Avalie esta matéria

Dongdaemun Design Plaza
Endereço: Eulji-ro, nº 281 — Dongdaemun — Seul — Coréia do Sul.
Perfil do instagram: @ddp_seoul
Horários: de domingo à segunda, das 10h às 20h

Dongdaemun Design Plaza, em Seul, Coreia do Sul, projetado por Zaha Hadid Architects, é um empreendimento voltado ao design, à arte e a cultura. Além disso, o espaço inaugurado em 2014 é um business center, ou seja, um local de trabalho com a intenção de aflorar a imaginação.

Vista externa do Dongdaemun Design Plaza. Projeto de Zaha Hadid. Foto de Virgile Simon Bertrand.

DONGDAEMUN DESIGN PLAZA (DDP)

Se você for visitar a cidade de Seul, não pode deixar de conhecer este incrível monumento da arquitetura, e do design. Destinado a sediar eventos e programas como debates, oficinas, e palestras, o DDP também conta com teatro, cinema, lojas 24 horas e locais para alimentação.

Ademais, o prédio se destaca na paisagem de Seul, a arquitetura externa do Dongdaemun Design Plaza se tornou um marco para a cidade. Considerado o centro da moda do país, é também um novo destino turístico de negócios e lazer.  Não à toa, desde a inauguração do DDP, a Seul vem sendo chamada de capital mundial do design.

O PROJETO

Projetado pela brilhante Zaha Hadid, arquiteta iraquiana, vencedora do prêmio Pritzker em 2004 na categoria “Paisagem Metonímica”, a construção conta em seu exterior com mais de 45 mil painéis. Assim, à noite o local reflete  luzes de led e neon de demais prédios ao seu entorno. 

Como de costume, Hadid empregou aspectos culturais, urbanos, econômicos e sociais para projetar o Dongdaemun Design Plaza. A concepção neo futurista, é apresentada através de curvas sinuosas e alongadas que trazem à tona o fluxo de líquidos e permitem flexibilidade no espaço.

Área externa do Dongdaemun Design Plaza. Projeto de Zaha Hadid. Foto de Virgile Simon Bertrand.

Assim, o exterior do DDP forma uma estrutura gigantesca e lisa, com o formato de um cogumelo. É feito de concreto, aço, alumínio e pedra. Seu formato da a impresão de estar flutuando acima do solo. Dessa maneira, conforme disse a própria arquiteta, as características fundamentais de seu projeto eram “transparência , porosidade e durabilidade”. 

Em outras palavras, o resultado final é incrível, o design integra as fronteiras entre a natureza e a arquitetura de forma fluida. Por fim, muitos recursos ecológicos foram utilizados. Entre  tantos, podemos citar a fachada dupla, painéis solares e um sistema de reciclagem de água. Ou seja, além de toda a beleza e funcionalidade, é altamente sustentável, e ecologicamente correto.

Área externa do Dongdaemun Design Plaza. Projeto de Zaha Hadid. Foto de Virgile Simon Bertrand.

O INTERIOR DO DONGDAEMUN DESIGN PLAZA

Agora que você já conhece um pouco da área externa e sua estrutura arquitetônica, chegou o momento de falarmos sobre o interior da obra. Antes de mais nada, vale dizer que a área interna possui acabamento em reboco reforçado com fibra sintética, inox, sexina acrílic, bem como telhas acústicas.

O Dongdaemun Design Plaza possui 3 níveis abaixo do solo e 4 superiores, nos quais se encontram diversos espaços públicos. Entre os principais, podemos citar o museu e o laboratório de design, as salas de exposições, a academia, os centros de mídia, os locais para seminários, os lounges e as lojas.

Além destes, os importantes salões de arte, e o Parque Histórico e Cultural da cidade também se destacam no projeto. Aqui, os espaços possibilitam uma grande variedade de eventos que ajudam a revigorar a cultura da cidade.

Área interna do Dongdaemun Design Plaza. Projeto de Zaha Hadid. Foto de Virgile Simon Bertrand.

SALÃO DE ARTE

Quando falamos no salão de arte, a primeira coisa que precisa ser dita, é que ele é uma espécie de  plataforma de lançamento da indústria de design coreano. Tal qual, um espaço chave para convenções, feiras, exposições, desfiles de moda, concertos e apresentações. 

O MUSEU DO DESIGN DO DONGDAEMUN DESIGN PLAZA

Já o museu possui cinco seções e permite que muitos artistas se envolvam na indústria do design e troquem ideias. Isto, é nele que se encontram o playground do design, o design Dulle-gil, o museu do design, a sala de exposições do design e a área de descanso do design.

