Confira nossa lista com os restaurantes onde comer comer junto aos melhores ambientes de Viena
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Viena, majestosa capital da Áustria, seduz em dobro os turistas que buscam a sintonia entre cultura e historia local. É a capital de um país com séculos de história e seu legado cultural influenciou quase tudo que se entende hoje como o “sofisticado europeu”.
Com a gastronomia não é diferente. Os sabores austríacos preservam tantas tradições quanto as paredes que abrigam seus restaurantes. São sabores requintados, com pratos valorizados pela história sem perder o tempero da inovação.
Alguns deles já são conhecidos, mesmo no Brasil, mas aqui guardam as notas que só comer em Viena oferece. Mesmo um simples lanche da tarde expressa o estilo local — experimente um strudel austríaco e café com rum para entender — e compartilha espaço com alguns dos principais restaurantes da alta gastronomia.
Os chefs vienenses não estão para brincadeira. São 16 estrelas Michelin mantidas pelos restaurantes da cidade.
Entre eles estão nomes de peso na gastronomia internacional como Heinz Reitbauer (do Steirereck) e Silvio Nickol (do restaurante homônimo, que tem destaque nesta matéria).
Confira também:
Mas, se existe algo que se destaca entre as qualidades dos restaurantes de Viena, esse algo é a atmosfera de seus interiores.
A decoração é fundamental na experiência gastronômica. Elementos como iluminação, escolha dos materiais, paleta de cores e disposição do espaço são meticulosamente pensados para criar atmosfera que transmitem mensagens — e despertam o apetite.
Em Viena, os designers e arquitetos por trás desses restaurantes conseguem transformar conceitos abstratos em ambientes tangíveis que contam uma história e envolvem os visitantes em uma experiência completa.
São ambientes charmosos que combinam perfeitamente com a alta gastronomia austríaca.
Se o conjunto da obra, muito além dos ingredientes e menu, é o que te inspira a visitar os melhores restaurantes de Viena, essa seleção é para você.
São cinco restaurantes que exemplificam essa sinergia entre decoração e gastronomia na hora de comer em VIena. Todos já são reconhecidos pela sua culinária excepcional, porém foram seus ambientes cuidadosamente projetados que nos chamaram a atenção.
O Boufés é um restaurante casual e é uma alternativa ao estabelecimento irmão que recebe o nome do chef Konstatin Filippou. Se o nome soou grego, não é impressão: o chef combina suas origens mediterrâneas com a culinária austríaca em ambos os restaurantes.
Então espere ingredientes austríacos caindo de encontro ao frescor do mar diretamente em seu prato.
Considerado por muitos como um bistrô de vinhos, de fato são eles que ganham destaque no menu. Selecionados por Filippou e sua esposa, todos os rótulos são de vinhos sem enxofre — caso não saiba, o principal conservante utilizado na indústria.
A atmosfera é minimalista e industrial, mas com personalidade. A simplicidade dos detalhes tem um estilo chique que abraça o tempo, mantendo visíveis os materiais e texturas gastas pela idade.
Dica: apesar de não ser um restaurante vegano, é uma excelente escolha para quem é comer em Viena. Além de opções pensadas para quem não come carne, a carta de bebidas também atende com folga esse público.
Catfish defumado no O’boufes (rede social oficial do restaurante)
Onde fica: Dominikanerbastei, 17 — Innere Stadt
Site: www.konstantinfilippou.com/oboufes/
Faixa de preço: $$-$$$
Acessibilidade: restaurante está no nível da rua e é acessível
Por ser o principal restaurante do Palais Coburg, compartilha daquela que é uma das maiores adegas do mundo. Na realidade são seis adegas, armazenando cerca de 5200 rótulos em mais de 60 mil garrafas. A equipe do restaurante de Viena sabe explorar esta vantagem através da perícia do chef sommelier Hendrik Aufderheide.
O restaurante privilegia os ingredientes e tradições austríacas. Vegetais da Estíria encontram queijos de Vorarlberg (ambas regiões campesinas do país), técnicas da cozinha francesa e vinhos de todas as partes do planeta para permitir um ato de comer autêntico em Viena.
