Peru

Gastronomia peruana: guia pela cozinha que conquistou o mundo

Avalie esta matéria

Em 2025 a gastronomia peruana ganhou ainda mais destaque mundial e emplacou o seu segundo restaurante, o Maido, no topo do ranking The World ‘s 50 Best Restaurants (Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo, em português).

O primeiro  restaurante peruano a figurar no topo da lista foi o Central, dos chefs Virgilio Martinez e Pía León, em 2023. Além dessas casas, muitos outros restaurantes do país já apareceram no The World ‘s 50 Best Restaurants e no Latin America 50 Best Restaurants, como o Mayta e o Kjolle.

O destaque da gastronomia peruana tem sido tão grande que em 2023 o Ceviche, um prato da culinária do país, foi considerado um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Se você quer saber mais sobre essa cozinha que surpreende o mundo inteiro, continue a leitura. 

A gastronomia peruana ganhou o mundo

Prato do restaurante Central I Foto: Restaurante Central (reprodução)

Hoje, Lima, a capital do Peru, já é reconhecida como a capital gastronômica da América Latina, por abrigar alguns dos melhores restaurantes do planeta. Todos os anos, essa cidade recebe milhares de turistas que vão em busca de pratos feitos por chefs renomados reconhecidos internacionalmente.

O interesse pela culinária local cresceu tanto que, atualmente, é possível encontrar diferentes opções de tours gastronômicos por Lima. Alguns desses passeios percorrem os principais restaurantes da cidade, já outros são focados na comida de rua. 

Os chefs e restaurantes mais renomados da gastronomia peruana

Ficou interessado em experimentar a gastronomia peruana e conhecer o trabalho de alguns dos chefs mais renomados do cenário internacional? Então, conheça agora alguns dos melhores restaurantes do Peru, que já marcaram presença em importantes rankings internacionais, e saiba mais sobre o modo de trabalho dos chefs que comandam cada uma dessas casas.

Maido

Salão do restaurante Maido I Foto; restaurante Maido (reprodução)

Grande destaque do The World ‘s 50 Best Restaurants, o Maido é comandado pelo chef Mitsuharu Tsumura, o principal embaixador da culinária nikkei no Peru, uma cozinha que une ingredientes peruanos e técnicas de preparo japonesas. 

Mitsuharu Tsumura é filho de imigrantes japoneses e, antes de abrir o Maido, estudou artes culinárias nos Estados Unidos e, após concluir os estudos, partiu para Osaka, no Japão, onde foi aprender as técnicas e costumes da culinária japonesa. De volta a Lima, Tsumura trabalhou em vários restaurantes renomados até abrir a sua casa no bairro de Miraflores.

Se você quiser ter uma experiência completa no melhor restaurante do mundo, aposte no menu degustação com harmonização, que pode chegar até 10 etapas, onde cada prato é acompanhado por uma bebida cuidadosamente selecionada para realçar e complementar os sabores dos preparos.

Onde fica: Rua San Martin, 399, Miraflores, Lima.
Site: maido.pe
Faixa de preço: $$$

Central

Cozinha do Restaurante Central I Foto: Winedirector (reprodução)

O Central é um dos restaurantes que melhor exemplifica a gastronomia peruana. Comandado pelos chefs Virgilio Martinez e Pía León, eleita a melhor chef do mundo em 2021. Nos pratos da casa, você verá uma abundância de insumos tipicamente locais, como o kiwicha, um tipo de quinoa andina; o cocora, também chamado de tomate da Amazônia; e folhas de coca.

Além dos ingredientes locais, cada prato é preparado seguindo as tradições peruanas, que foram cuidadosamente estudadas pelos chefs à frente do restaurante.  A preocupação com os modos tradicionais de preparo é tão grande que Martinez está à frente também no centro de pesquisas Mater, que estuda as tradições ancestrais dos povos quechua.

O carro-chefe da casa é o menu degustação, chamado de “Mundo em Desnível”, em alusão às diferentes altitudes presentes no território peruano. O menu é composto por 13 etapas e 32 preparações, e tem, aproximadamente, três horas de duração.

