Milão

Fuori Salone 2025: conectando mundos através do design

5/5 - (1 vote)

Confira o guia Dona Arquiteta para o Fuori Salone de 2025 em Milão

Início > Destinos > Europa > Itália > Milão > Fuori Salone 2025: conectando mundos através do design

Este blogpost foi escrito por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Está acontecendo essa semana, até dia 13 de abril, o Fuori Salone, que é o maior evento de design do planeta e abraça quase toda a cidade de Milão.

Preparamos um guia para você ficar por dentro do que é este grande evento e o que está rolando na programação deste ano.

 

Obra “Hyper Portal” de Michela Picci convida o público a redefinir os limites entre arte e tecnologia. | Foto: Michela Picci/Glo (reprodução)

Fuori Salone 2025

Tratar das origens e crescimento do Design Week de Milão renderia uma matéria só para o assunto. Envolveu grandes nomes do design, das prestigiadas editorias de revistas italianas ao longo de cinco décadas, festas históricas — contadas num misto de mito e arte —, a ascensão de marcas importantes do design europeu, novos conceitos, novos designers e, acima de tudo, que se cruzam com a própria história da capital lombarda.

Mas nosso recorte aqui se apega ao básico, até para podermos focar na fantástica edição de 2025, que é lembrar que a Design Week existe pela soma de dois eventos gigantescos que acontecem na cidade: o Salone Internazionale del Mobile di Milano (o Salone di Milano) + Fuori Salone.

O primeiro pôster do Salone del Mobile, 1961 | Foto: Edizione Zero (reprodução)

Esse segundo quase sempre andou de mãos dadas com o primeiro e nasceu a partir dele, quando pequenos estúdios e marcas foram excluídas — ou fugiram com razoável entusiasmo — das rígidas normas da grande feira comercial que é o Salone di Milano.

Interessadas em expor seus novos catálogos, começaram a alugar pequenos espaços fora do centro de conferência onde o Salone di Milano acontecia. A coisa cresceu, passaram a alugar antigas estruturas industriais para abrigar seus próprios micros eventos, atrair novos (e disruptivos) designers, artistas e gerar debates livres sobre o futuro do design e da relação com a própria sociedade.

Hoje, comunidades locais dos distritos de Milão e estúdios se unem para criar locus onde o design é debatido e apresentado livremente por toda a cidade ao longo de uma semana inteira.

O Fuori Salone é, hoje, a principal porta de acesso do publico geral para as tendências e inovações do design. E conseguiram ser abraçados por uma cidade inteira — e não é qualquer cidade, estamos falando de Milão!

Impressionei você? Imagine agora como fiquei ao estudar a história desse evento incrível e o que eles estão preparando para a edição deste ano.

Aliás, não precisa imaginar. Separei alguns dos principais eventos que me chamaram a atenção para você conferir o que estão preparando no Fuori Salone de 2025.

O tema do Fuori Salone de 2025

Apesar de ser um evento livre, já faz bons anos que o Fuori Salone passou a ter uma equipe que coordena os diferentes distritos de design ao longo da semana. Este pequeno comitê de designers cuida da promoção do evento, da organização da sua agenda e sugere temas para que os distritos abordem ao longo da semana.

São temas baseados naquilo que entendem com os tópicos mais importantes — naquele e nos próximos anos — dentro da forma como fazemos design.

Para 2025, o tema do Fuori Salone é “Mondi Conessi” (Mundos Conectados, em português). O tema conversa, inclusive, com aqueles dos anos recentes e que envolveram a exploração das manifestações da natureza no design, a relação entre espaços e tempos, diferentes formas de viver e até mesmo futurologia. Tudo isso se conecta.

Afinal, como conectamos — através do design — esses assuntos tão distintos como natureza, heranças culturais e a tecnologia?

