Confira as novidades que estão transformando o Google Maps no principal assistente dos viajantes
Este blogpost foi escrito por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Recentemente, o Google anunciou o lançamento de uma série de novidades no Google Maps. Eles começaram a ser disponibilizados globalmente a partir de outubro de 2024. As novidades incluem:
As atualizações trazem novidades como recomendações personalizadas e resumos de avaliações. Essas inovações estão chamando atenção na comunidade de viajantes e entusiastas de tecnologia. Isso porque prometem transformar a experiência de planejar e vivenciar viagens.
Com tanta empolgação ao redor dessas ferramentas, surge uma pergunta: será que essas soluções realmente vão impactar a maneira como exploramos o mundo? Ou estamos diante de um hype tecnológico? Vamos explorar as possibilidades desses novos recursos.
Não é necessário um endereço fixo de lugar. Essa novidade no Google Maps entrega resultados mais personalizados e com mais detalhes. Tudo isso a partir de um mecanismo de busca mais inteligente e apurado.
Por exemplo, você está em Nova York procurando onde comer um bom japonês. Agora não é preciso mais que você conheça previamente o destino. O Google Maps te mostrará opções. Mas não para por aí, a indicação será muito mais detalhada, pois, além das resenhas habituais, será possível encontrar informações extras sobre dias de oferta especial ou qual o ponto forte daquele restaurante.
Esse recurso torna o Google Maps um verdadeiro curador gastronômico durante a viagem.
“O futuro é agora”! Essa frase nunca fez tanto sentido quanto agora com essa novidade no Google Maps. Com o recurso Visualização Imersiva de Rotas é possível que você “visite” seu destino na hora de planejar a viagem.
Por exemplo, o Google Maps te entregará modelos 3D super realistas dos melhores pontos turísticos de Tóquio ao pesquisar sobre a cidade. Com essas imagens você pode dar um zoom e conhecer a localidade como se você estivesse vendo uma filmagem feita por drones.
O recurso ainda conta com atualizações ao vivo sobre o trânsito e o clima. A partir dele você poderá ter informações sobre congestionamentos ou se está chovendo ou não. Poderá dar o play e viajar com uma visualização completa do destino. Além disso, você pode pesquisar o destino em diferentes horários para decidir qual o melhor momento de sair.
Chega de demorar para se achar nos lugares. Com a Live View é só clicar no ícone da câmera que você consegue todas as informações sobre os arredores. Procurando a estação de metrô mais próxima? O Google Maps irá indicar a direção. Tudo isso com avaliações, horários de funcionamento, etc.
Nada de ficar girando o celular e se perguntando se aquela direção é para esquerda ou direita. A partir da realidade aumentada você poderá ir de um ponto turístico para outro sem grandes problemas.
Na dúvida se vale a pena entrar naquela biblioteca ou não? Com essa funcionalidade você consegue também apontar a sua câmera para um local e conseguir informações completas sobre ele.
A IA está ficando cada vez mais especialista em imagens. As fotos serão prioridade nos resultados entregues a partir dessas novidades no Google Maps. Você poderá visualizar fotos tiradas por frequentadores. A partir disso, já é possível descartar ou não aquele destino das suas opções. Caso você se interesse mais, as resenhas e demais informações complementam.
Para os viajantes mais analógicos ou que têm dificuldade com tecnologias, as novas funções prometem ser super intuitivas. Simplificar a sua locomoção, melhorar a sua mobilidade é o objetivo do Google Maps.
As novidades no Google Maps 2024 incluem:
Essas novidades no Google Maps tornam o app mais interativo e útil para planejar viagens, explorar destinos ou encontrar serviços locais. Com tantas melhorias, a pergunta que fizemos no início merece resposta: essas soluções vão impactar como viajamos?
A resposta é: depende. Para viajantes urbanos que valorizam tecnologia, personalização e acesso a informações detalhadas, o impacto pode ser significativo. Porém, quem prefere viajar de forma desconectada ou por destinos mais remotos pode não sentir os mesmos benefícios.
E, falando em revolução, como fica o app de mapas da Apple? Será que ele vai conseguir acompanhar o ritmo e entregar inovações que rivalizem com o Maps do Google? É uma provocação interessante, considerando o avanço da inteligência artificial no mercado de navegação.
Gostou dessas atualizações? Confira outros textos no blog Dona Arquiteta com dicas práticas para viajantes. Temos guias, inspirações e novidades para transformar suas viagens em experiências inesquecíveis.
Leia também:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Procurando onde comer no Rio de Janeiro de forma realmente inspiradora? Então confira nossa lista
Quem quer ir além dos cartões postais tradicionais e conhecer o verdadeiro modo de vida…
O Unique Garden Mairiporã surge como um exemplo concreto de hospitalidade consciente, firmado no diálogo…
Todos os anos, a Miami Art Week atrai turistas do mundo inteiro, interessados em conhecer…
Visitar o Rancho do Peixe, no Ceará, é imergir numa arquitetura que nasce do lugar,…
A capital de Santa Catarina é conhecida por suas belezas naturais inigualáveis. Contudo, o que…