Hotel Viura: vale a pena se hospedar num cubo suspenso sobre os vinhedos?
Espanha

Hotel Viura: vale a pena se hospedar num cubo suspenso sobre os vinhedos?

Escrito por Sarah Borges | Publicado em:
Início > Destinos > Europa > Espanha > Hotel Viura: vale a pena se hospedar num cubo suspenso sobre os vinhedos?

Este blogpost não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Avalie esta matéria

Se eu apenas te descrevesse o Hotel Viura, localizado numa encosta acima de um tapete de vinhedos ordenados, imagino que iria surgir em sua mente um corpo estranho, um ponto fora da curva. Este hotel, projetado pelos arquitetos Joseba e Xabier Aramburu, é um marco da arquitetura contemporânea na região de Rioja Álavesa

O Hotel Viura fica mais precisamente localizado em Villabuena de Álava, uma vila com um pouco mais de 300 habitantes e 48 vinícolas. O edifício ultra-moderno consegue a proeza de dialogar, sem grandes equívocos, com a paisagem montanhosa, os vinhedos e as construções medievais ao redor.

Alguns o comparam a estrutura a um amontoado de caixotes empilhados, outros às favelas brasileiras ou à estrutura de um prédio em ruínas caído do céu. Joseba e Xabier dizem que toda estrutura alude a um cacho de uva – o que faz sentido. De toda forma, você chegará a uma conclusão própria após a leitura.

Siga lendo para entender mais sobre a arquitetura de cubos empilhados, detalhes sobre os materiais usados, decoração das acomodações e quais experiências o hotel oferece. Será que o Viura, em Villabuena de Álava é para você?

A arquitetura de cubos empilhados: ousadia ou o Hotel Viura destoa de La Rioja?

Hotel Viura: arquitetura moderna em Villabuena de Álava, cubos empilhados com vista para vinhedos e igreja medieval, integração paisagística e design biofílico
O Hotel Viura foi assinado pelo escritório Design Houses. | Foto: Hotel Viura (Reprodução)

Visto de longe, os volumes retangulares que formam a estrutura do Hotel Viuracada um sendo uma suíte —  emergem da topografia íngreme da região sem nunca alcançar a “Iglesia de San Andrés” localizada ao lado. A intenção dos arquitetos Joseba e Xabier Aramburu não é que a inovação precise disputar atenção com o tradicional. Mas será que conseguiram esse feito, ou apenas soaram pretensiosos demais diante da magnitude dabeleza natural e histórica de La Roja?

O contraste com a vila medieval e a igreja do século XVII é, obviamente, ousado: a fusão com os vinhedos e terraços-jardins deu à estrutura a impressão de que foi talhada na rocha. O único aspecto que pode soar negativo talvez sejam os blocos retangulares empilhados pendendo de forma precária na encosta, mas nem isso.

Explico por quê: os arquitetos do escritório Design Houses são fortemente influenciados por estilos e escolas arquitetônicas como o Neoplasticismo, a Arquitetura Orgânica, o Minimalismo Abstrato ou o Desconstrutivismo.

  • Neoplasticismo: busca a pureza absoluta via formas geométricas, linhas retas e o uso de cores primárias;
  • Arquitetura Orgânica: entende que a construção deve crescer como um organismo vivo, integrando-se à natureza e respeitando o ambiente ao redor;
  • Minimalismo Abstrato: foca na redução a elementos essenciais, valorizando o vazio, o silêncio visual, a luz natural e a qualidade dos materiais;
  • Desconstrutivismo: propõe a fragmentação, distorção de superfícies e geometria não retilínea.

Essa junção de filosofias e formas de pensar o espaço deu vida ao Hotel Viura. E, se houvesse uma frase que o definisse, é esta: inovação como “companheiro” da paisagem. Isso porque o conceito da arquitetura do hotel foi construído com olhos na paisagem vitícola e na arquitetura tradicional da Villabuena de Álava.

Cada um dos cubos forma uma única suíte, iluminada pelas amplas janelas, integrando-se como pano de fundo à Serra da Cantábria quase como se fizessem parte daquela encosta. Certamente pode não ter agradado a todos, mas o escritório Design Houses realmente conseguiu que o “intruso industrial” fosse bem recebido esteticamente. Visto do alto, nada parece fora do lugar.

Materiais e detalhes de interiores: o que funciona no Hotel Viura?

