Dicas de Roteiros

Cruzeiros para o Egito: uma viagem pelos mistérios do rio Nilo

Avalie esta matéria

O Egito é um dos berços da nossa civilização. É país cheio de mistérios, com cultura muito diferente da brasileira e com paisagens belíssimas. Uma das melhores formas de desbravar essa nação, é fazendo um cruzeiro para o Egito. 

Com um cruzeiro para o Egito, você desce direto em cidades turísticas, pirâmides, templos e estátuas milenares. E, maioria das visitas, acompanhado de guias profissionais.

Descubra comigo como desbravar o Egito através de cruzeiros. Neste conteúdo, indicamos

  • os melhores cruzeiros;
  • as principais cidades visitadas;
  • as vantagens de conhecê-las direto de um navio
  • e como escolher o cruzeiro ideal para você.

Tudo é claro, com o olhar da nossa equipe.

Por que fazer um cruzeiro para o Egito?

Área externa do MS Farah I Foto: Avalon Waterways (reprodução)

Um cruzeiro de luxo é como um hotel boutique flutuante onde não há espaço para o tédio. Além dessas embarcações contarem com acomodações elegantes e aconchegantes, elas ainda oferecem uma enorme variedade de atrações para os hóspedes que já estão inclusas no pacote, como:

  • Piscinas;
  • Restaurantes;
  • Festas;
  • Lojas;
  • Espaços para massagem.

As atrações podem variar um pouco de acordo com cada empresa, sendo assim, é preciso avaliar esse fator antes de escolher um navio para fazer a sua viagem. Outra vantagem de viajar em um cruzeiro é que essas embarcações param em algumas cidades turísticas.

Cruzeiro visto de cima I Foto: Nestor Pool (reprodução)

Sendo assim, você pode sair do cruzeiro e conhecer os principais monumentos, templos e pontos turísticos de cada cidade que está na rota da embarcação, e depois voltar para o conforto da sua embarcação e rumar para outro destino de uma maneira prática e confortável.

Um dos benefícios de percorrer o Egito a bordo de um cruzeiro é que, dessa forma, você vai conseguir conhecer algumas das principais cidades do país de uma maneira muito mais prática, sem ter que comprar várias passagens ou sem precisar organizar transportes terrestres para chegar nessas localidades. Isso porque você estará a bordo de uma embarcação luxuosa e cheia de atrações. 

Confira a seguir duas opções de cruzeiros para o Egito e escolha a que gostar mais para embarcar e desbravar os mistérios desse país. 

Avalon Waterways

Acomodação do MS Farah I Foto: Avalon Waterways (reprodução)

O Farah é o navio da Avalon Waterways que faz o percurso pelo rio Nilo. O termo Farah, em árabe, significa felicidade, e é exatamente isso que as pessoas sentem ao embarcar nesse cruzeiro para o Egito.

Os navios Farah foram pensados para oferecer o máximo de luxo e conforto para os seus hóspedes. A embarcação possui 60 cabines deluxe e duas Royal Suites. Todas as acomodações são decoradas de uma forma elegante e aconchegante, e possuem grandes janelas que oferecem uma visão privilegiada da paisagem egípcia. 

Algumas das atrações e comodidades oferecidas por esse cruzeiro são:

  • Aula de culinária egípcia;
  • Restaurante;
  • Bar;
  • Piscina;
  • Jacuzzi;
  • Área com telescópio;
  • Ginásio;
  • Sauna;
  • Lojas;
  • Salão de Beleza;
  • Ginásio;
  • Spa.

Viking River Cruises

Navio do Viking River Cruises I Foto: Viking River Cruises (reprodução)

Outra empresa que também faz cruzeiros para o Egito é a Viking River Cruises. As embarcações dessa companhia foram decoradas seguindo o estilo escandinávo, portanto, os espaços dos navios são mais minimalistas e conseguem aproveitar muito bem a iluminação natural.

Esse cruzeiro pode agradar bastante aqueles que prezam pela privacidade, já que ele só acomoda 82 pessoas. Essa embarcação possui quatro tipos de suítes, sendo que a mais exclusiva é a Explorer Suite, que tem 50 metros quadrados, que conta com um quarto aconchegante, uma sala de estar luxuosa e uma ampla varanda. 

Algumas das principais atrações e comodidades que esse cruzeiro oferece são:

  • Restaurante com janelas panorâmicas.
  • Piscina;
  • Jacuzzi;
  • Deck com vista de 360º;
  • Bar;
  • Restaurante com janelas panorâmicas.

Cidades mais famosas nas rotas de cruzeiros pelo Egito

Os cruzeiros que percorrem o rio Nilo costumam fazer rotas parecidas, sendo assim, confira a seguir algumas das principais cidades que aparecem nos itinerários dessas embarcações e descubra algumas maravilhas que elas abrigam. 

Cairo

Pirâmides de Gizé I Foto: Simons Berg (reprodução)

Cairo é a capital do Egito, por isso, a maioria dos cruzeiros que percorrem o Nilo partem dessa cidade. Nesse município, você vai encontrar construções milenares e que até hoje muita gente tem dúvidas de como foram erguidas. 

Algumas dessas construções são as Pirâmides de Gizé, que ficam a aproximadamente 10 km do centro da capital egípcia. Além das pirâmides, esse local também abriga a Grande Esfinge e a Tumba da Rainha Khentkaus I.

