Museu Messner da Montanha
Endereço: Plan de Corones – Marebbe – Trentino Alto Ádige – Itália.
Horários: de segunda à domingo, das 10h às 16h
O renomado alpinista italiano Reinhold Messner tem um currículo, à primeira vista, de tirar o fôlego. Ele foi a primeira pessoa, ao lado de Peter Habeler, a escalar o Everest sem cilindros de oxigênio, bem como foi o primeiro a escalar a montanha mais alta do mundo sozinho.
E, ainda, escalou todas as montanhas com mais de 8 mil metros. Ele é o fundador do Museu Messner da Montanha Corones, parte final de um projeto de seis museus.
Projetado pelo escritório da renomada arquiteta Zaha Hadid, o MMM Corones está encravado na montanha Kronplatz, situado a 2.275 metros de altura.
Ele fica no coração do resort de ski Kronplatz, na cidade de Tirol do Sul, na região de Trentino Alto Ádige, na fronteira da Itália com a Áustria.
Galerias subterrâneas assim como um mirante em balanço sobre um vale são alguns dos pontos marcantes do projeto.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
O concreto foi escolhido para dar a aparência de fragmentos de rocha e gelo, dialogando com a geologia da região. As paredes do edifício foram feitas entre 40 e 50 centímetros de espessura, a fim de suportar a estrutura a partir da pressão da terra circundante, enquanto que a cobertura tem uma espessura de até 70 cm.
No interior, as galerias são organizadas em três andares, ligadas por escadas em que Hadid descreveu como sendo “cachoeiras em um córrego da montanha”.
Refletindo as cores claras e tons dos picos de calcário irregulares do pico vizinho Dolomites, os painéis exteriores são formados a partir de um leve tom de concreto reforçado com fibra de vidro.
Ou seja, eles se dobram para o interior do museu, encontrando os painéis internos mais escuros que apresentam o brilho e a coloração do antracite encontrado abaixo da superfície.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Com 1.000 metros quadrados, o museu é, portanto, organizado em vários níveis. Durante a construção, 4.000 metros cúbicos de terra e rocha foram escavados.
Assim também suas amplas esquadrias permitem que a luz natural possa penetrar profundamente dentro da construção, atraindo visitantes do interior às janelas panorâmicas, visualizando o terraço em balanço sobre o vale.
Por fim, o espaço também reúne informações bem como fotos e vídeos sobre triunfos e tragédias nos picos mais famosos do mundo, entre eles, Matterhorn, Cerro Torre e K2.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…