Seguindo a mesma ideia da harmonia entre os estilos mencionados, os arquitetos apostaram no design biofílico, propondo uma reconexão com a natureza. No projeto do Hotel Viura, isso foi possível a partir da integração de características naturais da paisagem à estrutura do projeto.

Sem deixar o conforto e a segurança de lado, isso acontece abraçando a topografia local: como o edifício foi construído diretamente ligado à encosta, é possível tocar a rocha em algumas áreas do hotel. Essa não foi uma escolha apenas estética, uma vez que ela cria um isolamento térmico natural no edifício.

No lobby, a textura da pedra calcária, deixada exposta, traz uma atmosfera brutalista suavizada pela iluminação localizada e pela harmonia perfeita entre mobiliário curado e obras de arte. É como estar em uma “caverna moderna”. No espaço de bem-estar, a rocha exibe suas imperfeições, formando uma moldura para a jacuzzi e as salas de tratamento, e as amplas janelas deixam a sensação de que o cômodo é uma extensão da própria terra.

Esse não foi o único material natural escolhido para o projeto. Trazendo mais um contraponto orgânico ao concreto, a madeira maciça está no teto, portas, bancadas de banheiro e mesas.

Hotel Viura: quarto moderno com cama king size, vidro e madeira integrados, vista panorâmica e design minimalista industrial
A estrutura natural da madeira “aquece” o vidro e o concreto dos quartos sem renunciar ao desconstrutivismo. | Foto: Hotel Viura (Representação)

E a mistura interessante de materiais não termina aí. O aspecto industrial do projeto não se dá apenas ao concreto, inserido — talvez em excesso — nas paredes e pisos. O aço corten foi o terceiro material escolhido no Hotel Viura. Essas chapas de aço têm alta resistência à corrosão atmosférica e, por isso, cobrem o exterior de alguns dos cubos que compõem toda a edificação. 

O aço corten é envelhecido propositalmente e sua cor marrom avermelhada se dá pela pátina de ferrugem que se forma e que funciona como uma película. Esteticamente, esta escolha não reduz o impacto da integração com o meio, já que dialoga com os tons da terra da região e a própria cor do vinho. Ah, e o material é 100% reciclável. 

No Hotel Viura, concreto, vidro, aço, madeira e pedra dialogam, criando uma estrutura industrial e natural única. Aqui no Dona Arquiteta, você encontra vários textos sobre design de interiores, o mais recente sendo o Tendência de cozinha para 2026: funcionalidade e bem-estar. Vale a pena a leitura!

As 33 Suítes do Hotel Viura em Villabuena

Lembra que cada um dos cubos distribuídos de forma irregular são as suítes do Hotel Viura? Bem, por conta do teor desconstrutivista do projeto, não existem dois quartos exatamente iguais.

São 35 suítes ao todo e elas se dividem em três categorias: Viura, Deluxe e Suítes Viura, esta última com hidromassagem e área de estar inclusas. O uso ostensivo de janelas do chão ao teto, além de trazer luz natural, tem a proposta de expor uma vista incrível dos vinhedos de Villabuena. No entanto, as suítes Viura, localizadas  principalmente nos níveis inferiores, não entregam algo espetacular. 

Quarto minimalista do hotel viura com cama clean, mesa de trabalho e TV integrada, elegância moderna e natural
Mesmo com a mistura de materiais, a escolha por um mobiliário mais clean mantem as suítes sem tanta informação. | Foto: Hotel Viura (Reprodução)

O design de interiores das acomodações é simples, o que faz sentido com a proposta da paisagem, mas pode ser minimalista demais para alguns. Nas suítes inferiores, os corredores são escuros, uma vez que as paredes são como uma lousa, onde diferentes artistas podem desenhar com giz. Para alguns, criativo, para outros pode desagradar.

Então, se você não abre mão da vista, que é boa parte da beleza do hotel, prefira a Deluxe, que oferece diferentes ângulos, ou as Suítes Viura, que entregam as vistas mais desimpedidas da Sierra de Cantabria e da Igreja de San Andrés.

Viura Rioja: experiências de enoturismo no Viura e em Villabuena

O mar de vinhedos exposto na paisagem não é só alegórico, as vilas medievais escondem adegas familiares. O Hotel Viura fica localizado em Villabuena, região famosa pelas adegas de longa tradição familiar. 

Esta pequena vila tem menos de 350 habitantes e 43 vinícolas registradas. Mas não é só vinho, no centro da cidade você pode apreciar casarões de arquitetura renascentista e barroca. E, a apenas 1 km daí, está o Dólmen de “El Montecillo”, uma tumba pré-histórica, com cerca de 3.900 a 6.000 anos, na Idade do Bronze.