A designer de Prompts

 

Silvia Badalotti é uma artista digital e designer, muito conhecida por explorar o uso da inteligência artificial dentro da arte e comunicação. Se autodenominando como “prompt designer”, ela integra ferramentas de IA capazes de geração de imagens e video para suas criações.

Justamente por estar nesta polêmica vanguarda do design, a artista foi escolhida para desenvolver três peças para a campanha “Mondi Conessi” do Fuori Salone 2025. Cada uma delas explora cada um dos lados da integração entre pessoa, tecnologia e natureza.

 

Como Milão se divide durante o Fuori Salone

O Fuori Salone 2025 acontece em diversos bairros de Milão. Cada um deles tem sua própria organização e funcionam como vários eventos dentro de outro. Alguns deles são coordenados por um grande estúdio e por isso recebem seu nome.

Então Milão pode ser, para facilitar esse caótico evento que domina a cidade toda, fatiada nos chamados distritos do design:

  • Brera Design District;
  • Tortona Rocks;
  • Tortona Design Week;
  • Superstudio;
  • BASE;
  • 5VIE Art+Design;
  • Milano Durini Design;
  • Isola Design District;
  • Porta Venezia Design District;
  • e Zona Sarpi.

Cada um deles possui sua própria agenda de eventos e, muitos deles, até o mesmo o próprio site oficial durante a Design Week de Milão. Você consegue conferir a programação completa em minúcias no site oficial do Fuori Salone.

Agora vamos conferir um pouco da programação de cada distrito.

Brera District Design

O Brera Design District retorna para sua 16ª edição na Semana de Design de Milão abraçando o tema Mundos Conectados, proposto pelo Fuorisalone. O distrito, o mais tradicional do Design Week, consolidou-se como referência internacional com 204 showrooms permanentes, incluindo 14 novas aberturas, e mais de 170 expositores temporários, totalizando aproximadamente 300 iniciativas.

Destaque para a instalação “Horizons” no Brera Design Apartment, curada pelo Studio Zanellato/Bortotto, que explora experimentos em cores e texturas através do artesanato genuíno, refletindo a essência multifacetada do distrito.

Confira alguns dos destaques do distrito desta edição:

 

Tortona Rocks

 

O Tortona Rocks chega à sua décima edição com o tema “Unframed Design”, proposta inovadora que rompe com formatos expositivos tradicionais para celebrar a liberdade criativa sem restrições.

Tortona Rocks | Foto: Opificio31 (reprodução)

A celebração de uma década de existência posiciona o evento como epicentro do design milanês, transformando o distrito Tortona em um terminal internacional de experimentação e inovação. O conceito “Unframed Design” convida os visitantes a experimentar o design de forma espontânea e pessoal, transformando a incerteza em oportunidade de descoberta.

Entre os principais expositores confirmados para 2025 estão marcas de prestígio como IQOS, Italdesign, Schindler, IKEA e Archiproducts Milano, todas com instalações imersivas em diversos espaços do Opificio 31.

O distrito consolidou-se como incubadora de tendências para produtos de design, novas tecnologias e instalações site-specific, promovendo tanto marcas líderes quanto talentos emergentes através do garimpo de talentos, pesquisa, relações públicas e marketing digital.

Curious X: Sensorium Piazza | Foto: IQOS/Seletti (reprodução)

IQOS e Seletti redefinem a praça italiana tradicional na instalação “Curious X: Sensorium Piazza”, grande obra que funde arte, tecnologia e design. A estrutura propõe conversar e transformar o ambiente digital, produzindo memórias coletivas em constante evolução através de interações que capturam palavras e rostos no panorama visual.

A colaboração transcende os limites convencionais do design ao criar um arquivo vivo de conexões humanas, onde paisagens sonoras e superfícies digitais transformam espectadores em protagonistas.

