Veja as melhores opções para se conhecer cidades maravilhosas perto de Roma
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Roma é uma das cidades mais famosas da Itália e tem um legado histórico incomparável. Afinal, quem não deseja conhecer suas ruínas antigas, monumentos icônicos e arte renascentista?
O que não faltam são destinos fascinantes nos arredores que proporcionam grandes experiências culturais e gastronômicas. O melhor de tudo: essas cidades são extremamente acessíveis para você realizar em um bate e volta ou como parte do seu itinerário. Se você está planejando sua viagem para Roma, não pode perder essas dicas que o Dona Arquiteta preparou.
A ideia de fazer um bate e volta pode animar muitos turistas, e podemos afirmar que compensa aproveitar uma viagem para conhecer novos lugares. Entretanto, nós recomendamos que você planeje com antecedência todos os lugares que pretende visitar — não queremos que sua viagem se torne um pesadelo
A primeira coisa que recomendamos é: se você está hospedado em Roma e deseja visitar cidades vizinhas, escolha um hotel localizado próximo ao meio de transporte que vai utilizar.
A segunda dica é calcular seu tempo no deslocamento de uma cidade para outra. É imprescindível que você sempre tenha em mente o objetivo da sua viagem, isso ajuda a tomar as melhores decisões para um planejamento pessoal e individual.
Se o seu desejo é economizar, então uma boa opção pode ser o trem pinga-pinga. Apesar da economia, você pode levar mais tempo que o normal para chegar no seu destino. Agora, se prefere investir mais para ter uma viagem mais rápida, pode comprar uma passagem de trem de alta velocidade.
Outro ponto importante é ter em mente quanto tempo ficará na cidade. Se você deseja passar mais de um dia, então é preciso procurar acomodações estratégicas na nova região também. Agora, se seu objetivo é apenas conhecer, voltando no mesmo dia para Roma, não há necessidade de gastar com mais uma hospedagem.
Nossa primeira cidade é Nápoles, que fica 225 km de Roma, aproximadamente 1 hora e 15 minutos de trem. Nápoles é conhecida por sua energia, gastronomia famosa (aquela que você vê nos filmes e séries quando o assunto é comida italiana), além de ser o berço da pizza e uma das cidades mais autênticas do sul da Itália.
O centro histórico de Nápoles é um Patrimônio Mundial da UNESCO, com ruas estreitas, igrejas barrocas e mercados que te fazem mergulhar na cultura local. Um passeio pela cidade não seria completo sem uma visita ao Museu Arqueológico Nacional, onde estão preservados muitos dos tesouros de Pompeia e Herculano, incluindo mosaicos e esculturas.
A gente sabe que Nápoles é muito famosa pela sua gastronomia, mas não se engane, a culinária vai muito além da pizza. Pratos como a pasta alla Genovese e sfogliatelle, um doce em camadas, são obrigatórios para os amantes da cozinha italiana.
Se você for passar mais de um dia em Nápoles, uma excelente opção é o Hotel Santa Brigida. Ele fica localizado a duzentos metros do centro histórico da cidade, Castel Nuovo. Uma das características mais marcantes no hotel é a originalidade dos quartos.
Onde fica: Via Santa Brigida, nº 6 — Plebiscito.
Preço: a partir de US$ 130,85*.
Acessibilidade: Rotas e acomodações equipadas para acessibilidade.
Verifique a disponibilidade aqui.
Tivoli é uma cidade extremamente perto de Roma (apenas 30 km de distância). Você pode visitar a cidade tanto de carro, quanto de trem, e o trajeto não leva mais de 1 hora. Nós a recomendamos para quem adora um mergulho na história e em belezas naturais.
A cidade é a casa dos dois maiores tesouros arquitetônicos da Itália: Villa Adriana e Villa d’Este.
A Villa Adriana é uma antiga residência imperial, do século II, construída pelo imperador Adriano. Ela foi construída para ser uma espécie de retiro para Adriano. Já a Villa d’Este é uma obra-prima renascentista, famosa por seus jardins exuberantes e fontes que impressionam pela beleza e complexidade. Se você está em busca de uma combinação de história, arte e tranquilidade, Tivoli oferece uma pausa da agitação de Roma.
Outra recomendação de cidades perto de Roma é Orvieto, uma cidade medieval no topo da colina, cerca de 120 km da capital italiana e leva em média 1 hora e 30 minutos de trem para chegar. Orvieto oferece uma das mais impressionantes catedrais góticas da Itália, o Duomo di Orvieto, cujas fachadas detalhadas contam histórias bíblicas através de mosaicos e esculturas.
