Girona: onde cada pedra conta mil anos de história da Espanha
Girona

Girona: onde cada pedra conta mil anos de história da Espanha

Escrito por Carolina Martins | Publicado em:
Início > Destinos > Europa > Espanha > Girona > Girona: onde cada pedra conta mil anos de história da Espanha

Este blogpost não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Avalie esta matéria

O território de Girona pertence a uma Espanha que já foi dominada por inúmeros povos. Entre eles estão os romanos, os visigodos e os mouros. Inclusive, a estes últimos pertenceu até a histórica Reconquista. Na histórica guerra, Girona foi anexada ao Reino de Aragão, que mais tarde se tornaria a Espanha como conhecemos hoje. 

É um território em que você encontra muitas construções históricas, muitas delas imponentes (como a Catedral de Girona), e também paisagens naturais belíssimas. Não por acaso, a cidade atraiu a atenção dos produtores da HBO, que ali gravaram muitos episódios da série Game of Thrones e provou sua capacidade de transportar viajantes para outra era.

Mas Girona da Espanha moderna não fica só de nostalgias. A cidade aprendeu a oferecer uma excelente estrutura para turistas, com várias opções de restaurantes, cafés e hotéis. Além disso, ela ainda fica perto de Barcelona, um dos municípios mais visitados do país.

Ela vale sua visita e vamos provar isso na matéria de hoje.

Está gostando? Então talvez também queira ler:

A cidade de Girona

A imagem mostra uma seção da muralha de Girona, uma estrutura histórica que se estende ao longe. Pessoas podem ser vistas caminhando ao longo do topo da muralha. Ao fundo, há árvores com folhas amarelas e laranja, indicando a estação de outono. Edifícios históricos e modernos são visíveis, com um céu azul claro e algumas nuvens adicionando profundidade à cena.
Parte da muralha de Girona | Foto: Jochen Bullerjahn via Flickr (reprodução)

Girona, na Espanha, está localizada na região Nordeste da Catalunha, próxima à Costa Brava. O município é banhado pelo rio Onyr, cujas margens repletas de pontes e edifícios coloridos formam um dos cartões postais mais conhecidos do destino.

Durante muito tempo, a cidade fez parte do Império Romano, que chamava o lugar de Oppidum Gerunda. Os romanos deixaram importantes marcos nessa área, como as grandes muralhas que contornam o município. Posteriormente, a cidade passou a ser comandada pelos visigodos, de origem germânica, até ser conquistada pelos muçulmanos em 714 — o domínio mouro, que definiu muito da estética da cidade.

Um dos principais marcos da presença moura nessa região são os banhos árabes, também conhecidos como banhos turcos ou hammam. Esses espaços, dedicados a práticas de relaxamento e renovação, hoje são importantes atrações turísticas de Girona. 

No século IX, a região foi reconquistada pelos cristãos. Durante o domínio cristão, erguem as muitas igrejas e o monastério de Sant Pere de Galligants, que permanece de pé. Ao longo dos séculos XIV e XV, a área também passou a ser um importante polo judaico, dando origem ao famoso bairro judeu. 

Girona e Game of Thrones na Espanha

escadaria em Girona
Escadaria em Girona I Foto: Salome Jangulashvili via Unplash (reprodução)

Girona ganhou destaque nos últimos anos por servir de cenário para alguns episódios da 6ª temporada da série Game of Thrones (GOT). A cidade foi escolhida principalmente pela arquitetura muito bem preservada e marcante de um período da história europeia que serviu de inspiração para a obra de R. R. Martin.

A Catedral de Girona, por exemplo, serviu de cenário para a cena no qual a personagem Margaery foi protagonista de uma das cenas mais impactantes da série. Destituita de um trono, a antiga rainha é obrigada a caminhar descalça e humilhada pelo povo através da escadaria da catedral. É uma punição por diversas acusações de crimes contra a fé e cada degrau registra a força que a religião tem na obra, assim como já teve na própria Espanha.

Já o Monastério de Sant Pere de Galligants funcionou como locação para as sequências em que Sam trabalha na biblioteca da cidadela. É outra escolha que explora a herança de Girona, já que tanto na obra quanto no passado real, as paredes do monastério formam um local sagrado de saber.

Outro aspecto bem interessante é que as filmagens não aconteceram somente em edifícios icônicos. A arquitetura medieval é tão bem preservada que várias filmagens da personagem Arya foram gravadas pelas ruas da cidade. As imagens do mercado de Braavos, por exemplo, foram gravadas em um espaço próximo às muralhas. Além disso, muitas das cenas de perseguição protagonizadas pela corajosa Stark acontecem em algumas das diversas escadarias de Girona.

Até mesmo os banhos árabes serviram de cenário: Arya usa um desses pontos turísticos para se esconder enquanto é perseguida por uma terrível assassina.

