Museu Isabella Stewart Gardner em Boston, reúne tesouros artísticos e culturais de renome mundial
Estados Unidos

Museu Isabella Stewart Gardner em Boston, reúne tesouros artísticos e culturais de renome mundial

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:

O museu Isabella Stewart Gardner abriga uma incrível coleção de pinturas, móveis, bem como peças de vestuário e fotografias.
Por ali, é possível apreciar obras-primas de artistas famosos, incluindo um retrato de Gardner de autoria de John Singer Sargent. Há, ainda, obras de Matisse, Botticelli, Degas, Rembrandt e Ticiano.

ISABELLA-STEWART-GARDNER-MUSEUM
Blue room, foto cortesia Dave Bertollo.

O museu é um tributo a uma das mais conhecidas mulheres da sociedade de Boston na virada do século 20.
Filantropa, colecionadora e protetora das artes, Isabella Gardner fundou o local em 1903.
E o interessante é que a construção é parte da atração tanto quanto as obras em seu interior. Seu design foi inspirado nos opulentos palácios de Veneza do século 15.
Em 2012, foi inaugurada uma ala moderna para abrigar a coleção em expansão do museu, bem como salas de aula para performances e programas educacionais.

Isabella Stewart Gardner Museum: em Boston, reúne tesouros artísticos e culturais de renome mundial
Isabella Stewart Gardner in Venice (1894), by Anders Zorn. Foto Wikipedia

Isabella Stewart Gardner nasceu na cidade de Nova York em 14 de abril de 1840 em uma família abastada. Seu pai, David Stewart, fez fortuna importando linho irlandês.
Em 1860, poucos dias antes de seu 20º aniversário, Isabella Stewart casou-se com Jack Gardner na Grace Church na cidade de Nova York. Eles se mudaram para sua cidade natal, Boston.
Depois de anos colecionando em pequena escala, em 1891 Isabella herdou $ 1,75 milhões de seu pai e foi capaz de começar a coletar em um nível muito maior.
Ao comprar o autorretrato de Rembrandt, aos 23 anos em 1896, Isabella e seu marido Jack decidiram, portanto, que suas ambições como colecionadores exigiam mais espaço do que sua residência permitia, e começaram a considerar a ideia de um museu.

s-ISABELLA-STEWART-GARDNER-MUSEUM
Foto cortesia museu.

Os Gardners amavam a Itália. No verão de 1897, Isabella e Jack viajaram por Veneza, Florença e Roma para reunir fragmentos arquitetônicos para sua galeria.
Eles compraram colunas, janelas e portas para adornar todos os andares, bem como relevos, balaustradas, capitéis e estátuas dos períodos romano, bizantino, gótico e renascentista.

s-ISABELLA-STEWART-GARDNER-MUSEUM
Foto cortesia Putneypics.

Gardner dedicou anos à organização de sua coleção em salas tematizadas, como a Yellow Room, o Spanish Cloister e o Little Salon. A maioria das salas está voltada para o pátio central, que oferece vistas tranquilas de árvores e flores sazonais.

Inclusive, ela mesma organizou delicadamente a coleção de mais de 7.500 objetos de arte fina e decorativa, 2.700 livros e manuscritos e mais de 8.000 objetos históricos de todo o mundo, incluindo esculturas, móveis, têxteis, metalurgia e cerâmica, que ela coletou ao longo do curso de sua vida.

Isabella Stewart Gardner Museum: em Boston, reúne tesouros artísticos e culturais de renome mundial
A área do Café G, no museu. Nic Lehoux
ISABELLA-STEWART-GARDNER-M
Foto Nic Lehoux.

O bistrô Café G serve pratos elegantes em um espaço contemporâneo emoldurado por paredes de vidro. Faz parte do anexo ao museu projetado por Renzo Piano, que foi inaugurado em 2012 e oferece um espaço interdisciplinar e multifuncional para artistas contemporâneos, músicos e acadêmicos.
O café é o local ideal para saborear uma salada ou entrada leve para o almoço.

ISABELLA-STEWART-GARDNER-M
Foto Nic Lehoux.

O ambiente deste museu é especialmente encantador. Nesse sentido, a experiência de caminhar pelo pátio sereno proporciona uma visita que vai cativar até mesmo aqueles que não são muito ligados em arte.

ISABELLA-STEWART-GARDNER-M
Foto Nic Lehoux.

Reserve seu hotel em Boston

Se você ficou interessado em conhecer Boston, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.

ATRAÇÕES

Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Boston e proximidades:

Boston: Circuito de Bonde Hop-On Hop-Off na Cidade Velha

Suba a bordo de um bonde hop-on hop-off e maravilhe-se com as belezas de Boston enquanto passeia pela cidade. Desembarque em 14 paradas espalhadas por Boston, com mais de 100 pontos de interesse, adquirindo um bilhete de 1 ou 2 dias.

Boston: Passeio de Ônibus Anfíbio

Suba a bordo de um veículo anfíbio e conheça Boston a partir de uma perspectiva diferente. O ônibus da Segunda Guerra Mundial viaja por terra e pelas águas, levando você por ruas históricas e até o rio Charles, neste passeio de 80 minutos pela cidade.


Para conhecer o Museu Isabella Stewart Gardner: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.


LEIA MAIS

Bourse de Commerce: o mais novo e impressionante museu da coleção Pinault

Bource de Commerce

No coração de Paris, um grande colecionador de arte abre seu novo museu. Com peças de todos os cantos do mundo e uma arquitetura única, alcança uma sacra posição de ponte entre a herança cultural francesa e a arte contemporânea. 

Villa M: Hotel de paris que se inspira no design biofílico

Villa M

O Villa M abusa do design biofílico e transborda de vegetação em seu exterior. O edifício é um manifesto traduzido através da arquitetura: pelo resgate da natureza para a cidade da luz.


Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.


REFERÊNCIAS
CNTraveler
Arte Que Acontece
Expedia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top