NIZUC
Endereço: Kukulcan Boulevard, nº 59 — Cancún – México.
Preço: a partir de US$ 850,00*
Reserve sua hospedagem com desconto aqui.
Construído sob um local idílico de águas cristalinas no México caribenho, o resort NIZUC oferece uma rara opção de luxo à região. A arquitetura e decoração foram pensados como um resgate da natureza e cultura maia.
Desde a década de 1970, o governo mexicano dedica pesados esforços para tornar a região da península de Yucatán um centro turístico. E tem conseguido resultados.
O turismo encontra seu ápice em Cancún, que logo transformou-se numa cidade cosmopolita. Pessoas do mundo todo vêm à cidade, em busca de águas cristalinas e festas tradicionais de primavera.
Por ser frequentada principalmente por turistas americanos de classe média, a cidade acabou se tornando conhecida por oferecer uma variedade enorme de hotéis e pacotes baratos de viagem. O resultado é, na hotelaria, o predomínio de uma arquitetura de massas.
E isto se aplica mesmo na localidade de Punta Nizuc, onde o resort está instalado e toma seu nome.
É diante deste cenário que o NIZUC Resort & Spa se destaca. Tanto a arquitetura quando a decoração conta com um design luxuoso, sustentável e com valor histórico-local.
Originalmente, o projeto foi criado pela famosa rede de hóteis Aman e conduzido pelo arquiteto Jean-Michel Gathy. A rede Aman desistiu do projeto, assumido então pelo grupo hoteleiro Brisas. O grupo, com sede no México, também é dono das marcas Las Brisas e Galería Plaza.
O projeto foi então continuado pelo Design de interiores Alejandro Escudero, responsável pela alma dos espaços e principalmente pelo estilo de decoração.
O NIZUC está instalado numa área com aproximadamente 12 hectares à beira mar, contemplando 274 suítes e 29 vilas privativas. São suítes de tamanhos variados, entre 70 e 170m². O mesmo acontece com as vilas, cujo tamanho varia entre 225 e 500m².
O NIZUC oferece aos hóspedes seis restaurantes de cozinha mundial. Além deles são três bares, diversas piscinas, club para crianças, um centro de conferência, duas quadras de tênis e diversos espaços com atividades na água.
O Spa do NIZUC impressiona: são quase 2.800m² dedicados à tratamentos de luxo dos mais diversos tipos.
A região onde o resort está instalado — Punta Nizuc — fica na ponta da península. No mapa, a forma da região lembra o focinho de um cachorro. Surge daí o nome do Resort. “Nizuc” tem origem maia e significa “nariz de cachorro”. O elemento também aparece no logotipo do Resort.
Alejandro Escudero desenvolveu uma elegante estratégia para decorar os interiores e harmonizá-lo com o ambiente externo do resort. A composição combina materiais naturais tradicionais de construções pré-hispânicas – como pedras locais, ziricote e madeira pucte – e elementos mais requintados como vidro, ardósia e granito.
Escudeiro apresenta um design com formas orientais, possivelmente uma opção herdada ou ao menos inspirada na rede Aman. O estilo é combinado com um apurado estudo de símbolos maias, percebido através da iconografia e mobiliário.
Para conseguir este resultado, Alejando fez uma parceria com o Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México. A colaboração do museu permitiu que o arquiteto fizesse uma inteligente aplicação de hieróglifos maias em todas as suítes do resort.
Alejando precisou realizar intervenções na paisagem:
A cultura maia é reverenciada até mesmo nos cardápios dos restaurantes e tratamentos do Spa. A fruta que dá origem ao chocolate, o cacau, teve grande importância na cultura maia.
Além de ser a base de uma bebida terapêutica considerada elixir energético por este antigo povo, pesquisas recentes mostram que o cacau chegou a ser até mesmo como moeda de troca entre os mais.
O Café de La Playa apresenta um exótico chocolate quente, temperado com pimenta em pó e especiarias – por sinal, os antigos maias também o faziam com pimenta e adicionavam baunilha.
Além da clássica bebida, o chocolate aparece até mesmo em refeições quentes de diversos menus.
Oferecidos no Spa, os tratamentos terapêuticos utilizam o cacau para prover calma e mindfulness aos hóspedes. Entre eles está o Shirodhara, um óleo despejado diretamente sobre a testa para finalizar uma série de tratamentos – que duram cerca de duas horas – envolvendo elementos e técnicas de origem maia.
É importante reforçar que o Spa do Nizuc não impressiona apenas pelo uso do cacau nos tratamentos.
O Spa é coordenado por uma conhecida e respeitada de rede internacional chamada ESPA, com sede na Inglaterra. Muitos de seus cosméticos e tratamentos de beleza são exclusivos de cada filial, como é o caso do tratamento maia à base de cacau no NIZUC.
Neste Spa em especial, os clientes têm acesso à uma grande variedade de opções. Uma sala é dedicada apenas para as terapias orientais, porém há diversas vilas privativas dedicadas apenas ao atendimento de Spa para casais. Em cada vila, os hóspedes têm piscinas internas e externas à disposição.
Integrada ao Spa, há um centro Fitness, um salão de beleza e um estúdio de movimento. O local também oferece atividades de hidroterapia, ensinadas de maneira separada para homens e mulheres.
O chef Sylvain Desbois coordena, ao lado de uma equipe de chefs internacionais, seis experiências gastronômicas totalmente distintas e de diversas partes do mundo.
O carro chefe é o restaurante Ramona, especializado em comida mexicana. Nele, a cozinha tradicional do país recebe toques de cozinha contemporânea. Destaque para a vista do restaurante diretamente para as águas caribenhas.
O Indochine oferece um menu que percorre diversas regiões da ásia. O restaurante é decorado com uma sofisticada combinação de madeira e marfim e uma visão previlegiada da piscina espelhada.
O Comfort-food do resort, no melhor estilo italiano e mediterrâneo, é oferecido no restaurante Terra Nostra. Aqui os hóspedes podem encontrar massas clássicas preparadas em forno à lenha usando ingredientes locais e da estação.
Nas palavras da própria equipe de comunicação do NIZUC, o La Punta Grill & Lounge é um casamento entre “uma cabana Tiki e o luxo”. Você entende ao ver: a estética é rústica e chique ao mesmo tempo, graças à uma arquitetura interna que faz bom uso de acabamentos em madeira tão pomposos quanto exóticos.
No Ni, um dos restaurantes mais elogiados pelos hóspedes do NIZUC, é especializado em cozinha peruana e frutos do mar. Além destes descritos aqui, há o Café de la Playa com opções rápidas para cafés da manhã.
Nos bares se destaca o estilo cubano do Havana Bar, com salão de charutos e uma vasta carta de rum, e o requintado A’kan. Este último teve o design planejado com cuidado. Tem teto de madeira, artes esculpidas diretamente nas paredes e lustres deslumbrantes.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Alejando Escudero – Site oficial
The Observer
HomeFront Magazine
Ad Magazine
Design Wanted
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…