Ambientes de trabalho bem projetados
Estar em um espaço agradável é um dos pré-requisitos para manter a saúde no ambiente de trabalho e ter funcionários mais satisfeitos. Por isso os projetos de arquitetura e interiores bem planejados estão totalmente ligados ao conforto e a qualidade profissional.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), “A adesão aos princípios dos ambientes de trabalho saudáveis evita afastamentos, minimiza os custos com saúde e os custos associados com a alta rotatividade, aumenta a criatividade e produtividade a longo prazo bem como a qualidade dos produtos e serviços”.
Assistindo o vídeo do TED de Marc Kushner, você entenderá que as construções interferem diretamente no dia a dia das pessoas.
Nas últimas 6 décadas os escritórios apresentavam um layout bem semelhante a esta imagem. Os módulos em forma de baia, foram criados em 1964 pela firma de arquitetura Herman Miller.
Nota-se que os escritórios eram compostos por baias, que bloqueavam qualquer tipo de contato visual e interação. Cheio de divisões internas, com ambientes separados eles quase não apresentavam originalidade. Os computadores eram de mesa com lugares já pré-definidos, o que limitava a troca de experiência e minimizava a socialização entre os funcionários.
Indo mais além, percebe-se que eles deixavam a desejar também na ventilação e iluminação natural. As aberturas eram pequenas com quase nenhuma visibilidade externa.
E isso é arquitetura. Aquele sentimento, são as emoções que sentimos. Este é o poder da arquitetura! Porque arquitetura não é apenas matemática ou zoneamento, é aquela emoção visceral. São as conexões que sentimos quando estamos ocupando certos lugares.
E não me surpreende que nos sentimos assim, por que de acordo com o estudo realizado pela EPA, americanos gastam 90% do tempo deles dentro de construções. 90% do tempo cercado por arquitetura. Isso significa que arquitetura está nos moldando de uma maneira que nós não nos damos conta.”MARC KUSHNER O escritório tradicional está defasado, precisa ser redesenhadoKEVIN KUSKE, CEO DA FIRMA AMERICANA DE ARQUITETURA IZZY+.
A Isma Brasil (International Stress Management Association) fez uma pesquisa para medir a satisfação de profissionais no final de 2014. A pesquisa mostrou que mais de 72% dos entrevistados disseram estar infelizes com o seu trabalho.
Muitos podem ser os fatores e muitas também são as teorias que explicam tal estado de desvantagem tanto para empresa, quanto para os funcionários. Mesmo tendo ótimos produtos, processos e tecnologias, para se manter competitiva no mercado é preciso investir no maior recurso que uma empresa pode ter: as pessoas
Fazer com que os funcionários produzam cada vez mais se transformou em prioridade para as empresas.
Mas mesmo com essa necessidade de aumento de produtividade e lucro, percebeu-se que para alcançar resultados, é essencial investir na gestão de pessoas.
Então, se os bons resultados das empresas e a felicidade dos funcionários são fatores interligados, fica claro porque elas devem se preocupar como a satisfação e a motivação dos empregados.
Nesta equação, é claro que as pessoas são importantes. Mas a arquitetura pode ser fundamental. Investir em um espaço de trabalho agradável só trará benefícios a você e ao seu negócio.
Um ambiente positivo é onde há inspiração. Se mais gente soubesse como criar organizações e ambientes que inspiram, poderíamos viver em um mundo no qual a estatística seria o reverso. Um mundo no qual mais de 80% das pessoas gostariam de seu trabalho.
As pessoas que gostam do seu trabalho são mais produtivas e mais criativas. Elas voltam para casa mais felizes e tem famílias mais felizes. Tratam melhor os colegas, os clientes e os consumidores.
Colaboradores inspirados ajudam as empresas e a economia a ficarem mais fortes. Às vezes eles nem estão fazendo exatamente o que gostam, mas amam tanto o ambiente, que a relação com esse trabalho se torna prazerosa.
Na última década, o redesenho do escritório limitou-se à abolição do cubículo, em favor do espaço aberto. Nos Estados Unidos, 70% dos escritórios seguem o layout sem paredes.
Pensando dessa maneira, conseguimos sentir a diferença dos ambientes de trabalho e meios corporativos dos dias atuais .
Um clima leve e agradável, porém, com muita responsabilidade, paira sob os novos escritórios liderados pelos profissionais da Geração Y.
Empresas de espírito jovem que buscam se posicionar de modo relevante no atual e dinâmico mercado, têm preferido investir na informalidade do ambiente de trabalho. Integram melhor a equipe, aproveitam a inteligência coletiva e estimulam a proatividade. Grandes empresas como a Google, Facebook, Linkedin, trazem em seus escritórios essa arquitetura com soluções inovadoras e originais.
Com pouca ou nenhuma divisória, eles se baseiam no conceito de espaço aberto. São compostos de vidro ou materiais que permitem a visibilidade e a noção do espaço ao seu redor, além de darem a sensação de amplitude do espaço.
Os escritórios possuem espaços de descanso com ambientes descontraídos (que promovem o relaxamento e convívio entre os funcionários).
Com notebooks e lugares flexíveis os funcionários se distribuem e interagem criando afinidade com cada vez mais membros da empresa.
Pensando em criar um ambiente que estimulasse o contato entre as pessoas, o arquiteto Clive Wilkinson projetou uma estrutura incrível. Trata-se de uma única mesa. Mas não uma mesa qualquer.
A “Superdesk” tem mais de 300 m e circula sinuosa pelo escritório para acomodar todos os 125 funcionários sentados em volta.
Ela envolve toda a equipe da agência digital The Barbarian Group, de Nova York.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Assista ao vídeo e inspire-se! E clique aqui e leia mais um post relacionado à ambientes de trabalho.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Revista Pegn
Oapce
Forum da Construção
ArcoWeb
Herman Miller
Idéias diferentes
Archdail
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…