Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Salvador, a incrível capital do estado da Bahia, no Brasil, é uma cidade rica em herança arquitetônica e um legado cultural que é transmitido através das suas ruas de paralelepípedos e praças históricas. Por ser uma das cidades mais antigas do país, a arquitetura em Salvador possui uma relação muito forte com sua fundação no século XVI.
Por ter sido uma cidade colonizada, os estilos arquitetônicos de Salvador foram influenciados pelas tradições europeias, africanas e indígenas. Os casarões coloniais e igrejas barrocas são exemplos de prédios que mostram a riqueza e complexidade da história da cidade.
Muitos arquitetos foram importantes na história da arquitetura em Salvador, um deles é o Francisco Frias de Mesquita, responsável pela criação de obras que marcam a cidade até os dias atuais, como o Palácio Rio Branco.
Porém, não se engane achando que as belezas arquitetônicas presentes em Salvador pararam no tempo. Sua capacidade de se reinventar e abraçar a modernidade é o que faz essa cidade ser tão especial. A partir do século XX, arquitetos visionários começaram a trazer uma linha contemporânea à paisagem urbana da cidade. Lina Bo Bardi, por exemplo, foi uma arquiteta que teve relação direta com a criação do Museu de Arte Moderna da Bahia.
Pensando a partir de uma arquitetura colonial urbana, o Pelourinho é um grande nome do turismo baiano. Ele foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1985, tornando-se então, um marco cultural de Salvador. Fundada em 1549, a cidade foi a primeira capital do Brasil e foi dividida entre a “Cidade Baixa” e a “Cidade Alta”. Essa divisão influenciou toda a configuração de Salvador, por exemplo, na parte alta ficava o Pelourinho e muitas atividades políticas.
O turismo no Pelourinho ganhou destaque a partir de 1990, tendo uma grande visibilidade nacional e internacionalmente. A presença de artistas como Michael Jackson, que gravou um de seus clipes junto ao bloco afro Olodum em 1996, contribuiu para a projeção global da região.
A capital baiana surge como uma amostra da arquitetura e design no Brasil, que une a história do passado com as promessas do futuro, criando um visual que encanta e inspira.
Se além de se hospedar, você deseja conhecer uma arquitetura em Salvador com visão contemporânea, o Hotel Fasano é a escolha perfeita.
Fasano Salvador combina luxo, sofisticação e a herança cultural. Com uma localização estratégica e paradisíaca às margens da Praia de Ondina, o hotel oferece aos seus hóspedes uma experiência inesquecível imersa na arquitetura do século XXI.
Inaugurado em 2018, o Hotel Fasano Salvador foi projetado para incorporar elementos da paisagem natural e da cultura baiana em sua arquitetura e design. Isay Weinfeld foi o responsável por desenvolver o projeto do hotel, preocupando-se em capturar a essência da Bahia em cada detalhe. O Hotel Fasano Salvador é um marco arquitetônico na Bahia dos anos 2000, incorporando o luxo contemporâneo e a autenticidade cultural em um ambiente deslumbrante à beira-mar.
Onde fica: Praça Castro Alves, nº 5 — Cidade Alta
Preço: a partir de US$ 423,32*.
Acessibilidade: Espaço é adaptado para cadeira de rodas.
Confira a disponibilidade
O Zank by Toque Hotel está localizado em um dos bairros mais históricos de Salvador, fundindo sua visão contemporânea com toda a cultura da Bahia. O Zank busca incorporar traços da arquitetura colonial, presentes na história de Salvador, com toques modernos e luxuosos. Um exemplo disso é sua fachada, que lembra as mansões coloniais do século XIX, contrastando com seu interior que nos revela um ambiente mais contemporâneo.
Projetado para ser um hotel que celebre a história baiana, Zank possui estilo bem colorido e peças que foram feitas por artesãos locais. Todo o design de interiores do hotel foi feito pela família Bulgarelli. Os quartos e suítes oferecem um ambiente de serenidade, onde você pode relaxar e recarregar as energias após um dia de turismo pelas ruas históricas de Salvador.
Onde fica: Rua Almirante Barroso, nº 161 — Rio Vermelho
Preço: a partir de US$ 166,09*.
Acessibilidade: Espaço é adaptado para cadeira de rodas.
Veja disponibilidade!
Salvador é um destino turístico com muitas atrações cativantes que ecoam sua história, arquitetura, cultura e paisagens. Com uma vasta influência mundial, a cidade oferece uma variedade de experiências únicas para os turistas explorarem tudo de melhor que a cidade tem para oferecer.
O Pelourinho é um bairro histórico e emblemático de Salvador. Sua arquitetura é muito singular, com ruas de paralelepípedos, casarões coloridos e igrejas barrocas. É o local ideal para você que deseja conhecer um pouco mais da cultura afro-brasileira. Por lá você encontra muitas lojas de artesanato, apresentações de capoeira e festas populares.
Você pode ir para o Pelourinho com transporte público, mas nossa dica é que você tente explorar este incrível lugar a pé. As atrações costumam ser próximas umas das outras, então você pode ir caminhando pelas ruas, observando a arquitetura histórica e conhecer outras atrações próximas, como o Convento de São Francisco.
