Índice desta matéria
O Denver Art Museum e Clyfford Still Museum, são dois importantes museus vizinhos, localizados em Dever, a Capital do Colorado.
A cidade além de ser o lar destes museus de primeira classe, tem o clima seco e as montanhas rochosas como cenário. Seus 300 dias de sol no ano tornam a experiência de conhece-la ainda mais inesquecível.
DENVER ART MUSEUM
Endereço: West 14th Avenue Parkway, nº 100 — Denver — Estados Unidos
Perfil do instagram: @still_museum
Horários: de quarta à domingo, das 10h às 17h
Confira os tickets.
Este museu eclético inaugurado em 2006 impressiona não somente por sua vasta coleção de obras de arte, mas por ser uma obra-prima da arquitetura.
Desde o edifício que leva a assinatura de Daniel Libeskind, ícone da arquitetura descontrutivista, até as milhares de obras do museu.
O Denver Art Museum é um local obrigatório para os amantes da arte que visitam a cidade. Ele é mundialmente famoso por sua coleção de índios americanos, arte do oeste e suas esculturas ao ar livre.
Há cerca de 70.000 obras de arte no Denver Art Museum, abrangendo eras históricas e modernas de diversos continentes.
O prédio norte do museu conta com uma coleção permanente de arte indígena americana. Há também exposições interessantes de coleções coloniais pré-colombianas e espanholas de pinturas, esculturas, móveis, prata, cerâmica e arte decorativa.
O novo edifício é uma espécie de centro da cidade, unindo o Centro Cívico e formando uma forte ligação com o bairro do triângulo dourado onde ele está implantado.
O projeto não foi concebido como um edifício autónomo, mas como parte de uma composição de espaços públicos. De monumentos e portais, contribuindo para a sinergia entre vizinhos, grandes e íntimos.
Confira o site da galeria para ter informações sobre a exposição temporária recente.
CLYFFORD STILL MUSEUM
Endereço: Bannock Street, nº 1250 — Denver — Estados Unidos
Perfil do instagram: @still_museum
Horários: de quarta à domingo, das 10h às 17h
Confira os tickets.
Considerado um dos mais importantes pintores do século XX, Clyfford Still (1904-1980) esteve entre a primeira geração de artistas expressionistas abstratos.
O Clyfford Still Museum apresenta a história do pintor que dá nome ao museu.
Still em vida estipulou que sua propriedade seria dada totalmente a uma cidade americana disposta a estabelecer um museu permanente dedicado exclusivamente ao seu trabalho. Que garantisse sua sobrevivência para exposição e estudo.
Denver foi a felizarda! A coleção do museu representa 95% da produção ao longo da vida do artista, inclui aproximadamente 3.125 obras criadas entre 1920 e 1980.
O museu foi inaugurado em 2011 e é a mais nova adição ao florescente Distrito de Artes Culturais de Denver, localizado ao lado do Denver Art Museum, no Complexo Cultural do Centro Cívico da cidade.
O prédio de dois andares e 28.500 pés quadrados foi projetado por Brad Cloepfil, da Allied Works Architecture.
As galerias industriais (estilo industrial) e arejadas proporcionam um pano de fundo sereno para as telas de grandes formatos e cores brilhantes do Still. Mas você também verá peças menos conhecidas, como desenhos de papel e cadernos de esboços de Still.
Convidei a arquiteta Natasha Tavolaro, que teve o prazer de viver e estudar em Denver para contar um pouco sobre eles e sua visão da arquitetura.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
DENVER ART MUSEUM E CLYFFORD STILL MUSEUM
“Nas minhas andanças como arquiteta, um dos meus passeios favoritos foi a visita aos arredores do Denver Art Museum e Clyfford Still Museum. O acesso é fácil (pegando o Free MallRide, basta descer na Civic Center Station) e a experiência é sem dúvida, maravilhosa.
Não escrevo isso me referindo somente à arquitetura desconstrutivista de Daniel Libeskind mas pela sensação de andar pelos arredores do museu e me deparar com inúmeras surpresas pelo caminho.
Uma das surpresas ao percorrer os arredores do museu são as esculturas, identificando que o museu de arte não começa dentro do espaço, mas fora. Na cidade, na praça.
É interessante notar como o edifício é implantado, em espaço aberto, em um espaço caótico, com grandes avenidas próximas à ele, com grande fluxo de pessoas e dinâmicas. Refletindo a forma estética escolhida para o museu.
O que, na minha opinião, tornou o lugar tão incrível, foi a somatória de sensações e sentimentos que o conjunto me apresentou.
Não me refiro apenas ao fato de que nenhuma das paredes do museu forma um ângulo de 90 graus com o piso (isso é fantástico, claro!).
Me refiro, sobretudo, às particularidades do conjunto, em como justamente aquela forma caótica me convidou a percorrer e descobrir o espaço, como se a cada passo eu obtivesse uma nova revelação.
É ainda mais fantástico percorrer o museu e identificar que ele se estende acima da avenida West 13th, através de uma passarela coberta que serve como portal.
Tanto internamente, dentro do museu, quanto externamente na cidade, onde a passagem pela passarela demarca uma parte conurbada de uma área mais residencial.
E de repente, não mais que de repente você se depara com um outro museu: silencioso, escondido e arredio atrás das pontas agudas do seu vizinho.
Assim estão o Denver Art Museum e Clyfford Still Museum!
O mais emocionante (a verdadeira arquitetura faz isso com a gente) é sentir na presença desses dois museus distintos como suas características formais refletem na ambiência de seus espaços.
O Clyfford Still Museum é calmo, pequeno, silencioso e intimista, enquanto o Denver Art Museum é escultórico, estrondoso, grande e exibicionista.
A materialidade, forma e implantação no terreno (voltada ao bairro no caso do Clyfford Still e voltada à cidade no Denver Art Museum) refletem o espírito desses edifícios.
Esse sentir não se traduz em palavras ou em fotos. É um sentir peculiar de quem percorre os arredores desse espaço e nunca se esquece, como eu nunca me esquecerei.”
Obviamente Denver tem muito mais para oferecer… Mas daí fica para uma próxima!
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP Bauru.
Mora na região metropolitana de São Paulo. Embora passe grande parte do meu tempo na metrópole paulistana, sua cidade do coração é Denver, lugar que lhe fez entender que a vida vale muito mais a pena quando estamos com os pés no mundo e a mala nas mãos.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Denver art Museum (site)
Clyfford Still Museum (site)
Daniel Libesking
Allied works architecture