Dicas de Bares

Laurel Brasserie: uma brasserie europeia instalada em Salt Lake

Avalie esta matéria

Onde fica a Laurel Brasserie?

Endereço: S Main St, nº 555 — Salt Lake City, Utah — Estados Unidos.
Telefone: +1 801-258-6708.

Reservas de mesas pelo site oficial.

Salt Lake City, EUA Um novo point passou a fazer parte do cenário gastronômico na cidade desde 2022. Com interiores explicitamente inspirados em estabelecimentos europeus, esta Brasserie oferece preparos clássicos da gastronomia internacional com um estilo próprio e despojado.

A Laurel Brasserie & Bar é uma nova proposta gastronômica na norte-americana Salt Lake City e é resultado da revitalização do restaurante oficial de um luxuoso hotel chamado Grand America, com traços visuais que parecem ter saído de filmes antigos. Não é por acaso: foram planejados por um cenógrafo.

Fotografia: Brian W. Ferry (reprodução).

O ambiente é energético e jovem. Ainda assim, inspirado pela serenidade de antigos estabelecimentos europeus que marcaram época. Idealizado por Oliver Haslegrave. designer que também é cenógrafo, a Laurel Brasserie oferece vários ambientes europeus — todos dedicados à uma hospitalidade notadamente americanada.

Fotografia: Laurel Brasserie (Divulgação)

Idealizadores do projeto

O Grand America, onde fica o Laurel Brasserie, é um grande hotel de luxo instalado na Main Street de Salt Lake. Suas 775 acomodações resgatam o que há de mais clássico e requintado nos grandes hotéis europeus. Na definição do próprio Grand America, o hotel é uma combinação entre a valorização europeia por peças feitas à mão e as comodidades da hospitalidade americana.

O hotel foi inaugurado em 2001. Onze anos depois, o espaço do restaurante interno foi reformado pela equipe do Home Studios. O estúdio tem sede em Nova York e é liderado pelo designer Oliver Haslegrave.

Oliver Haslegrave | Fotografia: Orior Furniture (reprodução)

O estúdio tem ganhando muita notoriedade na produção de interiores para hotéis e restaurantes. Entre os projetos concluídos estão nomes como os nova iorquinos Elsa e Fausto. Apesar da reputação do próprio Oliver ser associada a seu trabalho com interiores, sua formação é em cinema.

O cinema é uma grande referência para nós, e o design de produção é um forte paralelo com o que fazemos.

Oliver Haslegrave

Então não será mera impressão se, ao ver os interiores, sua mente resgatar cenas de filmes franceses.

Fotografia: Laurel Brasserie (Divulgação)

Interiores da Laurel Brasserie

As Brasseries têm origem na França. Originalmente, era o modelo tradicional de cervejaria e lugar para realizar refeições rápidas. São estabelecimentos abertos diariamente, com cardápio que raramente muda. Tais lugares envelheceram, se sofisticaram e seu modelo passou a ser exportado em todo o mundo francófono. Por fim, tornou um clássico europeu.

É justamente neste modelo que a equipe do Home Studios se inspira para este projeto. É como se ele se comportasse como uma extensão do estilo europeu empregado nos interiores do Grand America Hotel. Portando, não há um conflito na atmosfera e sim uma continuidade entre as acomodações, Hall e restaurantes.

A atmosfera é casual e propõe encontros divertidos. Os clientes são recebidos em uma entrada marcada por pedras naturais, mármore verde, azulejos de cerâmica e detalhes em ouro. A partir da entrada, Laurel Brasserie se divide em vários ambientes.

A sala de jantar principal apresenta banquetas de couro vermelho cereja | Fotografia: Brian W. Ferry (reprodução).

Ficou interessado em conhecer o Grand America de Salt Lake City? Clique aqui e reserve direto pela plataforma Booking!

Adjacente à Laurel Brasserie, está instalada a confeitaria Bonne Vic. O interior deste ambiente faz uso de balcões de madeira (tingida de azul claro ovo-de-pato), piso de mármore em padrão quadriculado e cadeiras de veludo. As cadeiras apresentam tons pastéis que harmonizam com as luminárias de latão (estas, por sinal, se projetam além deste ambiente e chegam na sala de jantar principal).

Interior do Bonne Vic | Fotografia: Brian W. Ferry (reprodução).

O próximo ambiente vai de encontro aos tons neutros da madeira e do tempo. Trata-se de um bar com painéis de madeira logo à frente do restaurante. Além do balcão, é possível aproveitar os coquetéis em uma sala de estar instalada ao lado. Nesta área as mesas estão de canto, ao lado de grandes janelas em arco, em moldura de mármore verde.

