Avalie esta matéria

Amabilia
Endereço: Passaggio Duomo, nº 2 — Milão – Itália.
Preço: a partir de US$ 430,00* (pernoite para casal)
Reserve sua hospedagem com desconto aqui.

Milão, Itália – Localização privilegiada. Janelas com vista para o cartão postal de Milão. Design que homenageia a cidade. Sofisticação sem ostentação. A aura de uma cidade sintetizada em hospitalidade. Você irá conhecer hoje um hotel instalado no último andar de um edifício secular, construído frente à Piazza del Duomo. Conheça as românticas suítes do Amabília Milano.

Saguão do Amabilia | Foto cortesia do hotel

O AMABÍLIA DE MILÃO

O Amabília Milano é um hotel formado por quatro suítes. Todas estão instaladas em um edifício construído no século XIX. Chamado de Palazzo Carminati, é um prédio com história e vista privilegiada para a praça da Catedral de Milão (a piazza del Duomo).

A localização exclusiva foi cuidadosamente aproveitada para oferecer um espaço que representa a aura de Milão. Relaxante como uma casa, as suítes ainda guardam a sofisticação de uma mansão.

Cada uma das quatro suítes homenageia algum aspecto da história de Milão. Os interiores foram desenvolvidos por Federico Peri, figura já conhecida do design italiano. Juntas, elas homenageiam a moda, o design, teatro e a gastronomia da cidade.

Foto cortesia do hotel

AS ATRAÇÕES DE MILÃO

A Itália é um destino que nunca sai de moda nos principais roteiros europeus. Está cercada de histórias e se orgulha de cada uma. Um mosaico de cultura e tradições conhecidas no mundo inteiro como um casamento elegante entre romance e arte.

Apesar de todas essas qualidades serem atribuídas a cada pedaço de chão italiano, a verdade é que cada região reserva suas próprias características. A região da Lombardia não foge a este aspecto. Localizada ao norte da Itália, é a mais populosa do país. Lombardia tem florestas, picos nevados e lagos. A paisagem natural é refinada com cidades que são verdadeiros patrimônios da arte a céu aberto.

A Lombardia é conhecida por abrigar a cidade que é chamada de capital da moda: Milão.

Também capital da região da Lombardia, a cidade foi fundada ainda no século V a.C e então séculos mais tarde conquistada pelos romanos. Os vestígios da dominação romana ainda podem ser encontrados nas ruas da cidade, em museus e no interior de igrejas.

Duomo di Milano (Catedral de MIlão) | Fotografia por Zhugher

Desde a Idade Média, Milão se tornou um forte centro produtor de tecidos, tapeçarias, joias e calçados. Foi o embrião da identidade que a cidade passaria a ter nos séculos seguintes. Após a segunda guerra mundial, uma Milão industrializada alcançou o mundo com artigos de luxo.

No final da década de cinquenta surge na cidade a Camera Nazionalle della Moda. Este órgão governamental nasce para promover a moda italiana e formar novos estilistas. É quando o mundo ganha marcas como Armani, Dolce & Gabanna, Prada e Versace. Hoje, a semana da Moda de Milão é um dos maiores eventos do mundo da moda.

A cidade também é anfitriã do Milan Design Week (MDW), que há décadas atrai designers e arquitetos do mundo inteiro e dita tendências em decoração.

Entrada da Galleria Vittorio Emanuele, centro das principais marcas da moda italiana, fica bem próximo da Catedral | Fotografia de Eroyka

O PALAZZO CARMINATI

O edifício construído frente à Catedral, onde está instalado o Amabilia, se chama Palazzo Carminati. Situado no lado oeste da praça, foi construído a pedido de um rico industrial do setor de prataria chamado Giacomo Cesati.

Durante muito tempo um famoso restaurante, o Carminati, ocupou dois andares do espaço comercial do edifício. É dele a origem do nome.

Um fato interessante é que a fachada do edifício foi, há algumas décadas, completamente diferente do que é hoje. Ao invés da valorização de sua arquitetura secular, foi por muito tempo espaço de grandes letreiros em Neon e painéis publicitários, como aqueles encontrados na Time Square (Nova Iorque) ou a Piccadilly Circus (de Londres).

A Milão de hoje mede o tempo de uma forma diferente. O progresso através do futurismo cede à um futuro que enxerga as origens como fonte de oportunidades.

A Catedral, vista de uma das janelas do Amabilia | Fotografia por Amir Farzad

O CHARME DO AMABILIA MILANO

As suítes do Amabilia são retiros privados no coração de Milão. São elegantes, luxuosas e, ao mesmo tempo, austeras. A decoração de móveis, tecidos e elementos apresentam cores neutras e equilibradas.