Tortona Design Week

O Tortona Design Week fornece um laboratório ao Fuori Salone 2025, dinâmico, onde sustentabilidade e novas fronteiras estéticas convergem em projetos inovadores. Entre eles, o Hilti Hero Hub com suas tecnologias de construção, o KINDER SORPRESA DESIGN STUDIO, o projeto automotivo “Haus of Automotive” da Konzepthaus, a experiência cromática da Lechler e a exposição interativa “Alma e Solo” da Ricoh.

Entre as experiências mais aguardadas está o espaço Ploom, que apresenta a instalação “Connected Sensations”, transformando o design em uma narrativa emocional através de arte digital, efeitos interativos e elementos multissensoriais que convidam o público a explorar a conexão entre experiência e percepção.

“Conected Sensations” | Foto: Ploom/Tortona Design Week (reprodução)

5VIE

O 5VIE é um dos distritos mais prestigiados de Milão durante a Design Week, ocupando o coração histórico da cidade. Logo, os eventos do Fuori Salone acontecem entre ruas medievais e edifícios renascentistas.

Este distrito artístico se firmou como um ponto de referência para a experimentação, combinando tradição e inovação em espaços históricos como o Palazzo Correnti, SIAM e (a partir deste ano) as Cavallerizze no National Museum of Science and Technology Leonardo da Vinci.

Reconhecido por sua curadoria criteriosa, a 5VIE Art+Design apresenta design autoral, peças colecionáveis e instalações que transitam entre arte e design.

Para a edição de 2025, o distrito trouxe o tema “armonie invisibili” (harmonias invisíveis), que explora o design como um limiar entre matéria e intuição. A exposição investiga as forças sutis que conectam o visível e o invisível, forma e significado, objeto e intuição, inspirando-se em conceitos filosóficos antigos — como a visão de Heráclito sobre harmonia como resultado do encontro entre opostos.

 

O “BAR Altra Vista” destaca-se como uma das instalações mais cativantes do 5VIE Design Week 2025 nas Cavallerizze.

Concebido pela Anotherview como continuidade do mesmo projeto no ano anterior, recria a atmosfera de um bar italiano onde rituais para pedir bebidas, jogos em torno de uma mesa de sinuca e conversas animadas compõem a experiência.

O espaço, redesenhado pelo arquiteto Duilio Forte como a “barriga estilizada de uma baleia” com estruturas em madeira, funciona não apenas como instalação, mas como ponto de encontro para eventos culturais durante a semana, unindo design, arte e gastronomia em uma celebração da convivialidade italiana.

Foto: Bar Altra Vista (reprodução)

Entre as instalações mais destacadas está:

  • “Tetra Kaleidoscope” da Unobject: um módulo acrílico meticulosamente elaborado que cria a ilusão de um espaço infinito, oferecendo uma experiência interativa e em constante evolução que reflete os valores de exploração e inovação que caracterizam o distrito 5VIE.
  • “Abject: Inhabit the Poché” do designer americano Misha Kahn: que transforma o espaço das Cavallerizze em uma exploração de movimento e materialidade. Suas cadeiras IZK, inspiradas em um design tradicional japonês, ganham vida como performers e elementos cênicos em um espetáculo animado.

Outra obra de destaque é a a instalação “Panta Rei” da ELIURPI, que explora oo conceito de fluxo e transformação constantes, baseando-se na filosofia de que “nada pode ser permanente em um mundo impermanente”.

Obra Panta Rei, sobre movimento e vida | Foto: Eliurpi/5vie (reprodução)

Localizada nas Cavallerizze, a obra apresenta esculturas luminosas inspiradas nas algas mediterrâneas que necessitam de luz para sobreviver.

O diferencial da instalação está na forma como a luz emana tanto do interior quanto do exterior das peças, proporcionando a imersão que expressa o movimento contínuo da vida e a unidade existencial onde “tudo flui, nada permanece” – princípio fundamental que orienta toda a obra.

