Camp Sarika
Endereço: Kayenta Road — Canyon Point — Utah — Estados Unidos.
Preço: a partir de US$ 4.600,00*
É noite.
Você apenas escuta pequenos ruídos. Sons como os estalos da madeira seca queimando na fogueira ou um roedor atrás do arbusto.
Com exceção da oscilante luz das chamas e estrelas no céu, tudo é coberto pelo manto noturno. Se fechar os olhos e inspirar fundo, poderá ouvir o som da terra. E não, não é só impressão sua. O som existe.
A cena descrita agora é uma experiência poderosa. Algo esperado de um acampamento isolado e esotérico. Mas não, estamos falando de um retiro de luxo desenvolvido pela Aman Resorts.
Estamos falando do Camp Sarika, no deserto de Utah.
O nome, com origem em sânscrito, significa “espaço aberto” e “céu”. Trata-se de uma nova opção de hospedagem desenvolvida pela rede internacional Aman.
Camp Sarika pode ser considerado irmão do Amangiri, um resort da Aman instalado há menos de trinta minutos. A diferença entre os dois está na intimidade com o deserto.
Um conjunto de dez pavilhões cobertos de lona formam o Camp Sarika. Todos eles foram içados ao redor de um lounge e uma vistosa piscina. Dessa forma, o Camp Sarika é um reduto de meditação instalado num dos climas mais graves do planeta.
O Parque Nacional Staircase faz parte de um grande planalto que cobre Utah, Colorado, Novo México e o Arizona. A região é famosa por seu clima seco, quente e — principalmente — pelas suas misteriosas formações rochosas. Bem próximo do Camp Sarika, está o Monumento Nacional Escalante.
O Camp Sarika também fica próximo de outros grandes parques nacionais conhecidos. Entre eles, os parques de Bryce Canyon, Zion e Grand Canyon.
A rede Aman Resorts já é conhecida internacionalmente por oferecer hospedagens em locais exóticos. Por isso é possível encontrar hotéis da rede em locais exóticos como Butão, Laos e Sri Lanka. Seus projetos sempre encontram harmonia entre posições afastadas de grandes centros e uma generosa oferta de serviços.
O Camp Sarika contou com investimentos do grupo americano Canyon Equity. Já o projeto foi conduzido pela equipe da Luxury Frontiers. A empresa de design e arquitetura tem sede nas cidades de São Francisco e Joanesburgo.
O design da Luxury Frontiers é uma homenagem ao cenário. A equipe procurou encontrar meios, através da arquitetura, de sequestrar os sentidos dos hóspedes e direcioná-los para a paisagem. Assim, a experiência do deserto não é amenizada pelo conforto, mas estimulada.
As amplas janelas e saídas dos pavilhões foram direcionadas para a paisagem. É possível observar o pôr-do-sol desértico em uma posição privilegiada.
Cada um dos pavilhões dispõe de uma piscina de mergulho aquecida, uma varanda mobiliada com espreguiçadeiras e móveis rústicos ao redor de uma fogueira. A cobertura da varanda flui através de uma extensão da lona que forma o pavilhão.
Na membrana das lonas é utilizado o cloreto de polivinila (PVC). O resultado é um material atraente, leve e durável. O material é reciclável, o que reduz o impacto ambiental do projeto.
Além da elegante área externa, o interior da tenda oferece conforto e independência. Há pavilhões com uma e com duas camas. Em todos eles, há uma sala de estar, área de refeições e bar.
Ao contrário dos interiores do Amangiri, o design do Camp Sarika não tem predomínio de pedra e aço enegrecido. Numa linha mais orgânica, usa madeira em tons mais claros. São linhas simples e esquemas de cores naturais.
A mobília tem origem em artesãos locais. A seleção das peças acompanha a transição dos espaços e estimula a sensação de acampamento: mesas de nogueira personalizadas e cadeiras de campanha. Na lateral da mesa, bolsas laterais de couro, icônica no campismo (para guardar mapas e informativos).
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Grandes janelas e portas de vidro, todas feitas com madeira de abeto-de-douglas, reforçam o impacto visual da paisagem. Por fim, a iluminação foi planejada para causar o mínimo de poluição luminosa. Assim os hóspedes podem vislumbrar, sem obstáculos, o céu estrelado do deserto.
O Camp Sarika e o Amangiri fazem parte de uma reserva particular da Aman. A reserva tem aproximadamente 600 acres de área selvagem. Dentro e fora deste perímetro, a Aman oferece diversas atrações de eco-turismo aos hóspedes.
Entre essas diversas atrações, que envolvem desde passeios de botes sobre as corredeiras ou balões sobrevoando as montanhas, está o carro chefe da região: o alpinismo.
A rede Aman instalou diversos suportes diretamente sobre a rocha, permitindo escalada até grandes alturas. Chamada de Via Ferrata, essa “trilha” sobre o topo de grandes rochas tem destaque mundial.
Um dos trajetos da Via Ferrata passa pela recém-lançada escadaria de Cave Peak, instalada há mais de 122 metros de altura.
Mas se você não é atraído por aventuras com tanta adrenalina, o quase silencioso deserto permite uma experiência transcendental. Acenda a fogueira e escute a vibração das montanhas.
O Camp Sarika foi desenvolvido como um refúgio. É uma experiência de escapismo e solitude. É o lugar perfeito se você está em busca de privacidade, aventura e conforto.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site oficial
Travel+Leisure
Archello
Forbes
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…