Avalie esta matéria

Harbin
Endereço: Binshui Ave — Heilongjiang Sheng — China.

O Harbin Opera House é uma estrutura moderna e elegante construída em Harbin, também conhecida como cidade do gelo, que fica no leste da China.

Harbin é a 10° cidade mais populosa da China e é conhecida por ser um centro financeiro, tecnológico e cultural. A construção do Harbin Opera House veio para reforçar esse último aspecto.

Projetado pelo escritório MAD Architects, o Harbin Opera House foi pensado como um centro cultural do futuro e um espaço suntuoso que integra a sociedade e a arte.

Harbin Opera House. Foto: MAD Architects

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

ARQUITETURA

A fachada desse empreendimento é curvilínea e composta por painéis de alumínio branco e liso. Essa escolha foi feita para gerar a impressão que o Harbin Opera House foi esculpido pelo ar e pela água.

A arquitetura desse local foi inspirada na natureza que circunda a cidade. Além disso, durante o inverno, a construção se funde com a neve. Isso dá a impressão de que ela sempre esteve ali e que realmente foi criada devido a algum fenômeno natural.

Harbin Opera House visto de cima.  Foto: MAD Architects

O Saguão de entrada possui grandes paredes de vidro que permitem que a luz natural entre abundantemente no local. Essa configuração também ajuda a integrar os ambientes internos e externos.

A decoração desse ambiente é minimalista. Além disso, as cores usadas são claras e neutras, o que deixa o saguão leve e elegante.

Espaço interno do Harbin Opera House. Foto: MAD Architects

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

TEATROS

O Harbin Opera House possui dois teatros, um com capacidade para 1.600 pessoas, e outro projetado para 400 visitantes.

Os teatros foram feitos com materiais simples, como madeira. A decoração deles é minimalista e sóbria, para que o destaque fique todo no palco. No entanto, na sala maior, também há espaços curvilíneos que parecem ter sido feitos pela natureza.

Além disso, no teatro maior há uma claraboia que ilumina o local com a luz natural e ainda permite que os visitantes vejam a passagem do tempo.

Já na sala menor, há uma grande parede de vidro atrás do palco. O objetivo dela é fazer com que a natureza do local sirva de cenário.

Além disso, as duas alas possuem configurações espaciais para aproveitar da melhor forma possível  a acústica do ambiente.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

Espaço interno do Harbin Opera House. Foto: MAD Architects

O escritório MAD Architects planejou o Harbin Opera Hall de uma forma que o público também fosse protagonista da obra.

O ambiente curvilíneo de algumas áreas internas, principalmente do saguão principal, cria uma espécie de coreografia, que faz com que os visitantes também executem uma performance no local.

Além disso, esses ambientes curvilíneos também imitam a topografia daquela região. Dessa forma, quando o visitante está explorando o Harbin Opera House, ele também está simulando uma travessia pela natureza da província de Heilongijang.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

Cidade de Gelo

HARBIN

Também conhecida como a cidade do gelo, Harbin é a capital da província de Heilongjiang, que fica localizada no nordeste da China e próxima à fronteira com a Rússia.

Essa cidade carrega muitos traços das seguintes culturas: russa, japonesa, judaica e chinesa. Aliás, um dos pontos turísticos de Harbin é a Catedral Ortodoxa de Santa Sofia, que foi construída pelos russos em 1907.

Entretanto, a capital de Heilongjiang é muito famosa por abrigar o maior festival de gelo do mundo. Todos os anos, Harbin constrói uma cidade de gelo de aproximadamente 600 mil metros quadrados, com alguns prédios que ultrapassam 40 metros de altura.

Os turistas podem passear pelas ruas dessa cidade de gelo e, caso a visita seja feita à tarde, ainda é possível admirar a iluminação especial que esse lugar possui.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autora Carolina Martins

Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.


Rayssa Cunha

Rayssa Cunha é uma estudante de Letras apaixonada por culturas, esportes e livros. Adora conhecer pontos turísticos e comidas típicas. Ama a língua portuguesa e escrever é sua paixão.

Postagens recentes

Montreux na Suiça está organizando um dos maiores festivais de jazz do planeta

Você conhece o Montreux Jazz Festival? Talvez já tenha ouvido falar de um show cheio…

2 dias atrás

Paradores da Espanha: experiências genuínas ao redor do país

Que tal mergulhar na cultura espanhola, ver de perto construções seculares, muitas delas com influência…

4 dias atrás

Tainaron Blue: retiro grego localizado em uma Torre de pedra

Conheça o retiro idilício em uma pouco conhecida, mas nem por isso menos bela, região…

7 dias atrás

Serra Negra em São Paulo: conexão através das coisas simples

Guia feito para quem pensa em passar alguns dias longe do agito, mostrando como a…

1 semana atrás

Nossa seleção de melhores hotéis para famílias em Paris

Apesar de a capital francesa não estar entre os primeiros destinos de viagem quando pensamos…

2 semanas atrás

5 hotéis na Índia que combinam luxo, design e experiências únicas

Se você está em busca de experiências diferentes, quer conhecer uma cultura e gastronomia totalmente,…

2 semanas atrás