Você sabe como usar o Google Maps para viagens? Esse aplicativo popular pode ser muito útil na hora de escolher quais pontos turísticos visitar, para criar roteiros otimizados e para traçar o melhor trajeto entre cada atração.
Além disso, com essa plataforma, você consegue encontrar com facilidade restaurantes, cafeterias e outros tipos de comércios próximos ao local que você vai visitar, e ainda pode escolher em qual estabelecimento ir com base nas avaliações dos outros usuários.
O Maps ainda pode contribuir para deixar a sua viagem mais segura e ajudar você a não perder o horário de nenhuma atração. Portanto, se você deseja fazer um itinerário otimizado, continue a leitura para saber como planejar viagens com o Google Maps.
Leia também:
O Google Maps é um aplicativo gratuito, com mais de dois bilhões de usuários, que mapeia mais de 220 países e territórios, e ainda conta com recursos de inteligência artificial para otimizar as pesquisas e facilitar a montagem de roteiros.
Você também pode elaborar um itinerário diretamente no aplicativo, criando uma lista e salvando os pontos turísticos de um determinado destino. Para facilitar o seu deslocamento durante a viagem, é possível checar qual é a distância entre cada ponto e quais são os melhores meios de transporte para acessar essas localidades.
Se mesmo após conhecer esses benefícios, você ainda não ficou convencido de usar o Google Maps para viagens, confira a seguir outras vantagens que o aplicativo oferece:
Leia também:
Desbravar um novo destino pode ser algo desafiador. No entanto, é possível deixar essa tarefa mais simples utilizando alguns recursos desse aplicativo que facilitam a roteirização dos passeios. Sendo assim, veja abaixo quais são esses recursos do Google Maps para viagens e saiba como eles podem contribuir com o seu planejamento.
Caso você queira visitar muitos lugares com propostas diferentes, como museus, parques e lojas de design, crie listas personalizadas para cada uma dessas categorias. Assim, vai ficar muito mais fácil organizar os seus passeios. Para criar a lista, siga os seguintes passos:
Aproveite também para deixar marcado no mapa cada um dos seus pontos de interesse, para que você possa saber exatamente em qual parte da cidade cada um deles está e, assim, dividir os passeios por cada dia de viagem, com base nas localizações deles.
A visualização imersiva é o recurso perfeito para quem deseja ver detalhadamente o lugar que deseja conhecer. Ele permite que o usuário percorra o interior do estabelecimento pelo celular, a partir de imagens realistas construídas com uma técnica de inteligência artificial que oferece a possibilidade de visualização em 3D.
Já as fotos de usuários também são muito úteis na hora de avaliar um estabelecimento, além de mostrarem um determinado lugar de diferentes pontos de vista.
Para não correr o risco de chegar em uma atração que você sempre sonhou em conhecer e encontrá-la fechada, use o Maps para verificar o horário de funcionamento daquele estabelecimento.
Além disso, esse recurso também mostra qual é o horário de pico de cada estabelecimento, assim, será possível programar a visita para um período mais tranquilo. Portanto, crie o seu roteiro com base no horário de funcionamento de cada atração.
Criar um itinerário usando o Google Maps para viagens é uma excelente forma de deixar a sua viagem mais organizada e também de garantir que você não vai esquecer de visitar nenhum ponto turístico enquanto estiver no destino. Portanto, veja abaixo um passo a passo de como fazer esse planejamento.
Primeiro, é necessário escolher as atrações que você deseja visitar no destino, como museus, edifícios históricos e teatros. Aqui no Dona Arquiteta, você encontra inúmeras dicas de roteiros para diferentes partes do mundo.
Vá até a aba de pesquisa do nosso site, digite o nome da cidade que você vai visitar e confira todas as nossas sugestões de passeio para aquela localidade.
No Google Maps para viagens, você também pode fazer algumas buscas de atrações específicas para criar esse itinerário, como:
Após definir quais lugares você vai visitar, vá até o Google My Maps e clique em “Criar novo mapa”. Então, insira os nomes dos seus pontos de interesse e clique em “Add to map”. Caso você queira mais informações sobre aquele lugar, basta escolher a opção “Ver no Google Maps”.
Dessa forma, você será direcionado ao Maps e poderá conferir as fotos do lugar e as opiniões dos frequentadores, para saber se aquele local realmente é do seu interesse.
Após decidir se realmente vai querer conhecer aquele ponto, clique em salvar e insira algumas informações úteis sobre os pontos que você deseja visitar, como horário de funcionamento.
Para deixar o seu mapa mais organizado, use marcadores personalizados para diferenciar cada atração. A melhor forma de fazer isso é usando um código de cores, por exemplo:
Organize os pontos de interesse de acordo com a localização ou por tema, uma opção interessante para quem vai visitar uma cidade pequena.
Trace as rotas que você deverá percorrer para chegar em cada atração. O mapa feito no My Maps é salvo automaticamente no drive e pode ser aberto diretamente no Google Maps para viagens.
Além das ferramentas apresentadas anteriormente, existem outros recursos nesse aplicativo que podem otimizar o planejamento da viagem e facilitar o seu deslocamento no destino. Confira a seguir quais são eles.
Para facilitar o deslocamento, adicione camadas personalizadas no seu mapa, as que estão disponíveis no aplicativo são:
Já os filtros são muito úteis na hora de escolher os pontos turísticos e estabelecimentos como restaurantes e cafeterias. Nesse caso, você pode filtrar por:
Já pensou se, durante um passeio em outra cidade ou país, você fica sem dados móveis e não consegue mais acessar o seu mapa para se deslocar? Com o Google Maps para viagens, é possível evitar esse problema fazendo download do mapa e usando-o no modo offline da mesma maneira, já que o GPS vai continuar funcionando.
Criar um itinerário e encontrar pontos de interesse com o Google Maps para viagens é muito simples e rápido. Além disso, com os recursos e os filtros desse aplicativo, fica muito mais fácil avaliar os estabelecimentos e escolher as melhores atrações para você visitar.
Para a sua viagem ser ainda mais incrível, confira no site da Dona Arquiteta as nossas sugestões de passeios, restaurantes e hospedagem para o seu destino, crie um roteiro cultural, artístico e arquitetônico com as melhores atrações daquela cidade e deixe a sua viagem ainda mais especial. E para não perder nenhuma dica de itinerários e outras novidades, aproveite para seguir o nosso perfil nas redes sociais.
Leia mais
referências
Como conhecer Paraty se hospedando em pousadas incríveis e históricas Este blogpost foi escrito por humanos…
Conheça as melhores opções para você se hospedar em um ryokan Este blogpost foi escrito inteiramente…
Venha conferir tudo o que precisa saber sobre o festival da luz espalhado pelo mundo…
Confira nossa seleção para encontrar o hotel na Cidade do México que melhor se encaixa…
Confira aqui nossas dicas de hotéis em Montreal Este blogpost foi escrito por humanos e não…
Confira lugares incríveis que foram erguidos com alguns dos melhores design de hotéis no Rio…