Museu Yves Saint Laurent
Endereço: Yves Street Laurent — Distrito de Gueliz — Marraquexe — Marrocos.
Instagram: @museeyslparis
Horários: de terça à domingo, das 11h às 16h
Dedicado ao trabalho do estilista francês, o Museu Yves Saint Laurent Marraquexe (mYSLm) abriu suas portas no outono de 2017. Abriga uma seleção importante da Fundação Pierre Bergé – coleção impressionante de Yves Saint Laurent, que compreende roupas, acessórios de alta costura, bem como dezenas de milhares de esboços e objetos.
Yves Saint Laurent foi um renomado estilista francês que conflagrou a moda a partir da década de 1960. Ao criar seu estilo próprio , ele se consagra como um dos maiores artistas do seu tempo, refletindo em suas roupas o momento de emancipação das mulheres.
Quando Yves Saint Laurent descobriu Marrakesh em 1966, ele ficou tão comovido com a cidade que imediatamente decidiu comprar uma casa aqui, e voltava regularmente. Parece perfeitamente natural, cinquenta anos depois, construir um museu dedicado à sua obra, que foi tão inspirado por este país.
PIERRE BERGÉ
O espaço onde se encontra o Museu Yves Saint Laurent foi adquirido por ele e seu sócio, Pierre Bergé, em 1980. Localizado próximo ao Jardim Majorlle, em Marraquexe, a construção possui cerca de 4.000m².
A edificação não cumpre apenas o papel de museu, mas inclui também espaços de exposições permanentes e temporárias, biblioteca, livraria, cafeteria e um auditório com 140 lugares.
O museu é de propriedade da Fundação Pierre Bergé. O seu acervo é bastante singular e abriga mais de 5.000 modelos da alta costura, sem contar com 65 modelos que foram criados para coleções Dior.
O museu Yves Saint Laurent foi projetado pelo Studio KO, fundado pelos arquitetos franceses Karl Fournier e Olivier Marty, que realizou diversos projetos tanto residenciais quanto públicos, não apenas no Marrocos, mas também nos EUA.
As texturas da fachada e as cores que transmitem as tonalidades da região, conferem à construção uma atmosfera de elegância e requinte harmonizando com a cultura e tradições locais.
As inspirações para o projeto vieram através de consultas aos trabalhos do estilista, o que mais intrigou os arquitetos do Studio KO foram as curvas e retas encontradas em seus arquivos.
O movimento dos tecidos, por exemplo, podem ser notados na fachada que remete a uma renda, porém estruturada com tijolos.
Para contribuir com a preservação das peças, no interior do museu foi instalado um sistema de ar condicionado que contribui tanto para o controle da umidade como da temperatura.
Assim, pode-se garantir que as roupas da alta costura e os arquivos sejam perfeitamente conservados. Você já conhecia o museu Yves St. Laurent? O que achou da forma como ele foi projetado?
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Em 2025 a gastronomia peruana ganhou ainda mais destaque mundial e emplacou o seu segundo…
Guia Completo de Mykonos: Descubra os Segredos da Ilha Grega Mais Cosmopolita.
Neste post, conheça mais sobre uma das mais proeminentes vinícolas na Bahia, quais experiências oferece…
Conheça 12 obras imperdíveis neste roteiro arquitetônico em Berlim — do neoclássico à vanguarda contemporânea.
Esse país sul-americano vai muito além de Machu Picchu. Estamos falando de belas praias, uma…
Taormina Itália: quando pedras milenares sussurram histórias de design.