Além disso, a cidade guarda segredos subterrâneos, com uma vasta rede de túneis que datam da época etrusca, proporcionando uma viagem ao passado. Se você é um amante de vinho, Orvieto é uma escolha perfeita, pois conta com sua própria produção de vinhos brancos. Aproveitar um copo de vinho local enquanto aprecia a vista do vale circundante, com certeza é uma recomendação da nossa equipe do Dona Arquiteta.
Se você está gostando do nosso post sobre cidades pertos de Roma, talvez se interesse por:
Essa recomendação é a mais distante de Roma do nosso post, mas com certeza merece sua atenção, principalmente se você tem interesse na história da Igreja Católica. Assis é sinônimo de espiritualidade, pois é o local de nascimento de São Francisco, um dos santos mais reverenciados da Igreja Católica.
A cidade fica 180 km de Roma, aproximadamente 2 horas e 30 minutos de trem. Ela atrai peregrinos de todo o mundo, principalmente para visitar a Basílica de São Francisco, que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. A Basílica abriga uma das mais importantes coleções de afrescos, uma técnica de pintura, medieval da Itália. Assis oferece uma mistura única de devoção, arte e história.
A tranquilidade da cidade e a beleza de seus arredores fazem de Assis um destino ideal para aqueles que buscam uma experiência contemplativa.
Está planejando sua viagem para Itália? Vem conferir as dicas que o Dona Arquiteta preparou para você:
Diferentemente de Assis, Ostia Antica é uma cidade bem perto de Roma, apenas 30 km e trinta minutos de trem. Se você deseja explorar um sítio arqueológico sem grande tumulto, Ostia Antica é uma excelente escolha.
Antiga cidade portuária de Roma, Ostia é (incrivelmente) bem preservada, oferecendo visão detalhada da vida cotidiana dos romanos antigos.
Caminhar pelas ruas pavimentadas, visitando as casas e os banhos públicos, traz uma sensação autêntica de como era a vida há mais de dois mil anos. É uma ótima opção para um passeio cultural e histórico próximo de Roma, ideal para quem tem pouco tempo, mas deseja uma imersão na história antiga.
Conhecida como a residência de verão dos papas, Castel Gandolfo oferece vistas panorâmicas deslumbrantes sobre o Lago Albano. Esta pequena cidade, situada na região dos Castelli Romani, fica ainda mais próxima de Roma, apenas 25 km e quarenta minutos de trem.
É mais uma opção de refúgio para quem busca tranquilidade. Os jardins do Palácio Papal, que podem ser visitados, são um convite à serenidade. Castel Gandolfo é o destino ideal para escapar da agitação e apreciar a beleza natural.
Perugia é uma das cidades mais famosas da Itália e capital da região da Úmbria. Fica um pouco distante de Roma, 160 km e duas horas de trem, mas se podemos dar uma dica: vale muito a pena sua visita.
Perugia também é uma cidade medieval conhecida por seus festivais culturais, como o Umbria Jazz e o Eurochocolate, que atraem turistas do mundo todo. Então, se procura um destino sem muita agitação, não é o lugar ideal. Além da rica oferta cultural, Perugia é famosa por sua arquitetura histórica.
Por ser uma cidade não tão próxima de Roma, nós aconselhamos que você reserve de dois a três dias para conhecer as principais atrações de Perugia. Para isso, recomendamos que você se hospede no Castello di Monterone, um castelo medieval restaurado e que oferece a oportunidade de viver a história de uma forma única. O hotel possui uma vista para o vale de Assis e Perúgia, além de ter documentos que provam sua existência desde o século XIII.
Onde fica: Via Santa Brigida, nº 6 — Plebiscito.
Preço: a partir de US$ 276,23*.
Acessibilidade: Rotas e acomodações equipadas para acessibilidade.
Verifique a disponibilidade aqui.
Cada uma das cidades que separamos para fazer este post possui um charme singular e características que complementam a experiência de uma viagem à capital italiana. Seja pela história antiga, arquitetura impressionante, gastronomia ou espiritualidade. Ao planejar sua próxima viagem à Itália, considere incluir algumas dessas jóias próximas de Roma em seu itinerário.
Constantemente temos publicados dicas e informações sobre hotéis e viagens.
São centenas de destinos e dicas para quem tem paixão tanto para conhecer o mundo, quanto para conhecer os melhores designs. Você pode conferir todos os nossos conteúdos aqui no Blog e acompanhar as novidades pelas nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Conheça nosso conteúdo sobre onde ficar em Porto.
O que fazer em Roma.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Foto destacada – Chris Czermak na Unsplash
the new york times
Telegraph
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira nossa lista com os restaurantes onde comer comer junto aos melhores ambientes de Viena…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores opções para aproveitar o verão na Suíça Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira nossas dicas de como aproveitar uma boa viagem de lua de Mel em Portugal…
Sim, Bariloche é maravilhosa no verão. E vamos te explicar os motivos. Este blogpost foi escrito…