região.

“Nosso cardápio tem como base as memórias sensoriais gastronômicas, sempre respeitando as raízes de cada um. Nós envolvemos os produtores locais, para enriquecer e respeitar a sazonalidade e versatilidade de cada ingrediente.”

Equipe Moza’be
O Moza’be é um restaurante de gastronomia mexicana que respeita suas origens e oferece refeições saudáveis | Fotografia do Restaurante Moza’be (divulgação)

O frescor dos alimentos é uma das qualidades enaltecidas no cardápio que é coordenado por Itzel Sánchez (Chef executiva) e Clara Agudo (Chef operacional). O minimalismo, enquanto conceito, é traduzido no restaurante Moza’be através de suas preparações.

O Maza’be é o restaurante perfeito para momentos informais. Seu amplo jardim (centro do espaço), corredores e ambientes arejados se fundem à uma decoração que incentiva boas conversa entre amigos. Uma experiência que acontece tanto para almoços quanto para cafés da manhã.

Espaços amplos e bem arejados para atendimentos dos clientes | Spacio 18 Arquitectura (divulgação)

GASTRONOMIA MEXICANA E CONTEMPORÂNEA NO RESTAURANTE MOZA’BE

A equipe do restaurante Moza’be optou por ingredientes frescos, fuga dos industrializados e pesquisa de sabores locais. Como consequência, o cardápio segue em direção à uma culinária saudável e leve — e, nem por isso, menos surpreendente.

É o caso, por exemplo, do Esquite servido na casa. O Esquite é tradicional de Oaxaca, e variante do tradicional milho cozido servido por vendedores ambulantes. No caso do Moza’be, o Esquite é servido com gafanhotos (ingrediente comum da região) e o Chintextle (uma pasta feita a partir de feijão, pimenta Pasilla defumada e alho).

Os principais pratos servidos são o Mole Oaxaquenho (molho ícone da região), Enchiladas recheadas com frango e pescados do mesmo dia. Os ingredientes vêm de produtores locais da zona do istmo, da costa de Oaxaca e dos vales centrais.

Uma das reinterpretações da culinária local é o Enrolado de cacto Nopal. É assado e recheado com cogumelos, grãos de milho, queijo de cabra e bacon crocante.

Enrolado de Cacto Nopal | Fotografia do Restaurante Moza’be (divulgação)
Sopa Asteca: Caldo de pimentão Guajillo, acompanhado de tiras de tortilla, queijo fresco, abacate e torresmo. | Fotografia do restaurante Moza’be (divulgação)

Cortes bovinos e outros preparos internacionais também são encontrados no cardápio, porém com reinterpretações baseadas na identidade do Moza’be. O restaurante serve o tradicional New York Strip (um corte de carne bovina que lembra o nosso contrafilé), acompanhado de purê de batatas e legumes salteados.

New York Strip | Fotografia do Restaurante Moza’be (divulgação)

Peru orgânico servido com Mole Manchamanteles, frutas e polenta | Fotografia do restaurante Moza’be (divulgação)

Entre as sobremesas servidas no restaurante, é possível encontrar o tradicional Gaznate mexicano, recheado com creme de anis e servido com sorvete de Pitaya e rapadura. E o restaurante surpreende com sua variedade de coquetéis.

No menu, são servidos coquetéis clássicos e autorais. Entre os autorais é possível encontrar o Moza’be (Gin, Xarope de amora e prosseco) e o Smile (suco de abacaxi, limão, cordial de amora com tomilho, Orgeath e rum)

Gaznate recheado com creme de anis | Fotografia do restaurante Moza’be (divulgação)
Galeria: São servidos desde drinks clássicos como Martini até coquetéis autorais | Fotografia do restaurante Moza’be (divulgação)

ARQUITETURA HISTÓRICA DO RESTAURANTE MOZA’BE

O cardápio não é o único atributo presente no restaurante Moza’be que é trabalhado para resgatar origens históricas. Para apresentar uma interpretação atual de sabores tão tradicionais e respeitados, o restaurante foi inaugurado em uma instalação histórica.

Trata-se de uma antiga fábrica de tintas no bairro Reforma. A intervenção tira proveito dos espaços pré-existentes e os aprimora, criando outros espaços. O projeto foi realizado pelo estúdio de arquitetura Espacio 18, com sede em Oaxaca. O Estúdio já é conhecido por ter projetos residenciais premiados.

A antiga estrutura da fábrica dispunha de um grande espaço de área livre. O centro era o grande pátio. O novo projeto respeitou e valorizou tal disposição, que é traço da arquitetura colonial da região.