A cada dia, uma vinícola de Villabuena, curada pelo hotel, abrirá suas portas para os hóspedes do Viura. Para uma visita, o hóspede precisa reservar com 24 horas de antecedência. Algumas delas são:

  • Bodegas Izadi: É sustentável (redução da pegada de carbono, embalagens sustentáveis, gestão de resíduos etc.) e a produção é feita a partir de práticas orgânicas certificadas. 

Onde fica: Herreria Kalea, 2, 5, 01307 (400 metros do Viura)
Site:www.izadi.com

  • Vinícola Luis Cañas: Onde quatro gerações de uma família produzem vinhos respeitando a natureza local.

Onde fica: Ctra. Samaniego, 10, 01307 (500 metros do Viura)
Site: www.luiscanas.com

  • Bodegas de La Marquesa: além de vinhos preciosos, entrega adegas centenárias de uma família com cinco gerações.

Onde fica: Calle Herrería, 76, 01307 (600 metros do Viura)
Site: www.valserrano.com

  • Bodegas Amaren: Une respeito à tradição e tecnologia de ponta.

Onde fica: Ctra. Villabuena de Álava, 3, 01307 (3 km do Viura)
Site: www.bodegasamaren.com

  • Vinícola Vivanco: um dos melhores museus de vinho do mundo, se destaca também pela arquitetura.

Onde fica: Ctra. Samaniego, 10, 01307 (500 metros do Viura)

Site:www.vivancoculturadevino.es

As famílias produtoras recebem o viajante para um tour pelos vinhedos.

Outras experiências que o Hotel Viura oferece são as trilhas de ciclismo, quadriciclo e a cavalo pelos vinhedos, visita guiada a um dos lagares de azeite, campos de golfe, um dia gastronômico em La Rioja, o tour “Torne-se um enólogo por um dia”, onde o hóspede participa das tarefas no vinhedo e até voo de balão. O Viura também conta com o Restaurante Barrica, que serve culinária tradicional e um centro de bem-estar. 

Hotel Viura: bistrô Barrica com barris de vinho no teto, mesas elegantes e vista verde, decoração sofisticada
No teto do Restaurante e Bistrô Barrica, barris de vinho deixam claro que se trata de uma experiência de enoturismo. | Foto: Hotel Viura (Reprodução)

Um segredo bem guardado 

Numa antiga passagem entre a Igreja e a casa paroquial, há uma passagem secreta. Passeie pelas grossas paredes de pedra e seus arcos abobadados, nesse espaço adaptado para uma experiência singular. O Hotel Viura tem uma adega subterrânea, com uma boa curadoria, para você já entrar no clima do enoturismo.

A Espanha é famosa por sua tradição com vinhos. Confira outros posts do Dona Arquiteta no país para planejar outros locais do seu roteiro, como as cidades da Catalunha ou Girona, onde cada pedra conta mil anos de história da Espanha.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Hotel Viura, em Villabuena de Alava: vale a pena para você?

Hotel Viura: varanda iluminada com vista para igreja, sofá externo e paisagem noturna encantadora
Alguns quartos oferecem varanda privativa com vista para a Iglesia. | Foto: Hotel Viura (Reprodução)

Quando se trata de viagem e experiências culturais, a resposta é sempre: depende. O Hotel Viura é recomendado para aqueles que curtem arquitetura contemporânea, vilas europeias medievais, enoturismo e experiências turísticas em diálogo com o território. Serve também para quem aprecia design minimalista e casais sem crianças aproveitarão melhor as paisagens contemplativas.

Já se você curte um aconchego tradicional e uma estética clássica, talvez as acomodações e o design de interiores do Hotel Viura pareçam insuficientes. A região também não oferece experiências de lazer infantil, então, se é uma viagem familiar, o Hotel Viura também não é uma opção adequada. 

Em comparação com outros hotéis da região, que apostam no estilo clássico e charme histórico, o Hotel Viura definitivamente é um ponto fora da curva; autêntico e exclusivo. Passa longe de ser um hotel que agrada a todos, mas funciona muito bem para o tipo de público pensado. Caso você não faça parte dele, explore outros posts sobre o País Basco aqui no Dona Arquiteta, como o ‘Onde ficar em San Sebastian: conheça os melhores bairros’ e comente um destino que você quer ver por aqui. 

Leia mais: 

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top