Museu de Serralves
Endereço: Rua Dom João de Castro, nº 210 — Porto — Portugal.
Perfil do instagram: @fundacao_serralves
Horários: de domingo à segunda, das 10h às 18h
O belíssimo Museu, inaugurado em 1999, é dedicado à arte contemporânea. Assim como compõe o circuito turístico e cultural da cidade do Porto. Antes de mais nada, o português Álvaro Siza Vieira assina o prédio.
Ele, que é acima de tudo conhecido pelo trabalho profundamente marcado pelo minimalismo e traços modernistas, conseguiu propor uma harmonia incrível entre formas e natureza.
Construído de forma longitudinal de Norte para Sul, o edifício apresenta um corpo central que se divide em duas alas, separadas por um pátio, dando origem a uma estrutura em U assim como a uma construção em forma de L.
Ao passo que entre esta e o edifício principal, há um segundo pátio que serve de acesso principal ao Museu e que se encontra ligado ao estacionamento subterrâneo e ao jardim. Ao todo, são 14 salas de exposições, distribuídas por três pisos.
Em síntese, são 4.500 metros quadrados de área de exposição, onde escalas, proporções e luz são privilegiadas. Além de uma ampla área com auditório, biblioteca, centro de documentação, loja, livraria e restaurante com terraço.
E vejam o que achei mais incrível! O Museu de Serralves é parte da Fundação Serralves, formada também pela Casa e pelo Parque Serralves. É um lindo complexo que merece ser visitado! Ah, ela é classificada como “Monumento Nacional” de Portugal.
Ou seja, é considerada um dos mais bem-sucedidos projetos culturais do país. A Revista Forbes, igualmente, comparou sua importância com o Tate Modern Museum, de Londres. Em resumo, tem reconhecimento internacional!
O espaço, à primeira vista, foi idealizado como um convite à reflexão e integração com a natureza. O museu dialoga com a paisagem circundante, de maneira idêntica, sendo uma referência em arte contemporânea na Europa.
A princípio, seu acervo conta com artistas como Julião Sarmento. Reúne, primordialmente obras da década de 1960 para cá. O visitante pode conferir, constantemente, exposições temporárias. Da mesma forma, performances e outras atividades ocorrem o ano todo.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
E a melhor notícia, a meu ver, é a mostra que está em cartaz neste exato momento. Sim, sou daquelas que coleciona encartes e catálogos de museus e já estou ansiosa para somar mais este à minha coleção.
A sensacional exposição “Deslaçar um tormento” está em cartaz até 20 de Junho no Museu de Serralves. O trabalho de Louise Bourgeois (Paris, 1911, Nova Iorque, 2010) é explorado.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
Com obras realizadas pela artista entre 1940 e 2010, como resultado abrange trabalhos de sete décadas. A obra de Louise Bourgeois, em suma, lida com temas associados a vivências juntamente com acontecimentos traumáticos da sua infância.
Assim, a família, a sexualidade, o corpo, a morte – e o inconsciente – pautam sua arte. Sob o mesmo ponto de vista, a artista tratou e exorcizou todos estes aspectos através da sua prática artística, com sabedoria e criatividade.
Vale conferir!
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Arch Daily
Fundação de Serralves
L’Officiel
Espaço de Arquitetura
Autora – Caroline Fakhouri
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…