Fotografia: Brian W. Ferry (reprodução)
Área de estar, com janela em arco | Fotografia: Brian W. Ferry (reprodução).

Há também uma sala de jantar adicional, decorada com móveis e paredes em variados tons de azul. A cor surge nas cadeiras de veludo, no carpete com padrão floral e nas paredes ilustradas. As mesas têm tampo feito em madeira de nogueira e seu tom acastanhado oferece mais naturalidade à paleta, com verdes oriundos do lustre de vidro soprado e das oliveiras instaladas em vasos entre as janelas.

Fotografia: Brian W. Ferry (reprodução).

 

Procuramos criar esse ambiente e tratá-lo como uma extensão da casa do cliente, onde uma coleção de heranças e tesouros europeus é passada de geração em geração.

Oliver Haslegrave

Algo se destaca no projeto: nada de escuridão, a luz é bem-vinda.

O jogo de iluminação dos ambientes, que enaltece as cores e torna todos os ambientes perfeitamente visíveis, foi posicionado para manter uma atmosfera familiar e casual. Seria este um traço das lanchonetes americanas predominando no projeto? Talvez seja um palpite muito genérico, porém algo é nítido: Laurel Brasserie é americana no estilo de servir, são refeições vibrantes, adaptadas para serem práticas e abrir espaço para a socialização.

Gastronomia

O cardápio na Laurel Brasserie é uma combinação de diversos itens da culinária americana, italiana e francesa. A variedade tem motivo, a Brasserie atende em praticamente todos os serviços: café da manhã, Brunch, almoço, jantares e Happy Hour.

Ainda assim, é um cardápio que oferece gastronomia descomplicada. A clássica sopa francesa de cebola divide espaço com porções de Arancini, Burrata com Prosciutto, pizzas e hambúrgueres. São refeições rápidas para aproveitar com a extensa variedade de bebidas que vão de cervejas nacionais à coquetéis autorais.

Salt Lake City

Salt Lake é a capital do estado americano de Utah e a única cidade na região com um aeroporto. Apesar disso, ela ainda preserva os ares de uma cidade do interior. Talvez seja a forte presença dos Mórmons – há quem diga que que Salt Lake City é, para os mórmons, o que o Vaticano é para os católicos – ou simplesmente a presença encantadora das Montanhas Rochosas.

O turismo de Salt Lake é majoritariamente dedicado à atividades livres que seguem desde passeios à cânions a menos de três horas de distância ou as diversas estações de esqui instaladas na cidade.

Entre os passeios selecionados por profissionais da Get Your Guide, é possível:

Fotografia: banco de imagens/reprodução.

Leia mais

Se você gostou de conhecer o projeto da Laurel Brasserie, com certeza vai gostar de conhecer alguma dessas matérias:

Museu Isabela Stewart | Boston

O museu, fundado por Isabela Gardner Steward já completa 120 anos em 2023. Fundado por por uma patrona das artes, expõe peças de Matisse, Botticelli, Degas, Rembrandt, Ticiano e a principal obra em exposição – o próprio museu.

Camp Sarika | Canyon Point

Quando o silencio absoluto reina, uma sinfonia de sons do deserto se instaura neste hotel de experiência transcendental. Design, luxo e solitude em Utah.

Candlefish | Charleston

Esta graciosa loja de velas produz, vende e ensina a fazer peças aromáticas cheias de charme.

REFERÊNCIAS

Site oficial

Interior Design

Orior Furniture

New York Times

Dezeen

Gastronomic Salt Lake City

Home Studios


Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.

Postagens recentes

Arquitetura japonesa: um guia por destinos incríveis no país

Conheça os principais traços da arquitetura japonesa e como visita-lo em uma viagem.

1 dia atrás

Arquitetura inglesa no radar: um pequeno guia do que visitar no país

A arquitetura inglesa organizada para quem vai viajar para o Reino Unido e quer fazer…

2 dias atrás

Arquitetura em Porto: conheça 5 edifícios icônicos na cidade portuguesa

Arquitetura em Porto, confira os passeios à locais icônicos de grandes arquitetos como Alvaro Siza…

3 dias atrás

Conheça as melhores opções de restaurantes em Mykonos

Restaurantes em Mykonos: conheça as cinco melhores opções para almoçar e jantar nessa ilha grega…

3 dias atrás

Descobrindo as lojas de design em Buenos Aires

Se você for para Argentina veja antes nossa seleção de lojas de design em Buenos…

6 dias atrás

10 lojas de Paris que valem a pena conhecer

Veja as 10 lojas de Paris que são lojas conceito com curadoria e propostas para…

1 semana atrás