Sem categoria

Satélites da cidade eterna: confira as melhores cidades perto de Roma para visitar

Avalie esta matéria

Veja as melhores opções para se conhecer cidades maravilhosas perto de Roma

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Roma é uma das cidades mais famosas da Itália e tem um legado histórico incomparável. Afinal, quem não deseja conhecer suas ruínas antigas, monumentos icônicos e arte renascentista?

O que não faltam são destinos fascinantes nos arredores que proporcionam grandes experiências culturais e gastronômicas. O melhor de tudo: essas cidades são extremamente acessíveis para você realizar em um bate e volta ou como parte do seu itinerário. Se você está planejando sua viagem para Roma, não pode perder essas dicas que o Dona Arquiteta preparou. 

Coliseu, Roma | Foto: Pierre Antona na Unsplash (reprodução)

Dicas para fazer um bate e volta nas cidades perto de Roma

A ideia de fazer um bate e volta pode animar muitos turistas, e podemos afirmar que compensa aproveitar uma viagem para conhecer novos lugares. Entretanto, nós recomendamos que você planeje com antecedência todos os lugares que pretende visitarnão queremos que sua viagem se torne um pesadelo

A primeira coisa que recomendamos é: se você está hospedado em Roma e deseja visitar cidades vizinhas, escolha um hotel localizado próximo ao meio de transporte que vai utilizar.

A segunda dica é calcular seu tempo no deslocamento de uma cidade para outra. É imprescindível que você sempre tenha em mente o objetivo da sua viagem, isso ajuda a tomar as melhores decisões para um planejamento pessoal e individual

Se o seu desejo é economizar, então uma boa opção pode ser o trem pinga-pinga. Apesar da economia, você pode levar mais tempo que o normal para chegar no seu destino. Agora, se prefere investir mais para ter uma viagem mais rápida, pode comprar uma passagem de trem de alta velocidade.

Outro ponto importante é ter em mente quanto tempo ficará na cidade. Se você deseja passar mais de um dia, então é preciso procurar acomodações estratégicas na nova região também. Agora, se seu objetivo é apenas conhecer, voltando no mesmo dia para Roma, não há necessidade de gastar com mais uma hospedagem. 

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Cidades perto de Roma

Nápoles

Praça do Plebiscito | Foto: Yahya Momtaz na Unsplash (reprodução)

Nossa primeira cidade é Nápoles, que fica 225 km de Roma, aproximadamente 1 hora e 15 minutos de trem. Nápoles é conhecida por sua energia, gastronomia famosa (aquela que você vê nos filmes e séries quando o assunto é comida italiana), além de ser o berço da pizza e uma das cidades mais autênticas do sul da Itália

O centro histórico de Nápoles é um Patrimônio Mundial da UNESCO, com ruas estreitas, igrejas barrocas e mercados que te fazem mergulhar na cultura local. Um passeio pela cidade não seria completo sem uma visita ao Museu Arqueológico Nacional, onde estão preservados muitos dos tesouros de Pompeia e Herculano, incluindo mosaicos e esculturas.

A gente sabe que Nápoles é muito famosa pela sua gastronomia, mas não se engane, a culinária vai muito além da pizza. Pratos como a pasta alla Genovese e sfogliatelle, um doce em camadas, são obrigatórios para os amantes da cozinha italiana. 

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Onde ficar em Nápoles

Acomodação do Hotel Santa Brigida | Foto: Booking (reprodução)

Se você for passar mais de um dia em Nápoles, uma excelente opção é o Hotel Santa Brigida. Ele fica localizado a duzentos metros do centro histórico da cidade, Castel Nuovo. Uma das características mais marcantes no hotel é a originalidade dos quartos.

Onde fica: Via Santa Brigida, nº 6 —  Plebiscito.
Preço: a partir de US$ 130,85*.

Acessibilidade: Rotas e acomodações equipadas para acessibilidade.
Verifique a disponibilidade aqui.