A partir do grande pátio se estendem diversos corredores, que providenciam fluidez de movimento das pessoas e circulação de ar. A presença de espaços abertos mantém ventilação cruzada durante todo o ano. Uma característica que confere sustentabilidade ao restaurante Moza’be.

A Grande Oliveira, centenária, é marca do restaurante | Fotografia de Espacio 18 Arquitectura (divulgação)

Parte da antiga fábrica, há uma oliveira centenária. A planta não apenas foi preservada como influenciou diretamente no projeto. Um telhado de aço foi erguido sobre ela. Chapas metálicas, suspensas, geram proteção e acabamento visual ao se estender até a rua.

Entre os materiais, há o uso de tintas de terra com cal, utilização de aço nas estruturas, concreto polido no interior e aplicações de argila na área externa. Ao invés de plantas de difícil manutenção e constante irrigação, optou-se por plantio de cacos da região. Rochas encontradas no próprio local foram utilizadas para produzir bancos.

O uso de cactos auxilia na manutenção do espaço | Fotografia de Spacio 18 Architectura (divulgação)

O projeto respeita a antiga estrutura, valorizando seu legado cultural através da arquitetura. Dessa forma, o estúdio Espacio 18 responde a demanda de desenvolver um ambiente que corresponda a proposta gastronômica do restaurante Moza’be.

O design que mescla tradições mexicanas e modernidade se estende em vários espaços | Fotografia de Espacio 18 Architectura

OAXACA DE JUÁREZ

Ao planejar uma viagem para o México, em busca da experiência cultural, o Estado de Oaxaca acaba sendo destino obrigatório. O principal motivo é de que a região — principalmente sua capital, Oaxaca de Juárez — ainda preserva muito de suas tradições.

Tradições indígenas sobrevivem ao tempo e se manifestam nas ruas através das pessoas, do vestuário, da comida de rua e na música. Oaxaca é o Estado mexicano onde você encontra maior número de grupos étnicos, o que se traduz em mais línguas faladas e mais tradições compartilhadas.

Basílica de Nossa Senhora da Solitude | Fotografia de banco de imagens

Há diversas atrações para se visitar em Oaxaca de Juárez. Uma grande parte dela você encontra no centro histórico da cidade. Mas além dele, há diversas atrações naturais, culturais e gastronômicas. Desde visita à uma catedral histórica até a formação natural de uma piscina de borda infinita.

Separamos dois passeios interessantes, com guias de nossa parceira Get Your Guide, que você pode realizar ao visitar Oaxaca de Juárez:

  • Aula de culinária tradicional: com duração de quase 6 horas, você pode ter a experiência de aprender um pouco sobre a gastronomia local, aprender a preparar pratos locais e a comprar ingredientes de Oaxaca. A aula inclui uma visita ao principal mercado tradicional da cidade.
  • Excursão pelos sítios arqueológicos de Oaxaca: a cidade de Oaxaca de Juarez abriga um dos vestígios mais antigos de um povo pré-hispânico, os Zapotecas. Este passeio guiado leva você até seus templos, oferece aulas sobre a história das cerâmicas da cidade de Coyotepec e várias outras atrações. Dura um dia inteiro.
Suken Patio, no Monte Alban | Fotografia de banco de imagens

ONDE DORMIR EM JUAREZ DE OAXACA: GRANA B&B

O Grana B&B é um hotel instalado dentro do que já foi uma mansão tradicional do século XVIII. Seus interiores são resultados de um minucioso resgate de tradições de Oaxaca. Além do patrimônio da própria estrutura em si, a herança cultural é cultivada através de diversos trabalhos de artesãos e produtores locais.

O hotel combina a cultura de Oaxaca, antiga e preservada, com arte e design bem contemporâneos. São 15 quartos decorados com móveis elegantes em um ambiente projetado para entregar uma experiência cultural.

Comodidades: Café da manhã | Pet Friendly
Preços de estadia: a partir de US$ 179* (pernoite)
Endereço: Labastida 118, Ruta Independência. Centro histórico — Oaxaca de Juárez, México
Telefone: +52 951 166 0026
Reservas: clique aqui para reservar um quarto.

Quer reservar seu quarto no Grana B&B?

Caso queira reservar seu quarto no hotel, clique aqui.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.

Postagens recentes

3 dicas de onde ficar em Orvieto para aproveitar o campo italiano

Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…

4 dias atrás

Saiba tudo o que precisa para escolher onde ficar em Nápoles

Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…

7 dias atrás

Turismo em Butão: um mergulho autêntico na cultura e espiritualidade

Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…

1 semana atrás

Descubra qual é a melhor época para visitar a Turquia

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 semanas atrás

Edifícios icônicos que são verdadeiras atrações em Buenos Aires

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 semanas atrás

Roteiro de Lua de mel em Amsterdã

Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…

2 semanas atrás