Onde fica: Largo do Pelourinho — Pelourinho
Se você é um fã da arquitetura em Salvador, claro que o Elevador Lacerda precisa ser uma parada obrigatória. Essa atração é uma das estruturas mais famosas da cidade, o Elevador Lacerda liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, oferecendo vistas deslumbrantes da Baía de Todos os Santos e dos arredores da cidade. É uma experiência imperdível para quem visita Salvador.
Onde fica: Praça Thomé de Souza — Centro
O farol histórico, localizado em uma das praias mais famosas de Salvador, possui uma vista panorâmica do oceano Atlântico e é um local popular para assistir ao pôr do sol. Para chegar até o Farol da Barra, você pode pegar um ônibus ou metrô, dependendo do ponto da cidade que estiver saindo. Caso deseje evitar imprevistos, é possível contratar serviços de transportes de aplicativo, como táxi ou Uber.
Além de visitar o farol, você pode aproveitar para conhecer a arquitetura ao redor, que conta com uma praia (bem popular), calçadão à beira-mar e uma variedade de bares, restaurantes e lojas.
Onde fica: Largo do Farol da Barra — Barra
Visitar a Igreja do Bonfim, uma das arquiteturas mais emblemáticas de Salvador, é uma experiência que mistura religião, história e cultura baiana. Situada no bairro de Bonfim, a igreja é um destino para fiéis e turistas que buscam conhecer um dos pontos mais importantes da fé católica na Bahia.
Você pode chegar à Igreja do Bonfim através de transporte público, participando de um tour guiado ou por aplicativos. Ao chegar, você irá notar a fachada do santuário, com muitos azulejos azuis e brancos, e uma escadaria que leva à entrada principal. A Igreja possui fitinhas coloridas, chamadas de “fitinhas do Bonfim” que, além de serem um símbolo de devoção, fazem parte da estética em Salvador.
Onde fica: Largo do Bonfim — Bonfim
Localizado no bairro de Nazaré, o Palácio da Aclamação foi construído no século XIX, serviu como residência oficial dos governadores da Bahia durante muitos anos. Atualmente, funciona como um museu que contém uma coleção de arte e objetos históricos, além de oferecer aos seus turistas e moradores, uma visão da história e cultura de Salvador.
Você pode chegar ao Palácio da Aclamação com transportes públicos ou táxi/Uber. A visitação envolve o interior do palácio e as áreas externas, como os jardins.
Onde fica: Avenida Sete de Setembro, nº 1330 — Campo Grande
Os sabores exuberantes e picantes da culinária de Salvador se destacam como suas características mais marcante, refletindo o estilo de vida vibrante e apaixonado dos baianos.
Acarajé, vatapá, bobó de camarão, moqueca baiana, cocada, tapioca, doce de mamão verde, caruru, mungunzá, arroz de polvo e abará são apenas algumas das delícias culinárias típicas que permeiam os cardápios dos melhores restaurantes de Salvador. Mas não ache que você irá encontrar só isso na cidade, a capital baiana possui muitos restaurantes com influências de culinárias internacionais.
O Restaurante Lafayette é especializado em comida mediterrânea, além de possuir uma arquitetura que visa transformar sua experiência culinária em um momento inesquecível. O local é cercado pela natureza e com vista para o mar. Sua decoração tem como foco a mescla da arquitetura colonial e contemporânea, um espaço que combina os sabores do Mediterrâneo com a culinária local.
Onde fica: Bahia Marina — Marina
Site: www.instagram.com/restaurantelafayette
Faixa de preço: $$$$
Acessibilidade: Espaço não é adaptado para cadeira de rodas.
No centro de Salvador, iremos encontrar a Casa Vidal, um restaurante dirigido pelo chef Juan Vidal na Alameda das Cajazeiras, que tem como destaque sua culinária contemporânea e sua arquitetura acolhedora. O restaurante oferece aos seus clientes uma experiência gastronômica única, combinando ingredientes frescos e técnicas inovadoras para criar pratos deliciosos e sofisticados. Com uma decoração elegante e moderna, a Casa Vidal te proporciona uma atmosfera relaxante e agradável, perfeita para desfrutar de uma refeição memorável.
Onde fica: Alameda das Cajazeiras, nº 417 — Caminho das Árvores
Site: www.acasavidal.com.br
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: Espaço não é adaptado para cadeira de rodas.
O restaurante Vini Figueira irá oferecer uma experiência culinária inigualável, com ingredientes locais frescos, muitas coisas do menu são sazonais. O chef Vini procura evocar em seus clientes uma experiência diferente do costumeiro com ingredientes de fruto do mar. No cardápio você encontra moquecas, massas, risotos e muito mais.
Onde fica: Travessa Bartholomeu de Gusmão, nº 754 — Rio Vermelho
Site: www.vinifigueiragastronomia.com.br
Faixa de preço: $$$$
Acessibilidade: Espaço não é adaptado para cadeira de rodas.
Para mais dicas
Se você gostou do nosso post, vem conferir outros lugares incríveis que já foram temas de conteúdos da equipe Dona Arquiteta. Diariamente publicamos materiais aqui no blog e em nossas redes sociais Instagram | Twitter | Facebook
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…