O que fazer e visitar em Girona da Espanha

A imagem captura uma vista panorâmica da cidade de Girona, destacando edifícios históricos com arquitetura medieval. Os principais elementos incluem uma torre de pedra com uma janela em arco e um edifício com telhado de telhas. Ao fundo, a paisagem urbana se estende até as montanhas distantes. A cena é banhada por uma luz suave, sugerindo um horário próximo ao amanhecer ou ao pôr do sol.
Cidade de Girona | Foto: Davidlohr Bueso via Flickr (reprodução)

Comece o seu passeio andando pelas margens do rio Onyar, observe as construções coloridas refletidas nas águas, atravesse as pontes para conhecer cada margem de Girona detalhadamente e admire a vista desta paisagem rara da Espanha.

Depois, vá até as muralhas, ande pelas ruas, imaginando como os antigos aldeões e sacerdotes caminhavam pelas ruas de pedra. Se transporte pelas eras e, recomendo bastante, veja o pôr do sol dali mesmo.

Aproveite para conhecer a Basílica de San Félix, erguida no século XIV. Ela foi construída através de uma mescla de estilos, com sua fachada e escadarias barrocas e a nave gótica. Vale a visita.

Monastério de Sant Pere Galligants

A imagem retrata o Monastério Sant Pere De Galligants, um marco histórico com uma torre de pedra proeminente. A cena é emoldurada por árvores altas e bem cuidadas, criando uma atmosfera serena e majestosa. O monastério é cercado por um muro de pedra, e ao fundo, há um edifício com telhado vermelho e uma escada que leva a ele.
Monastério Sant Pere De Galligants | Foto: Joan via Prexels (reprodução)

Uma das construções mais icônicas de Girona, na Espanha, é o Monastério Sant Pere De Galligants. Erguido no século XII e, curiosamente, localizado na área urbana. Isso é algo raro em uma época em que todos os monastérios ficavam em regiões remotas.

O Monastério de Sant Pere Galligants é uma das principais obras do estilo arquitetônico romântico da cidade. Um dos pontos que mais chama atenção neste edifício são suas formas assimétricas. A capela-mor é formada por uma abside, uma estrutura semicircular principal, que é cercada por duas absides secundárias. No prédio há uma torre sineira octogonal, essa perfeitamente simétrica.

Desde 1857, o espaço funciona como o Museu de Arqueologia da Catalunha e seu acervo é composto, principalmente, por peças do período pré-histórico. 

Catedral de Girona: projetada para ser uma das maiores da Espanha

A imagem mostra a Catedral de Girona, um marco histórico com uma torre de relógio proeminente e edifícios antigos ao redor. A catedral é construída com pedra e apresenta um estilo arquitetônico gótico. O céu está limpo e azul, proporcionando um contraste acentuado com a estrutura de pedra.
Catedral de Girona | Foto: Josep Bacons via Wikimedia Commons (reprodução)

A Catedral de Girona está no segundo ponto mais alto da cidade, em um lugar onde antes ficava uma mesquita, derrubada após a reconquista pelos novos reis católicos. 

Essa catedral gótica foi erguida em 1417 e projetada para ter a maior nave de toda a Europa. Foi um projeto que envolveu 12 arquitetos e vários especialistas de diferentes partes da Espanha. 

Atualmente, a Catedral de Girona é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, tanto pela sua arquitetura imponente quanto pela sua localização que oferece uma vista privilegiada do município. 

Onde ficar em Girona

Nossa dica para onde ficar na Girona da Espanha é o Palau Fugit. Um hotel luxuoso, localizado no coração da cidade e que fica a poucos metros da Catedral e das muralhas. É ideal para quem quer se hospedar próximo às principais atrações da cidade.

O estabelecimento fica em um prédio histórico, que ainda apresenta muitos traços da arquitetura original. Os ambientes mesclam elementos contemporâneos e antigos, dando origem a espaços autênticos, aconchegantes e visualmente encantadores. Para saber mais sobre este hotel, confira a matéria completa do Palau Fugit

Como chegar em Girona 

túnel medieval na cidade de Girona
Túnel em Girona I Foto: Jon Tyson via Unplash (reprodução)

Girona está em uma região da Espanha que fica a cerca de 100 km de Barcelona, na Catalunha. Há várias formas de chegar, sendo o que o mais comum é vir de automóvel. Se você tiver permissão para dirigir, recomendamos muito que alugue um carro.

Outra maneira muito prática de chegar em Girona é por meio do trem de alta velocidade (AVE/AVANT), que faz o trajeto em apenas 38 minutos. Caso você esteja em uma área mais distante, há muitas opções de voos operados por companhias aéreas low cost com rotas para Barcelona. 

A cidade de Girona é o lugar ideal para quem quer ver construções do passado medieval da Espanha e conhecer um pouco mais sobre a história da Europa.

Se você gostou de conhecer Girona, ou já conhecia e quer deixar alguma dica, comente aqui embaixo. O espaço também é livre para perguntas. Fique a vontade!

Para conferir mais dicas de destinos incríveis, continue no site da Dona Arquiteta e aproveite para nos seguir no Instagram para não perder nenhuma novidade. 

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top