Outro lugar que precisa ser visitado por todos que vão ao Egito é o Museu Egípcio, que possui mais de 130 mil itens em exposição, incluindo múmias, papiros e a máscara de Tutankhamon. Além disso, aproveite a sua estadia em Cairo para visitar alguns dos mercados e bazares da cidade. 

Luxor

Templo de Luxor I Foto: Artem Bryzgalov (reprodução)

Uma das cidades que sempre está nas rotas dos cruzeiros para o Egito é Luxor, que fica a 214 km de Cairo. Esse município, que é considerado um museu a céu aberto, já foi chamado de Tebas e era a capital do Alto Egito durante o Novo Império egípcio, que ocorreu entre 1580 a 525 a.C.

O principal templo de Luxor é o Karnak, o antigo centro religioso de Tebas, no qual ocorriam muitas cerimônias de adoração aos deuses. Todos os faraós que reinaram em Tebas contribuíram de alguma forma com a construção do Karnak.

Nessa cidade há também o Templo de Luxor, que fica em uma das margens do rio Nilo. A construção tem 260 metros de largura e é dedicada a Amon, o deus do vento. Ela foi erguida entre 1400 a 1000 a.C.

A construção do Templo de Luxor é grandiosa. Na entrada, há grandes estátuas que guardam o local. No interior do edifício, mais especificamente na sala Hipostilo, há 134 colunas de 16 metros de altura decoradas com elementos da natureza e com símbolos dos deuses egípcios. Portanto, esse templo é, certamente, um dos maiores exemplos do esplendor da arquitetura do Antigo Egito. 

Aswan

Asawan I Foto: Zeyad Goda (reprodução)

Outra cidade que faz parte da rota dos cruzeiros para o Egito é Aswan, com construções milenares que ajudam a contar parte da história da civilização. Um dos pontos mais interessantes dessa cidade é o Philae, um complexo de templos erguido durante a conquista romana, por volta de 31 a.C.

Em Philae, há templos originais do Antigo Egito e também templos que foram convertidos em igrejas de outras religiões. O local é classificado como um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Aswan também é famosa por abrigar o Abul Simbel, um complexo com dois grandes templos esculpidos na rocha. A fachada dessa construção é composta por quatro estátuas de 20 metros de altura cada, o que já ajuda a dar uma dimensão da grandeza desse lugar. 

Kom Ombo

Templo Kom Ombo I Foto: Axp photograph (reprodução)

Kom Ombo é uma cidade à beira do rio Nilo muito conhecida por um templo que leva o seu nome. Esse prédio religioso foi erguido entre 1350 e 180 a.C. Esse local homenageia dois deuses, um deles é Sobek, uma divindade com cabeça de crocodilo e corpo humano. 

Já o outro homenageado é Hórus, também conhecido como o deus falcão. A estrutura da construção é dividida entre essas duas divindades. No espaço há muitos corredores com colunas e paredes com pinturas e relevos

Uma curiosidade é que o Templo Kom Ombo abriga múmias de crocodilos muito bem preservadas, e que você dificilmente vai ter a oportunidade de ver de perto em outro lugar.

Edfu

Templo Edfu I Foto: Axp photograph (reprodução)

Outra cidade que está na rota dos cruzeiros para o Egito é Edfu, que também abriga um templo com o seu nome. Essa construção é dedicada ao deus Hórus, uma das divindades mais cultuadas do Antigo Egito. 

As paredes desse edifício trazem vários desenhos, inscrições e hieróglifos que oferecem informações valiosas da antiguidade. No ano de 391 d.C., o Templo de Edfu foi atacado. Ele permaneceu enterrado debaixo da areia por mais de um milênio, até que, em 1860, começaram os trabalhos para desenterrá-lo.

Além disso, por ter ficado embaixo da terra todo esse tempo, o Templo de Edfu está muito bem preservado. O local é parada obrigatória para quem ama assuntos relacionados ao Antigo Egito. 

Como escolher um cruzeiro para o Egito?

Cruzeiro I Peter Hensen (reprodução)

Antes de escolher um cruzeiro para o Egito, analise bem os itinerários de cada companhia e verifique quanto tempo o navio vai permanecer parado em cada local, para saber se você terá tempo suficiente para visitar as principais atrações da cidade. Analise também a estrutura e as acomodações da embarcação. Dessa forma, você vai conseguir fazer uma viagem incrível e inesquecível. 

Agora que você já sabe como escolher um cruzeiro para o Egito, aproveite para nos seguir no Instagram, para não perder nenhuma dica de viagem da Dona Arquiteta.

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Carolina Martins

Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.

Postagens recentes

De Porto a Lisboa: uma seleção dos melhores e mais elegantes hotéis de Portugal

Confira as melhores opções para se acomodar no nosso post sobre hotéis em portugal Este blogpost…

1 dia atrás

Rooftop em Buenos Aires: conheça os 5 melhores

Uma seleção sobre os melhores terraços / rooftops de Buenos Aires Este blogpost foi escrito inteiramente…

3 dias atrás

Onde ficar em Porto? Bairros e hotéis para se hospedar

Confira nossa seleção de hotéis e bairros para você ficar em Porto e aproveitar sua…

6 dias atrás

Destinos América do Sul: 7 destinos pouco conhecidos

7 destinos pela América do Sul que você precisa conhecer Este blogpost foi escrito por humanos…

1 semana atrás

Os 12 lugares mais bonitos da Itália

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

1 semana atrás

Resort All Inclusive: mais do que hospedagens com tudo incluído

O que é um resort all inclusive? Descubra suas vantagens, desvantagens e nossas escolhas na…

2 semanas atrás