Museu do Desing – Foto: Archdaily

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

PARQUE HISTÓRICO E CULTURAL

Outra seção que não se pode deixar de visitar do Dongdaemun Design Plaza é o Parque Histórico e Cultural.  Para se ter uma ideia, só este local conta com 65.232 m2. 

Aqui, encontram-se expostos diversos artefatos históricos localizados durante a construção do prédio. Em contrapartida, em uma exposição ao ar livre, é possível conhecer a antiga muralha da fortaleza de Seul, tanto quanto, o museu de História de Dongdaemun, o Stadium Memorial , a Gallery MUN, entre outras. 

Área interna do Dongdaemun Design Plaza. Projeto de Zaha Hadid. Foto de Virgile Simon Bertrand.

A HISTÓRIA DO LOCAL

O local onde hoje está o Dongdaemun Design Plaza é repleto de história. Originalmente onde hoje ele se encontra existia uma muralha para defender a antiga cidade de Hanyang, capital de Chosun. Contudo, ao longo dos anos com o fim da Dinastia Chosun, o muro foi sendo destruído. 

Então, em 1924 foi inaugurado o complexo Esportivo Gyeongseong para receber o casamento do príncipe japonês Hirohito’s. Após a Segunda Guerra Mundial, com a independência da Coreia do Sul, oficialmente batizada de República da Coréia, o estádio passou a se chamar Complexo Esportivo de Seul. 

Posteriormente, foi renomeado de Dongdaemun Sports Complex e foi palco de importantes eventos esportivos, culturais e políticos. No entanto, quando Seul se tornou sede das Olimpíadas de 1988, foi necessário a construção de um local maior e mais moderno. Então, em 1984 inaugurou-se o Jamsil Sports Complex. 

Com isso, o velho estádio de Dongdaemun ficou cada vez mais obsoleto e menos utilizado. Por fim, em 2007 foi destruído para o início das obras do Dongdaemun Design Plaza. 

Dessa forma, no museu do empreendimento há um memorial do complexo esportivo que ali havia, com maquete, objetos, fotos, etc. Tal qual, também é possível conhecer um pedaço original, ainda em pé do muro que protegia a antiga cidade.

A ORIGEM DO DONGDAEMUN DESIGN PLAZA

Primordialmente, um projeto para substituir o Estádio Dongdaemun por um parque público tem sido discutido entre os coreanos, desde o início dos anos 2000. De tal maneira que em 2005 a prefeitura de Seul criou um plano diretor para a função do novo espaço, que seria um marco para a comunidade local e seus turistas.

Logo, em 2007, a prefeitura convidou arquitetos para participar de um concurso de design. Cada paarticipante deveria incluir em seu trabalho uma praça de design, e espaços subterrâneos. 

No local, onde hoje está o Parque Histórico e Cultural, Hadid havia projetado para ser uma rua de design, com todas as tendências. Porém, durante os processos de escavações foram encontrados diversos vestígios históricos. Desse modo, em 2009 a cidade decidiu preservar e exibir os objetos escavados.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

Área externa para passagem de pedestres no Dongdaemun Design Plaza. Projeto de Zaha Hadid. Foto de Virgile Simon Bertrand.

Assim sendo, foi incluído no projeto o Parque Histórico e Cultural de Dongdaemun, que serve de local para a exposição permanente destes resquícios de antiguidade. Também com as melhorias das já existentes, e construção de novas galerias subterrâneas para travessia de pedestres, o Dongdaemun Design Plaza se tornou um novo espaço cultural que une diversas partes do centro da cidade. 

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autor: Jones Backes

Formado em História e com duas pós-graduações na área, Jones é um apaixonado pela arquitetura, literatura, e artes de uma forma geral. Além da experiência profissional por mais de 3 anos na Europa, onde pode aprofundar seus estudos e conhecimentos, também atuou por um longo período no turismo.


Jones Backes

Postagens recentes

3 dicas de onde ficar em Orvieto para aproveitar o campo italiano

Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…

4 dias atrás

Saiba tudo o que precisa para escolher onde ficar em Nápoles

Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…

7 dias atrás

Turismo em Butão: um mergulho autêntico na cultura e espiritualidade

Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…

1 semana atrás

Descubra qual é a melhor época para visitar a Turquia

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 semanas atrás

Edifícios icônicos que são verdadeiras atrações em Buenos Aires

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 semanas atrás

Roteiro de Lua de mel em Amsterdã

Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…

2 semanas atrás