Isola Design District

Desde seu surgimento em 2017, Isola evoluiu rapidamente de uma área alternativa ao centro histórico e distrito de Brera durante o Fuori Salone. Hoje é um espaço experimental que atrai milhares de visitantes durante a Semana de Design de Milão.

O tema do distrito, para 2025, é é “Design is Human”: uma reflexão sobre como o design deve partir da escala humana para o bem-estar das pessoas e do planeta.

“O design deve começar com foco na experiência humana, e cada decisão e inovação deve ser guiada pela empatia, compreensão e respeito pelas diversas necessidades de todas as pessoas.”afirma Gabriele Cavallaro, co-fundador e CEO do Isola Design Group:

A Fondazione TOG, que trata crianças com patologias neurológicas complexas, trouxe para a Design Week 2025 sua coleção Douuble, peças totalmente montáveis por encaixe sem ferramentas, incluindo a “NIDin” (casinha para pássaros que vira luminária) e o “OTTO” (banco em forma de cachorro que também funciona como porta-revistas). | Foto: Fondazione TOG (reprodução)

 

Entre os espaços mais notáveis desta edição, o destaque vai para a BasicVillage, uma antiga fábrica de borracha que se transformada no centro do festival.

Ela hospeda três exposições coletivas cuidadosamente curadas: “Conscious Objects”, “Isola Design Gallery” e “Openspace”.

Cada uma explora diferentes facetas do design contemporâneo, desde peças interativas que envolvem múltiplos sentidos até design coletivo e criações artesanais avançadas.

 

Outro destaque é a exposição “Rasa — The Indian Collective” no VIAFARINI, que celebra o artesanato indiano reinterpretado através da lente do design contemporâneo.

Apresentando materiais como vidro soprado à mão, mármore, têxteis e terrazzo feito de resíduos de construção, a mostra reúne mais de 15 designers e estúdios indianos.

Loop, Lounger, da Andblack Design Studio | Foto: Ravi Mistry (reprodução)

 

A instalação “La Vie En Gloss” no BAM – Biblioteca degli Alberi, criada pela Kérastase, mistura beleza, inovação e sustentabilidade numa estufa contemporânea que ganha vida através de realidade aumentada, criando uma experiência imersiva que combina mundos físicos e virtuais.

O Isola Design Festival 2025 celebrar odesign centrado nas pessoas, explorando temas como impacto social, responsabilidade ambiental, design funcional e a fusão de técnicas digitais + artesanais para moldar um novo movimento.

Porta Venezia Design District

O Porta Venezia Design District apareceu como um dos mais importantes novos territórios do Fuorisalone e conquistou relevância em tempo recorde.

Fundado em 2023, o distrito — já em seu terceiro ano — se transformou em terminal de criatividade que atraiu mais de 60.000 visitantes na edição anterior com 45 instalações e 300 designers de todo o mundo. Isso significa um aumento em 50% em relação ao seu ano inaugural.

Foto: ToiletPaper/Prima Assicurazioni (reprodução)

Para 2025, o distrito apresenta o tema “No Boundaries Design. To Create, one must first question everything”, um manifesto inspirado na obra visionária de Eileen Gray, pioneira do modernismo.

O conceito dissolve fronteiras entre realidade física e digital, entre arte, ciência, tecnologia e natureza, posicionando o design como um ato de interrogação radical e um campo de tensão entre o existente e o possível.

O design não pode mais ser confinado a uma função, um material, um tipo: é uma linguagem fluida, um processo especulativo que abraça a incerteza: o design se torna líquido, permeável, dialógico.

No Boundaries Design é um convite para redescobrir o poder revolucionário da dúvida e repensar o próprio perímetro da criatividade: não mais traçado por restrições físicas ou semânticas, mas redefinido como um espaço de liberdade em constante evolução.

Superar limites significa questionar a matéria e sua capacidade de mutação, as geografias do pensamento que moldam os espaços, as barreiras invisíveis – culturais, sociais, políticas – que o design pode e deve quebrar. O verdadeiro ato criativo não é construir, mas ousar pensar o que ainda não existe.”