Mesmo os acabamentos trabalhados e tecidos estampados são sóbrios. Federico Peri, o designer responsável pelo projeto, pensou em unir o conforto de uma casa milanesa com a sofisticação de uma mansão.

Uma das suítes do Amabilia, com ambientes confortáveis e finamente decorados | Foto cortesia do hotel

A encomenda do projeto veio da empresária Chiara Morgante, da Brera Apartments. Trata-se de uma rede que transforma apartamentos de Milão em opções de hospedagem. São propostas de estadia que permitem viver Milão como um local.

O Amabília, que é um modelo que começa nestas suítes de Milão e será replicado em Veneza, dá um passo além. O objetivo de Chiara, com a marca Amabília, é oferecer hospitalidade e design que representem a essência da cidade. Uma missão que é bem cumprida neste projeto.

Foto cortesia do hotel

O projeto dos interiores ficou sob a tutela do Estúdio Federico Peri. Seu fundador é formado pelo Instituto Europeu de Design e tem formação também em Paris. No período que viveu na capital francesa, Peri absorveu inúmeras influências no campo do design e das artes, definindo sua própria maneira de oferecer sinergia entre histórico e contemporâneo.

Os projetos de Peri trabalham objetos autênticos, envelhecidos. São elementos que contam história. Esse apreço pela conservação e uso de objetos antigos vai muito além da estética — faz parte da filosofia do estúdio.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

Foto cortesia do hotel

O Amabília Milano é composto por uma sala de estar, uma cozinha e quatro suítes duplas. Cada suíte é distinta. O projeto de Federico Peri respeitou a arquitetura original, complementando-a com acabamentos e detalhes refinados nos quartos. Deu toques de modernidade ao projeto, com obras de arte e móveis desenvolvidos por designers. Muitos móveis foram encomendados sob medida e outros são de empresas celebradas no mundo do design.

As quatro suítes do Amabília Milano são:

  • Montenapoleone: com uma seleção diferenciada de tecidos, é uma homenagem a cultura da moda de Milão
  • La Escala: homenageia o teatro de Milão. São cores escuras, veludos em bordô e iluminação cenográfica combinadas para parecer o Foyer de um teatro. O espetáculo, é claro, encontramos quando chegamos à sala: a Catedral de Milão (o Duomo).
  • Triennale: o nome e o design se inspiram na Trienal, importante instituição dedicada ao Design. A sala é um espaço aberto em tons claros que são interrompidos por assentos de cores inesperadas.
  • Aperitivo: cuja atmosfera é inspirada nos históricos bares de Milão. São ambientes de cores quentes, acolhedores e sofisticados.
Cada suíte do Amabília evoca uma atmosfera diferente, levando o hóspede para pontos chaves de Milão | A fotografia é cortesia do hotel

DICAS PARA SE HOSPEDAR NO AMABILIA

O verão acontece na Europa entre os meses de junho e setembro. É o período que marca a alta temporada. É neste período que Milão fica repleta de turistas, tornando passeios mais disputados e os preços menos convidativos.

A média temporada acontece entre março até meados de junho. É o período recomendado se você quer um pouco do clima ameno de Milão, ainda que menos lotada. Nesta época a cidade mantém quase que seu ritmo normal. No outono e inverno, a cidade esvazia e as temperaturas caem bastante.

Todas as suítes do Amabília têm vista para a Catedral de Milão e a mesma oferta de confortos. Você pode reservar sua suíte diretamente pela internet. Através do Booking você consegue boas promoções, em qualquer estação. Você pode reservar sua suíte clicando aqui.

Amabilia de Milão, com suas suítes representando a essência da cidade | A fotografia é cortesia do hotel

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Rayssa Cunha

Rayssa Cunha é uma estudante de Letras apaixonada por culturas, esportes e livros. Adora conhecer pontos turísticos e comidas típicas. Ama a língua portuguesa e escrever é sua paixão.

Postagens recentes

As melhores opções para passar o ano novo em Las Vegas

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

33 minutos atrás

3 dicas de onde ficar em Orvieto para aproveitar o campo italiano

Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…

4 dias atrás

Saiba tudo o que precisa para escolher onde ficar em Nápoles

Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…

1 semana atrás

Turismo em Butão: um mergulho autêntico na cultura e espiritualidade

Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…

1 semana atrás

Descubra qual é a melhor época para visitar a Turquia

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 semanas atrás

Edifícios icônicos que são verdadeiras atrações em Buenos Aires

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 semanas atrás