Amangiri
Endereço: Estrada Kayenta, nº 1 — Canyon Point — Utah — Estados Unidos.
Preço: a partir de US$ 3.500,00*
Na imensidão do parque nacional Grand Staircase-Escalante, a conexão primitiva com o planeta é forte. O som da caminhada se destaca. Olhos são sequestrados pelo vermelho da terra, verde escasso dos arbustos rasteiros e o azul predominante do céu.
A solidão completa permite ouvir a água caindo de um pequeno riacho em seu fluxo milenar até o rio Escalante. Se fechar os olhos, a audição te leva além e captura o zumbido místico, este formado pelo vento percorrendo desfiladeiros e arcos rochosos.
É nesta paisagem desértica, uma das mais isoladas do mundo, que a rede de hotéis Aman decidiu instalar seu resort de luxo: O Amangiri.
A palavra Amangiri pode ser traduzida como “montanha da tranquilidade”. E o nome faz jus, já que o Resort promete — e entrega — um alto nível de tranquilidade e conforto aos seus hóspedes.
O Aman Spa At Amangiri está instalado no Parque Nacional Grand Staircase-Escalante, uma enorme área preservada no sul dos Estados Unidos. Conhecido pela paisagem desértica e — principalmente — pelas misteriosas formações rochosas geradas pelo tempo e erosão.
O projeto do hotel foi encomendado por Bernt Kuhlmann, um dos atuais donos da rede Aman, com o objetivo de instalar um Resort no sudoeste dos Estados Unidos. com os altos padrões da Aman desenvolvidos por seu fundador Adrian Zecha.
A arquitetura, tanto em nível externo e interno, ficou a cargo do estúdio I-10, onde diversos arquitetos experientes lideram um estúdio colaborativo. Entre eles, três se destacam: Rick Joy, Marwan Al-Sayed (interiores) e Wendell Burnette. Todos são conhecidos pelo uso incomum de diversos materiais em seus projetos.
O hoteleiro Adrian Zecha foi diretamente responsável pelo conceito, propondo um projeto que buscasse integração com o ambiente ao redor. Através de um Design inteligente, os arquitetos responsáveis conseguiram mimetizar diversas características da paisagem. O resultado é um projeto que não agride o ambiente com poluição sonora ou visual.
A maioria dos espaços, principalmente a área externa que antecipa o saguão, é formada por ambientes taciturnos. O silêncio só é quebrado pela estratégica instalação de pequenas quedas d’água acima das paredes. Descendo pelas paredes de pedra lisa, simulam o som natural de pequenos riachos.
Quem observa o Amangiri, a certa distância, logo vê que todos os pavilhões foram construídos através de placas de cimento. Cada pavilhão tem uma altura, formando uma escadaria de prédios. A irregularidade se assemelha às formações rochosas comuns no Grand Staircase-Escalante.
O método de moldagem das estruturas de concreto, elemento decisivo no projeto, utilizou cimento e areia local. Intencionalmente, as estruturas parecem ter sido feitas de pedra fundida ou areia congelada. Além disso, as paredes são lisas e refletem sutilmente o local e o tempo.
Quando não imita a paisagem, o projeto dá destaque a ela. O Design do interior dos pavilhões privilegia as principais características do sudoeste americano, através de escrivaninhas, sofás, cadeiras e mesas. Até mesmo os recursos de iluminação compõem o visual focado em apresentar a natureza da região aos seus hóspedes.
O Resort conta com 34 quartos. Todas as suítes oferecem terraço privativo, lareiras, camas King-Size e entradas para o pátio privativo.
Os pavilhões abrigam sala de estar, sala de jantar, uma biblioteca e piscina. A piscina merece destaque, pois foi construída ao redor de uma enorme escarpa de rocha natural.
A rede Aman não trabalha apenas com hotelaria e lançou recentemente no mercado a sua linha exclusiva de produtos para cuidados da pele. Todos estes produtos ficam à disposição dos clientes em seus quartos e nos ambientes de Spa.
Ao todo, são cinco salas de tratamento, sendo duas no terraço com uma vista incrível. O menu de massagens e tratamentos de beleza é vasto. O Spa oferece aos hóspedes uma sauna e duas piscinas, uma delas sendo aquecida.
Um centro Fitness com vista privilegiada e oferecem uma grande variedade de equipamentos para musculação e treinamentos cardiovasculares. Além dele, há os estúdios de Pilates e Yoga.
O restaurante é aberto para café da manhã, almoço e jantar. O menu oferece preparações inspiradas na culinária nativo-americana com tons de cozinha internacional. O ambiente tem temperatura controlada o tempo todo, inclusive com a instalação de aquecedores em formatos de lareira próximo a todas as mesas.
O que torna o Amangiri tão especial, além de sua arquitetura incrível, são as atrações que a rede Aman prepara para os visitantes da região.
São diversos roteiros de passeios para todos os gostos: para aqueles que buscam caminhadas tranquilas através da paisagem do sudoeste americano ou para aqueles querem que se aventurar em modalidades mais radicais.
Uma das atrações naturais da região é o Lago Powell, cujo percurso atravessa diversos Canyons e jardins suspensos. O trajeto pode ser feito tanto em lanchas quanto em Jet Skis.
A modalidade mais bem explorada nos roteiros da Aman é, de longe, o alpinismo. Em 2021 lançaram a escadaria de Cave Peak. Com 120 degraus, é uma das maiores do mundo e faz parte da Via Ferrata, um trajeto com mais de 63 metros conduzido através de ganchos instalados diretamente na rocha das montanhas.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
O local oferece também passeios panorâmicos em balões de ar quente e helicópteros.
O parque nacional Grand Staircase-Escalante é um monumento natural e há anos atrai turistas de Camping em busca de experiências únicas e distante das grandes cidades. O Amangiri oferece a mesma experiência com o conforto que apenas um Resort de luxo pode oferecer.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site Oficial
Wendell Burnette Architects
Studio Rick Joy
ArchEyes
Classetourist
Travel Awaits
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…