— Carlo Barbarossa, Co-fundador e Diretor Criativo do distrito Porta Venezia.

“Source of Plaisure” é uma das instalações artísticas do Fuori Salone 2025 onde os brasileiros marcam presença | Foto: Lavazza/Juliana Lima Vasconcello (reprodução)

No coração do distrito de Porta Venezia, a Lavazza apresenta “SOURCE OF PLEASURE”, uma extraordinária instalação projetada pela arquiteta e designer brasileira Juliana Lima Vasconcello especialmente para o Fuori Salone 2025.

Ocupando o histórico pátio do Palazzo del Senato, a obra é uma estrutura monumental com 18 metros de diâmetro, evocando os tons do café desde o primeiro olhar e contrastando com a colunata centenária do edifício.

A instalação marca a celebração dos 130 anos da Lavazza e serve como palco para a apresentação do revolucionário Tablì, um sistema inovador que oferece uma experiência “100% café”. Esta jornada multissensorial envolve os visitantes em uma narrativa visual onde passado e futuro se encontram, revelando o patrimônio da marca enquanto aponta para seu horizonte inovador.

O Fuori Salone de 2025 é muito mais

O tema “Mondi Conessi” reflete precisamente o momento atual, onde as fronteiras entre tecnologia, natureza e expressão humana estão se transformando — e, ao mesmo tempo, se integrando mais.

A força desta edição, como sempre, vem dessa absurda diversidade de propostas de cada distrito: desde as harmonias invisíveis do 5VIE, que exploram o limiar entre matéria e intuição, até o provocativo “No Boundaries Design” de Porta Venezia, que questiona os fundamentos da criatividade.

Elas, e a grande maioria das instalações compartilham uma característica essencial: a busca por experiências multissensoriais.

É um design que vai além do visual para envolver todos os sentidos.

O Fuori Salone demonstra como uma ideia nascida da necessidade – quando pequenos estúdios buscavam espaço fora do circuito oficial – pode evoluir para um movimento transformador que reconfigura a própria cidade. Um exemplo inquestionável de como o design, quando liberado de restrições tradicionais, conecta dimensões aparentemente distantes e projeta futuros mais integrados e sustentáveis.

O evento é gigantesco e esse conteúdo apenas riscou a superfície. Recomendo muito que acompanhe as novidades do evento no site oficial e redes sociais do Fuori Salone e — ci sta? — programar sua ida para a próxima edição.

Espero que tenha gostado. Comente aqui embaixo o que achou!

referências

*A imagem de capa é do projeto “Hyper Portal” da Emily Kobren, da Mchela Picci — citada no artigo.

Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.

Postagens recentes

Palau Fugit: palácio do século XVIII se torna hotel em Girona

As ruas de pedra do bairro judeu, Call, uma das áreas mais preservadas da Europa,…

23 horas atrás

Diferença entre hotel, lodge e resort: saiba como cada um funciona

No post abaixo conheça detalhadamente o que cada modalidade de hospedagem oferece, bem como algumas…

3 dias atrás

Como conseguir voos e viagens low cost Europa?

Quer realizar o sonho de conhecer o continente europeu sem gastar quase todo o dinheiro…

5 dias atrás

Galerias de Arte no Rio de Janeiro: 6 galerias essenciais do circuito carioca

O Rio de Janeiro consolidou-se como um dos principais mercados de arte contemporânea do Brasil,…

1 semana atrás

Como fazer um roteiro de viagem de acordo com o seu estilo

Se você ama desbravar novos destinos e conhecer culturas diferentes, precisa saber como fazer um…

1 semana atrás

Viagem para o Uruguai: 4 motivos para planejar a sua

Nesse post, descubro 4 motivos pelos quais o Uruguai é um terreno fértil para uma…

2 semanas atrás