Tivoli

Villa d’Este | Foto: at na Unsplash (reprodução)

Tivoli é uma cidade extremamente perto de Roma (apenas 30 km de distância). Você pode visitar a cidade tanto de carro, quanto de trem, e o trajeto não leva mais de 1 hora. Nós a recomendamos para quem adora um mergulho na história e em belezas naturais.

A cidade é a casa dos dois maiores tesouros arquitetônicos da Itália: Villa Adriana e Villa d’Este.

A Villa Adriana é uma antiga residência imperial, do século II, construída pelo imperador Adriano. Ela foi construída para ser uma espécie de retiro para Adriano. Já a Villa d’Este é uma obra-prima renascentista, famosa por seus jardins exuberantes e fontes que impressionam pela beleza e complexidade. Se você está em busca de uma combinação de história, arte e tranquilidade, Tivoli oferece uma pausa da agitação de Roma.

PUBLICIDADEFIM DA PUBLICIDADE

Orvieto

Catedral de Orvieto | Foto: Danijel Škabić na Unsplash (reprodução)

Outra recomendação de cidades perto de Roma é Orvieto, uma cidade medieval no topo da colina, cerca de 120 km da capital italiana e leva em média 1 hora e 30 minutos de trem para chegar. Orvieto oferece uma das mais impressionantes catedrais góticas da Itália, o Duomo di Orvieto, cujas fachadas detalhadas contam histórias bíblicas através de mosaicos e esculturas. 

Além disso, a cidade guarda segredos subterrâneos, com uma vasta rede de túneis que datam da época etrusca, proporcionando uma viagem ao passado. Se você é um amante de vinho, Orvieto é uma escolha perfeita, pois conta com sua própria produção de vinhos brancos. Aproveitar um copo de vinho local enquanto aprecia a vista do vale circundante, com certeza é uma recomendação da nossa equipe do Dona Arquiteta. 

Se você está gostando do nosso post sobre cidades pertos de Roma, talvez se interesse por:

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Assis

Basílica de São Francisco de Assis | Foto: Gabriella Clare Marino na Unsplash (reprodução)

Essa recomendação é a mais distante de Roma do nosso post, mas com certeza merece sua atenção, principalmente se você tem interesse na história da Igreja Católica. Assis é sinônimo de espiritualidade, pois é o local de nascimento de São Francisco, um dos santos mais reverenciados da Igreja Católica. 

A cidade fica 180 km de Roma, aproximadamente 2 horas e 30 minutos de trem. Ela atrai peregrinos de todo o mundo, principalmente para visitar a Basílica de São Francisco, que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. A Basílica abriga uma das mais importantes coleções de afrescos, uma técnica de pintura, medieval da Itália. Assis oferece uma mistura única de devoção, arte e história.

A tranquilidade da cidade e a beleza de seus arredores fazem de Assis um destino ideal para aqueles que buscam uma experiência contemplativa.

Está planejando sua viagem para Itália? Vem conferir as dicas que o Dona Arquiteta preparou para você:

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Ostia Antica

Ostia Antica | Foto: Evgeniy Markov na Unsplash (reprodução)

Diferentemente de Assis, Ostia Antica é uma cidade bem perto de Roma, apenas 30 km e trinta minutos de trem. Se você deseja explorar um sítio arqueológico sem grande tumulto, Ostia Antica é uma excelente escolha.

