Harbin Opera House
China | Harbin

Harbin Opera House

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Binshui Ave, Songbei Qu, Haerbin Shi, Heilongjiang Sheng, China.

O Harbin Opera House é uma estrutura moderna e elegante construída em Harbin, também conhecida como cidade do gelo, que fica no leste da China.

Harbin é a 10° cidade mais populosa da China e é conhecida por ser um centro financeiro, tecnológico e cultural. A construção do Harbin Opera House veio para reforçar esse último aspecto.

Projetado pelo escritório MAD Architects, o Harbin Opera House foi pensado como um centro cultural do futuro e um espaço suntuoso que integra a sociedade e a arte.

Harbin 03
Harbin Opera House. Foto: MAD Architects 

ARQUITETURA

A fachada desse empreendimento é curvilínea e composta por painéis de alumínio branco e liso. Essa escolha foi feita para gerar a impressão que o Harbin Opera House foi esculpido pelo ar e pela água.

A arquitetura desse local foi inspirada na natureza que circunda a cidade. Além disso, durante o inverno, a construção se funde com a neve. Isso dá a impressão de que ela sempre esteve ali e que realmente foi criada devido a algum fenômeno natural.

Harbin, arquitetura
Harbin Opera House visto de cima.  Foto: MAD Architects

O Saguão de entrada possui grandes paredes de vidro que permitem que a luz natural entre abundantemente no local. Essa configuração também ajuda a integrar os ambientes internos e externos.

A decoração desse ambiente é minimalista. Além disso, as cores usadas são claras e neutras, o que deixa o saguão leve e elegante.

Harbin, arquitetura de interiores
Espaço interno do Harbin Opera House. Foto: MAD Architects

TEATROS

O Harbin Opera House possui dois teatros, um com capacidade para 1.600 pessoas, e outro projetado para 400 visitantes.

Os teatros foram feitos com materiais simples, como madeira. A decoração deles é minimalista e sóbria, para que o destaque fique todo no palco. No entanto, na sala maior, também há espaços curvilíneos que parecem ter sido feitos pela natureza.

Além disso, no teatro maior há uma claraboia que ilumina o local com a luz natural e ainda permite que os visitantes vejam a passagem do tempo.

Já na sala menor, há uma grande parede de vidro atrás do palco. O objetivo dela é fazer com que a natureza do local sirva de cenário.

Além disso, as duas alas possuem configurações espaciais para aproveitar da melhor forma possível  a acústica do ambiente.

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

Harbin, arquitetura
Espaço interno do Harbin Opera House. Foto: MAD Architects

O escritório MAD Architects planejou o Harbin Opera Hall de uma forma que o público também fosse protagonista da obra.

O ambiente curvilíneo de algumas áreas internas, principalmente do saguão principal, cria uma espécie de coreografia, que faz com que os visitantes também executem uma performance no local.

Além disso, esses ambientes curvilíneos também imitam a topografia daquela região. Dessa forma, quando o visitante está explorando o Harbin Opera House, ele também está simulando uma travessia pela natureza da província de Heilongijang.

Harbin, cidade de gelo
Cidade de Gelo

HARBIN

Também conhecida como a cidade do gelo, Harbin é a capital da província de Heilongjiang, que fica localizada no nordeste da China e próxima à fronteira com a Rússia.

Essa cidade carrega muitos traços das seguintes culturas: russa, japonesa, judaica e chinesa. Aliás, um dos pontos turísticos de Harbin é a Catedral Ortodoxa de Santa Sofia, que foi construída pelos russos em 1907.

Entretanto, a capital de Heilongjiang é muito famosa por abrigar o maior festival de gelo do mundo. Todos os anos, Harbin constrói uma cidade de gelo de aproximadamente 600 mil metros quadrados, com alguns prédios que ultrapassam 40 metros de altura.

Os turistas podem passear pelas ruas dessa cidade de gelo e, caso a visita seja feita à tarde, ainda é possível admirar a iluminação especial que esse lugar possui.

Reserve seu hotel em Harbin

Se você ficou interessado em conhecer Harbin, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.


Para conhecer o Harbin Opera House: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.


LEIA MAIS

philipandpatriciafrost-principal

Phillip and Patricia Frost Museum Of Science

Certamente, uma das características mais marcantes da estrutura do museu, é que ele se encontra em um complexo de quatro edifícios, situados em uma posição de braços abertos que, como resultado, convida os visitantes para uma incrível caminhada.

Conheça o Dongdaemun Design Plaza, em Seul, Coreia do Sul. Uma obra de Zaha Hadid que transformou a região na capital mundial do design.

Dongdaemun Design Plaza

Considerado o centro da moda do país, é também um novo destino turístico de negócios e lazer.  Não à toa, desde a inauguração do DDP, a Seul vem sendo chamada de capital mundial do design.


Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.


REFERÊNCIAS

Architonic

Britannica

Segredos de Viagem


Autora Carolina Martins

Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top