Onde fica: Av. Pedro de Osma, 301, Barranco, Lima.
Site: centralrestaurante.com.pe 
Faixa de preço: $$$

Mayta

Salão do Restaurante Mayta I Foto: Restaurante Mayta (reprodução)

Outra excelente opção para quem quer desbravar a gastronomia peruana é o Mayta, comandado pelo chef Jaime Pesaque. O foco da casa é a culinária peruana contemporânea com o uso de insumos frescos e locais. 

O restaurante oferece um menu degustação de 11 etapas com opção de harmonização, para quem estiver em busca de uma experiência gastronômica mais completa. Os pratos criados pelo chef Jaime Pesaque buscam unir ingredientes peruanos utilizados na culinária tradicional com técnicas de preparo contemporâneas.

Assim como os estabelecimentos citados anteriormente, o Mayta também já foi reconhecido internacionalmente, tendo figurado na lista The World’s 50 Best Restaurants, além de ter ganhado o prêmio de melhor restaurante no World Culinary Awards (Prêmio de Culinária Mundial, em português) em 2022. 

Onde fica: Av. La Mar, 1285, Miraflores, Lima.
Site: maytalima.com
Faixa de preço: $$$

A diversidade cultural da gastronomia peruana

Prato do Restaurante Mayta I Foto: Restaurante Mayta (reprodução)

O Peru é um dos países mais biodiversos do planeta. Isso significa que ele tem regiões com diferentes ecossistemas, temperaturas e tipos de solo. Por causa disso, há uma grande variedade de alimentos que crescem naturalmente nesse local.

Portanto, entre os ingredientes típicos desse país há alimentos oriundos da região dos andes, da Amazônia Peruana e da área costeira. 

Além disso, assim como outros países do continente americano, essa nação passou pelo período de colonização e, posteriormente, recebeu uma onda de imigrantes vindos de diferentes partes do globo.

Essas condições, somadas com as tradições dos povos originários, deram origem a uma cultura diversa, que pode ser vista nos hábitos e tradições da população, e também na gastronomia peruana. Alguns dos principais pratos da gastronomia peruana são: 

  • Ceviche: um prato a base de peixe, limão e pimenta;
  • Papas a la huancaína: batatas ao molho de pimenta amarela;
  • Lomo saltado: tiras de carne bovina salteadas;
  • Rocoto relleno: um tipo de pimenta grande e recheada.

A importante lição sobre o fenômeno cultural

Prato do Restaurante Maido I Foto: Restaurante Maido (reprodução)

O reconhecimento mundial da cozinha peruana não se deveu apenas à culinária excepcional do país e ao trabalho dos chefs peruanos, mas também foi resultado das campanhas do governo local que visavam promover a gastronomia e os produtos agrícolas da nação.

A dedicação do governo peruano rendeu bons frutos, fez com que a culinária local ficasse mundialmente conhecida e colaborou para atrair mais turistas, algo extremamente benéfico para a cultura e economia da nação.

A gastronomia peruana é cheia de nuances, ingredientes diferentes e sabores inigualáveis. Portanto, se você gosta de vivenciar novas experiências gastronômicas, considere visitar esse país. E para aproveitar esse destino da melhor maneira possível, confira o nosso post Roteiro em Lima: capital peruana se destaca pela gastronomia

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Carolina Martins

Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.

Postagens recentes

Guia completo de Mykonos: descubra os segredos da ilha grega mais cosmopolita

Guia Completo de Mykonos: Descubra os Segredos da Ilha Grega Mais Cosmopolita.

1 dia atrás

Vinícola na Bahia oferece paseio com galeria de arte e vista para Chapada

Neste post, conheça mais sobre uma das mais proeminentes vinícolas na Bahia, quais experiências oferece…

2 dias atrás

Berlim para arquitetos: As 12 Principais obras que você precisa conhecer

Conheça 12 obras imperdíveis neste roteiro arquitetônico em Berlim — do neoclássico à vanguarda contemporânea.

3 dias atrás

Descubra qual é a melhor época para viajar para o Peru

Esse país sul-americano vai muito além de Machu Picchu. Estamos falando de belas praias, uma…

4 dias atrás

Taormina na Itália: onde design contemporâneo encontra herança milenar siciliana

Taormina Itália: quando pedras milenares sussurram histórias de design.

5 dias atrás