Antiga cidade portuária de Roma, Ostia é (incrivelmente) bem preservada, oferecendo visão detalhada da vida cotidiana dos romanos antigos

Caminhar pelas ruas pavimentadas, visitando as casas e os banhos públicos, traz uma sensação autêntica de como era a vida há mais de dois mil anos. É uma ótima opção para um passeio cultural e histórico próximo de Roma, ideal para quem tem pouco tempo, mas deseja uma imersão na história antiga.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Castel Gandolfo

Lago Albano | Foto: Marco Faccini na Unsplash (reprodução)

Conhecida como a residência de verão dos papas, Castel Gandolfo oferece vistas panorâmicas deslumbrantes sobre o Lago Albano. Esta pequena cidade, situada na região dos Castelli Romani, fica ainda mais próxima de Roma, apenas 25 km e quarenta minutos de trem

É mais uma opção de refúgio para quem busca tranquilidade. Os jardins do Palácio Papal, que podem ser visitados, são um convite à serenidade. Castel Gandolfo é o destino ideal para escapar da agitação e apreciar a beleza natural.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Perugia

Perugia é uma das cidades mais famosas da Itália e capital da região da Úmbria. Fica um pouco distante de Roma, 160 km e duas horas de trem, mas se podemos dar uma dica: vale muito a pena sua visita. 

Perugia também é uma cidade medieval conhecida por seus festivais culturais, como o Umbria Jazz e o Eurochocolate, que atraem turistas do mundo todo. Então, se procura um destino sem muita agitação, não é o lugar ideal. Além da rica oferta cultural, Perugia é famosa por sua arquitetura histórica

PUBLICIDADEFIM DA PUBLICIDADE

Onde ficar em Perugia

Fachada do Castello di Monterone | Foto: Booking (reprodução)

Por ser uma cidade não tão próxima de Roma, nós aconselhamos que você reserve de dois a três dias para conhecer as principais atrações de Perugia. Para isso, recomendamos que você se hospede no Castello di Monterone, um castelo medieval restaurado e que oferece a oportunidade de viver a história de uma forma única. O hotel possui uma vista para o vale de Assis e Perúgia, além de ter documentos que provam sua existência desde o século XIII.

Onde fica: Via Santa Brigida, nº 6 —  Plebiscito.
Preço: a partir de US$ 276,23*.

Acessibilidade: Rotas e acomodações equipadas para acessibilidade.
Verifique a disponibilidade aqui.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Cada uma das cidades que separamos para fazer este post possui um charme singular e características que complementam a experiência de uma viagem à capital italiana. Seja pela história antiga, arquitetura impressionante, gastronomia ou espiritualidade. Ao planejar sua próxima viagem à Itália, considere incluir algumas dessas jóias próximas de Roma em seu itinerário.

Você gostou do nosso conteúdo de hoje?

Constantemente temos publicados dicas e informações sobre hotéis e viagens.

São centenas de destinos e dicas para quem tem paixão tanto para conhecer o mundo, quanto para conhecer os melhores designs. Você pode conferir todos os nossos conteúdos aqui no Blog e acompanhar as novidades pelas nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Conheça nosso conteúdo sobre onde ficar em Porto.

O que fazer em Roma.

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Rayssa Cunha

Rayssa Cunha é uma estudante de Letras apaixonada por culturas, esportes e livros. Adora conhecer pontos turísticos e comidas típicas. Ama a língua portuguesa e escrever é sua paixão.

Postagens recentes

Travessia dos Lagos Andinos: um guia completo

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 dias atrás

Restaurantes de Viena: como aproveitar a capital austríaca quando o assunto é gastronomia?

Confira nossa lista com os restaurantes onde comer comer junto aos melhores ambientes de Viena…

5 dias atrás

Veja essa seleção de cidades incríveis na Tailândia para você ficar

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

7 dias atrás

Verão na Suíça: o que fazer entre a natureza e cultura do país

Confira as melhores opções para aproveitar o verão na Suíça Este blogpost foi escrito inteiramente por…

2 semanas atrás

Lua de mel em Portugal: 7 destinos românticos

Confira nossas dicas de como aproveitar uma boa viagem de lua de Mel em Portugal…

2 semanas atrás

O que fazer em Bariloche no verão? Aventuras, Natureza e Cultura.

Sim, Bariloche é maravilhosa no verão. E vamos te explicar os motivos. Este blogpost foi escrito…

2 semanas atrás