Apesar do restaurante estar instalado na área da abóboda (restaurada) do hotel, ela não se sobrepõe aos elementos do restaurante. Você encontrará um cenário futurista: como se a decoração de 1960 fosse de encontra à uma visão cyber punk de restaurantes
A decoração, diretamente definida pelo chef Silvio Nickol, favorece o violeta. A ametista, que surge tanto na entrada quanto em um grande painel no centro do salão principal, também está presente nos neons estrategicamente posicionados. A harmonia é dada por elementos que crescem como silhuetas em creme que vão do chão ao céu, e paredes escuras.
São três espaços, o futurista salão de jantar, a mesa do chef (com monitores para ver a equipe em ação) ou o terraço do palácio.
The Oraking: salmão guarnecido com raízes, salsa e mostarda
Onde fica: Coburgbastei, 4 (à entrada, no Palais Coburg)
Site: www.palais-coburg.com/en/culinary/silvio-nickol
Faixa de preço: $$$$
Acessibilidade: no nível da rua, acesso para cadeira de rodas
O Fábios pode ser considerado um dos principais points de Viena. Em seu restaurante e bar, reúne políticos, atores e bailarinas conhecidos pelas cidade.
Seu dono, Fabio Giacobello, mantém as raízes italianas no paladar e na decoração do restaurante — reformado em 2020 pela equipe da austriaca Burghardt ZT.
Sofisticados e rústicos ao mesmo tempo, fazendo bom uso da luz natural. O estilo italiano dança com Viena através de materiais como couro e madeira. Além do salão principal, um dos espaços mais disputados (principalmente durante o verão) é o terraço ao ar livre.
Apesar do renome do ambiente — que torna obrigatória a reserva para um bom jantar — a proposta do menu é simples. “Com caráter, mas sem chique” como define o chef. É destino para encontrar o purismo italiano em um restaurante de Viena: **para apreciar costeletas de porco, cortes bovinos e lasanha. **
Preparações mediterrâneas dividem espaços com cortes especiais, massas tradicionais e sabores do mar.
Onde fica: Tuchlauben, 4 — Mariahilf (distrito 6)
Site: www.fabios.at
Faixa de preço: $$$-$$$$
Acessibilidade: restaurante no nível da rua
A equipe do Labstelle tem uma opinião forte sobre a necessidade de uma gastronomia sustentável. O principal pilar é a valorização dos produtores austríacos, fugindo da tradicional glamorizarão de ingredientes importados.
Estamos falando de: figos de Feigenhof am Himmelreich, alcachofras de Marchfeld, pescados de Gut Dornau (em Leobersdorf), e por aí vai.
Seu salão é minimalista e moderno, usando amplamente recursos como concreto, aço preto e madeira lixiviada
Um dos principais espaços é na sua área externa, instalada no encontro de duas ruas de Viena (Lugeck e Wollzeile). Nela, mesas ficam dispostas logo abaixo de um grande jardim suspenso — um dos espaços para comer mais arejados em Viena desta seleção.
Onde fica: Lugeck 6
Site: www.labstelle.at
Faixa de preço: $$-$$$
Acessibilidade: Acessível para cadeira de rodas
A cena gastronômica de Viena deixa claro como a própria gastronomia não é apenas sobre o que está no prato, mas sobre ambientes cuidadosamente projetados e valores que enriquecem a experiência.
Os restaurantes de Viena demonstram como o design dos interiores desempenha um papel essencial. Criam atmosferas que dialogam com a culinária local, com vivências que vão muito além do prato. Desde espaços minimalistas e contemporâneos até ambientes que remetem a épocas passadas, cada detalhe é pensado para envolver os visitantes.
Aliás. Viena é uma cidade particularmente sofisticada e que abraça o design. Te convido a conhecer outros ambientes únicos na Áustria que já passaram por aqui como a loja Die Sellerie e o Comodo Hotel.
Curioso para conhecer mais restaurantes incríveis e espaços de design inspiradores ao redor do mundo? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das tendências!
Leia também:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
COMPASSIONATE SNOB: boufes konstantin filipou
enocultura: enxofre no vinho?
WPB Stars: silvio nickol review
The rambling epicure: silvio nickol in palais coburg
live and lets fly: fabios restaurant
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores opções para se conhecer cidades maravilhosas perto de Roma Este blogpost foi escrito…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores opções para aproveitar o verão na Suíça Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira nossas dicas de como aproveitar uma boa viagem de lua de Mel em Portugal…
Sim, Bariloche é maravilhosa no verão. E vamos te explicar os motivos. Este blogpost foi escrito…