Bahia

Onde ficar na Chapada Diamantina: Refúgio na Serra

Avalie esta matéria

Imagine acordar com vista para as montanhas da Chapada Diamantina, em um casarão histórico de 1800, cercado por 2 mil m² de jardins nativos e, claro, acesso a spa, jacuzzi e gastronomia premiada.

Esse é o Refúgio na Serra, um hotel boutique em Mucugê que conquistou nosso olhar ao unir três coisas:

  • autenticidade histórica (o imóvel é tombado pelo IPHAN);
  • natureza;
  • e luxo no ponto, discreto e eficiente.

Se você está planejando sua viagem à Chapada e busca mais do que um simples lugar para dormir, vale a pena descobrir por que esse refúgio pode ser exatamente o que você procura.

Um refúgio para ficar na Chapada Diamantina

Espaço interno do Refúgio na Serra I Foto: Gabriela Dultra (reprodução)

Nossa dica de onde ficar na Chapada Diamantina está localizada em Mucugê, a 449,5 km de Salvador. Essa pequena cidade, tombada pelo Patrimônio Nacional e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), abriga vários pontos famosos da região, como a Cachoeira do Buracão e a Serra Sincorá.

Em meio às montanhas e ocupando uma área de 2 mil metros quadrados, está o Refúgio na Serra, um hotel boutique situado em uma propriedade histórica.

Além de cercado por uma natureza exuberante, o estabelecimento ainda conta com amplos jardins, em uma biodiversidade impressionante, capazes de deixar sereno o mais agitado coração.

O valor das diárias desse hotel costuma girar em torno de R$ 1.900,00*, dependendo do tipo de acomodação escolhida. 

Projeto arquitetônico

Lobby do Refúgio da Serra I Foto: Gabriela Dultra (reprodução)

O projeto arquitetônico ficou sob responsabilidade do escritório GAM Arquitetos, cuja equipe focou garantir que a arquitetura da propriedade atuasse como uma peça relevante na experiência na natureza. 

Originalmente, a propriedade era constituída por um casarão e algumas acomodações privativas. O casarão com fachada de pedra foi completamente reformado e tiraram o pavimento superior para deixar o pé-direito dos ambientes mais alto. Já a decoração foi modernizada, combinando elementos rústicos e modernos. 

Hoje, no casarão estão situados:

  • o lounge com lareira;
  • a recepção;
  • e o espaço para o café da manhã.

Além das construções originais, os arquitetos incluíram um módulo para abrigar mais oito acomodações. Esse novo edifício seguiu o estilo dos prédios de Mucugê, que se caracterizam por casas térreas ou sobrados.

Na nossa sugestão de onde ficar na Chapada Diamantina, você verá um grande aproveitamento de materiais naturais, como madeira e pedras, que além de deixarem os espaços mais rústicos e intimistas, ainda contribuem para valorizar o cenário natural.  

Onde você vai ficar para aproveitar a paisagem da Chapada Diamantina

Acomodação I Foto: Gabriela Dultra (reprodução)

O Refúgio na Serra tem 13 acomodações divididas em 6 categorias, são elas:

  • Bangalô;
  • Suíte Jardim;
  • Jardim Suspenso;
  • Suíte Design;
  • Suíte Design Vista da Serra;
  • Suíte Master.

Em todos os quartos a madeira está presente, seja no teto ou no revestimento das paredes, e algumas suítes foram investidas de paredes de pedra.

Além disso, nelas todas há objetos de design que se inspiram na cultura local. Já os móveis presentes na maioria dos espaços têm design mais moderno, provendo equilíbrio para os espaços.

Quem quiser ter uma vista privilegiada da Chapada Diamantina pode gostar de se hospedar na Suíte Design Vista da Serra, que fica no segundo pavimento e dá visão para as montanhas. Mas atenção: o acesso a essa suíte é feito só por escada.

Uma opção para quem gosta de acomodações mais privativas são os bangalôs. São pequenas casas que unem natureza e conforto, com vista para a parte lateral das montanhas. 

A acomodação que mais se destaca para ficar na Chapada Diamantina é a Suíte Master, com 32 metros quadrados e vista panorâmica para as montanhas. Ela conta com sala de estar, varanda privativa e banheira de imersão.

Detalhe: Apesar das duas últimas acomodações estarem localizadas no térreo, elas não têm banheiros adaptados para cadeirantes.

Spa

Parte da área externa do Refúgio na Serra I Foto: Gabriela Dultra (reprodução)

Se você veio carregado de estresse, dê uma olhada nas experiências focadas no bem-estar que o Refúgio na Serra oferece. Entre elas você encontra banho de jacuzzi, sauna, massagens relaxantes e aulas de ioga. 

    Restaurante

    Restaurante Paraguassu I Foto: Hotel Refúgio na Serra (reprodução)

    O restaurante do Refúgio na Serra é o Paraguassu, localizado em um salão envidraçado com vista para a mata e atmosfera de uma casa de campo. O cardápio do estabelecimento combina pratos típicos da região com influências da cozinha internacional.

    Um bom exemplo dessa mescla é o corte de cordeiro servido com baião de dois cremoso. 

    O Paraguassu também trabalha com um menu degustação composto por 10 etapas, divididas entre entradas, pratos principais e sobremesas. Essa opção é perfeita para quem deseja explorar a gastronomia local. 

    Para quem é este hotel

    Essa sugestão para ficar na Chapada Diamantina é ideal para quem procura hospedagem de luxo, em meio à natureza e com spa. Além disso, o Refúgio na Serra é uma ótima escolha para quem veio em busca de uma viagem romântica.

    Para viagens em grupo, talvez outras opções sejam melhores. A maior qualidade do Refúgio é sua proposta mais intimista e privativa, ideal para viagem a dois. Logo, valerá a pena se hospedar no Refúgio na Serra se você busca um hotel boutique e extremamente tranquilo.

    Saber onde ficar na Chapada Diamantina é fundamental para quem deseja aproveitar ao máximo tudo o que esse destino tem para oferecer. Portanto, avalie bem as condições e comodidades do Refúgio na Serra para entender se essa é a melhor opção para você.

    Para conferir mais dicas de destinos e hospedagens, continue no site da Dona Arquiteta e nos siga no Instagram para não perder nenhuma novidade. 

    Leia mais

    referências

    *Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

    Carolina Martins

    Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.

    Postagens recentes

    O que fazer em santiago chile: 7 passeios imperdíveis

    A capital chilena costuma aparecer nos guias de viagem como uma opção de turismo diversificado.…

    2 dias atrás

    St. Moritz na Suíça é o berço mundial do turismo de inverno de luxo

    St. Moritz é considerado o berço do turismo de inverno e reúne todos os anos…

    5 dias atrás

    Posso dirigir na Europa com CNH brasileira? Tire todas as dúvidas.

    Esse post tira dúvidas sobre as principais questões sobre o assunto, além de um tutorial…

    1 semana atrás

    5 hotéis de luxo na Itália que descobriram como combinar design e privacidade

    Ao visitar destinos que não estão nos principais roteiros turísticos, você terá a oportunidade de…

    1 semana atrás

    Os 7 melhores hotéis na toscana

    Viajar para a Toscana é entrar num cenário de vinhedos intermináveis, vilas medievais e obras…

    2 semanas atrás

    Os 10 melhores hotéis de Nova York

    Na nossa lista, você vai conhecer propriedades situadas em diferentes partes da cidade e as…

    2 semanas atrás