Viena remete à arte, cultura e música. A capital da Áustria se tornou destino ideal para quem é adepto do turismo cultural e busca cidades bonitas da Europa e históricas. Pensando nisso, selecionamos as nossas melhores dicas de viagem para Viena.
O turismo cultural é uma modalidade que coloca para desbravar a história, a arte, a cultura e a arquitetura do destino. Pela sua existência milenar, Viena é um dos melhores lugares do mundo para quem quer fazer uma viagem com foco nisso. Os austríacos valorizam a sua memória coletiva e preservam muito bem as construções e elementos que fizeram parte da trajetória da nação.
Por isso que quando andamos pelas ruas de Viena, somos transportados para outros séculos.
A capital austríaca abriga vários palácios encomendados pelos imperadores da dinastia Habsburgo, uma das mais poderosas da Europa. Entre essas grandiosas construções está o Schönbrunn — também conhecido como o Versalhes de Viena — que foi concebido justamente para competir com a obra Louis XIV.
A cidade também é conhecida como a capital musical da Europa. Uma das principais razões para isso é que essa é a cidade natal de grandes músicos como Mozart e Beethoven. Aliás, quem aprecia música pode gostar de saber que Viena oferece grandes óperas em prédios históricos e sempre tem alguma apresentação musical em cartaz. Se você ama música clássica, não deixe de conhecer este destino.
Para ajudar você a selecionar os melhores passeios, separamos alguns lugares que quem quer fazer turismo cultural nesse destino precisa conhecer:
Para iniciar as nossas dicas de viagem para Viena, apresentemos um dos Palácios Imperiais que está entre os principais cartões postais da cidade. Também chamado de Versalhes de Viena, o Palácio Schönbrunn é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
O projeto do Palácio Schönbrunn foi encomendado ao arquiteto barroco Johann Bernhard Fischer von Erlach pelo Imperador Leopoldo I, no final do século XVII. A construção, que se tornaria a residência de verão oficial dos Habsburgos no século XVIII, chama a atenção pela sua opulência — só a área dos jardins tem 1,5 quilômetros quadrados!
O interior do palácio está muito bem conservado e o que não falta é luxo! Os tetos e paredes apresentam detalhes em ouro e, em alguns cômodos, há afrescos nos tetos. Muitos ambientes abrigam grandes telas com imagens dos monarcas. O complexo tem ainda uma capela, muito bem adornada, com obras de arte sacra.
Outro edifício histórico é o Palácio Belvedere, encomendado pelo Príncipe Eugênio de Sabóia no início do século XVIII. Com o falecimento do príncipe, o complexo foi comprado pela Imperatriz Maria Tereza e transformado em museu público. Assim permanece até hoje, abrigando obras de artistas como Gustav Klimt, Egon Schiele e Oskar Kokoschka.
Outro passeio que não poderia ficar de fora das nossas dicas de viagem para Viena é o Palácio Hofburg. Ele foi o centro do poder durante o Império Habsburgo e, pelo tamanho do complexo imperial, já foi considerado uma cidade dentro da capital austríaca. São:
Por causa dessa grandiosidade, o palácio vienense abriga alguns dos museus mais visitados da cidade. É o caso do Museu Sisi, que conta a jornada da emblemática Imperatriz austríaca Elisabeth e a Casa da História Austríaca, aberta em 2018 em homenagem aos cem anos da fundação da primeira república.
A Casa da História Austríaca retrata diferentes momentos do país, com foco no Império dos Habsburgos, a primeira República, a anexação ao terceiro reich e a proclamação da segunda república.
A Catedral de Santo Estêvão é um dos edifícios mais simbólicos de Viena Seu exterior é imponente, com altas torres e estilo gótico marcante. O interior impressiona com o pé-direito alto, obras de arte sacra e um altar no estilo barroco que existe desde o século XVI.
Essa catedral foi erguida sob outra igreja, que teria sido construída no século XII. Até hoje, é possível observar alguns elementos da construção original no local. No subterrâneo encontramos catacumbas que abrigam restos mortais dos membros da família Habsburgo e no ponto mais alto, nas suas torres, você encontra uma visão privilegiada da capital austríaca.
Em um primeiro momento, pode parecer estranho colocar o edifício da Prefeitura em um artigo sobre dicas de viagem para Viena. Contudo, vale a pena separar algumas horas para conhecer esse prédio, cuja construção começou em 1872 e é um dos principais exemplares da arquitetura neogótica da cidade.
Também conhecida como Rathaus, a Prefeitura de Viena foi projetada para ser um símbolo de poder. O edifício tem cinco torres, com a mais alta medindo 98 metros de altura e servindo de base para a escultura Rathausmann, um cavaleiro que simboliza a cidade.
Após conhecer as principais atrações do destino, você provavelmente está se perguntando quantos dias ficar em Viena. A duração ideal para a sua estadia vai variar de acordo com a quantidade de lugares que você deseja visitar.
Contudo, com três dias de viagem, já é possível conhecer muitos pontos turísticos imperdíveis dessa cidade. Sendo assim, confira a seguir uma sugestão de roteiro de viagem em Viena para três dias de viagem:
Além de conhecer as principais atrações da capital austríaca, também é importante saber como organizar a sua viagem para esse destino. Sendo assim, confira agora como planejar a sua estadia nesse local:
Agora que você já conhece as melhores dicas de viagem para Viena, comece a planejar o quanto antes a sua estadia nesse destino incrível e inesquecível. E para conferir mais dicas de viagens imperdíveis, continue no site da Dona Arquiteta e siga o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.
Leia mais
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Com forte influência dos povos originários, portugueses e também de brasileiros de outras regiões, a…
O masterplan de 159 mil acres abraça energia renovável, sistemas hídricos resilientes e modelo econômico…
Brasil oficializa eliminação das tarifas de roaming no Mercosul
Da arte ao design e lifestyle essa filosofia foi se consolidando, a partir do século…
Nápoles inaugura estação de metrô projetada por Anish Kapoor após duas décadas de desenvolvimento.
Lima é uma metrópole cheia de contrastes, combina herança histórica com uma modernidade bem cosmopolita.…