Cusco

Cusco

cidade-puma com 3.000 anos de história em camadas. De mercados andinos a festivais do sol, veja por que a UNESCO protege...

1 Matéria Publicada

Cusco é uma cidade peruana que fica a mais de 3 mil metros acima do mar. Mesmo nesta altitude desafiadora, não foram poucas as etnias e nacionalidades que aqui se instalaram ao longo dos séculos.

É justamente por isso que, em uma caminhada pela pacata cidade, você se depara com encontros e desencontros de diferentes estilos de construir e viver. Exemplo disso são os muros de granito e andesito da tradição inca que servem como alicerces para igrejas barrocas e palácios coloniais.

Nessa fluência de registros dos encontros entre povos pré-colombianos e colonizadores espanhóis, a cidade acabou reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial (ainda em 1983). Por isso a cidade mantém preservando parte de sua arquitetura original.

O centro histórico abriga mais de 100 monumentos que narram contam o desenvolvimento cultural dos Andes sul-peruanos. Nas ruelas de pedra do bairro artesanal de San Blas às igrejas erguidas entre os séculos XVI e XVIII, cada estrutura revela técnicas construtivas que mesclam o conhecimento inca de engenharia hidráulica e sísmica com as tradições estéticas europeias.

Festividades como o Inti Raymi em junho, e o Corpus Christi, transformam as ruas em palcos de celebrações. São elas que mantêm vivas as tradições pré-colombianas adaptadas ao calendário católico, enquanto o Mercado de San Pedro — construído em 1925 e hoje com mais de 1.000 barracas — te lança nesse lago profundo da gastronomia e artesanato peruanos, com texturas de lã de alpaca, aromas de chicha de jora e sabores da região.

Informações práticas

 

Moeda local

Sol peruano (PEN). Caixas eletrônicos estão disponíveis em bancos e supermercados, mas nem todos os estabelecimentos aceitam cartões de crédito, ande com dinheiro. Uma das recomendações é deixar para trocar dinheiro na cidade — em especial nas pequenas casas de câmbio na rua Ayacucho, perto da Avenida El Sol.

 

Idioma em Cusco

A maioria das pessoas fala espanhol, ainda que que não seja raro alguem falando em Quéchua (outra lingua oficial do Peru, muito falada nos Andes). O portunhol não te leva muito longe, por isso recomendamos estudar um pouco de espanhol para entender o que dizem. Inglês só lhe servirá bem no centro histórico, e apenas com os guias e equipes dos hotéis (e olhe lá!).

 

Cusco é segura?

Cusco é considerada segura para visitantes, principalmente na área de San Blas. Crimes pequenos ocorrem em áreas turísticas movimentadas, especialmente próximo ao Mercado de San Pedro. E costumam ser na mesma lógica de grandes centros brasileiros: alguém de moto ou de bicicleta aproveita a distração e rouba sua bolsa/celular.

 

Tipos de experiências que você encontrará em Cusco

  • Arqueologia e arquitetura: Complexos como Sacsayhuamán, Qorikancha, Qenqo, Puka Pukara e Tambomachay revelam técnicas de engenharia inca e fusão colonial.
  • Cultural: Oficinas de tecelagem tradicional com mestres artesãos no Vale Sagrado e participação em festividades declaradas Patrimônio Cultural da Nação.
  • Gastronomia Andina: Pratos como lomo saltado e cuy, além de bebidas fermentadas ancestrais como a chicha.
  • Trekking de altitude: Trilhas para Montanha das Sete Cores, lagos glaciais de Ausangate e Humantay, e ruínas de Ollantaytambo.

 

Abaixo você confere o que já escrevemos sobre essa linda cidade peruana!

Scroll to Top