Loading...

Onde visitar na Ásia

A cultura asiática engloba um volume simplesmente inacreditável de costumes e tradições em diversos aspectos da arte, arquitetura, música, literatura, filosofia e estilo de vida, culinária, religião. Praticados e mantidos por tantos grupos étnicos há milhares de anos, muitos conceitos criados na Ásia se tornaram populares ao redor do mundo – e muitos profissionais das artes nascidos na região e suas criações se tornaram mundialmente famosos. Desvendar esse continente e seus segredos, tanto ancestrais quanto modernos, é uma tarefa prazerosa para hoje e para sempre.

O continente asiático desperta a curiosidade e a paixão de muitos estrangeiros, e principalmente dos ocidentais, devido a sua localização e encontrar-se do outro lado do mundo. Justamente por estar do outro lado da linha do Equador, a cultura oriental mostra-se excêntrica aos olhos de um ocidental, pela sua cultura, culinária, tradições, costumes, fisionomia e, principalmente, pelo dialeto da região.
Diferente do que muitos pensam, o continente asiático não gira em torno apenas de japoneses, chineses, coreanos, e etnias que utilizem da caligrafia de símbolos (como por exemplo o shodō e shūfǎ). O continente também abrange a Rússia, que é mais europeia do que asiática, mas encontra-se no território asiático, além do Oriente Médio. Como muitos podem pensar, o Oriente Médio não é um continente, e sim uma das seis regiões geográficas de divisão da Ásia. Ainda no continente tem a região da Ásia meridional (sul da Ásia), Ásia oriental, Ásia central, Ásia setentrional (norte da Ásia) e sudeste asiático.
O Oriente Médio, berço das primeiras civilizações e das grandes religiões hoje (como cristianismo, judaísmo e islamismo) está localizado no sudoeste da Ásia, é a região dos maiores conflitos políticos e religiosos do mundo. A região é marcada pelas guerras internas entre mulçumanos e judeus, e entre mulçumanos sunitas e xiitas, mas apesar de todas as guerras é um ambiente histórico e com grandes atrações espalhadas nos países, como por exemplo, Jerusalém, Meca, Dubai.
A Ásia meridional é a região com mais habitantes do mundo, pois conta com os países da índia, Bangladesh e Paquistão. O território é uma área com muitas instabilidades sociais e econômicas, devido à má distribuição de renda, e por isso é a região que mais sofre com desigualdades. Ainda, a Ásia meridional é atingida pelas monções, que deixa o terreno muito seco no inverno e muito úmido no verão, causa de diversas enchentes. O território também conta com a cordilheira do Himalaia e o pico do Everest. Taj Mahal, assim como e as Maldivas.
A Ásia oriental conta com países de grande semelhança cultural, como Japão, China, Coréia do sul, do norte, Taiwan, entre outros. Dito isso, é considerada a região mais rica de todo o continente asiático, devido à grande potência, o Japão. É um território de muita atividade tectônica e, portanto, com novas formações montanhosas, atividades vulcânicas e terremotos, principalmente no país japonês. É uma região que chama atenção dos turistas devido as grandes diferenças culturais de comportamento e costumes, culinária, religião e arquitetura, além da alta tecnologia e desenvolvimento que os países têm. Lá, é possível visitar a Muralha da China e o Monte Fuji, por exemplo.
Já a Ásia central é uma região que se assemelha mais ao Oriente Médio, pela religião mulçumana predominar nos países presentes desta região. Por estar localizada no centro do continente, não possui ligação com nenhum oceano, o que condiciona a limitação de exportações do país e resulta como sendo a região mais pobre da Ásia. Problemas políticos, econômicos e culturais a torna mais isolada do mundo, porém lindas paisagens encontram-se nestes países, como o monumento e mirante Bayterek em Cazaquistão, a mesquita de Kipchak em Turcomenistão, Torre da Donzela em Azerbaijão, entre outros.
A Ásia setentrional têm países como a Rússia, com uma vasta extensão desabitada devido ao clima extremamente frio. Em Moscou, tem a Praça Vermelha mundialmente conhecida, o Kremlin, a Catedral de São Basílio. Por outro lado, tem a Mongólia, que passa quase despercebida no globo por não ter relevância econômica, mas não deixa de ter atrações lindas como o Mosteiro de Gandantegchinlen, o parque nacional Gorkhi Terelj entre outras. Ambos os lugares valem a pena visitar.

Por fim, o sudeste asiático conta muitas ilhas, formando uma área de grande arquipélago. Filipinas, Tailândia, Indonésia, Cingapura e Vietnã são alguns dos países da região. Apesar de ser um local de grandes diferenças socioeconômicas, alguns países chamam a maior atenção de muitos turistas pelas suas belas paisagens e contextos históricos. A Tailândia, por exemplo, é convidativa por suas praias paradisíacas e por elementos exóticos, como alimentos e natureza assim como seus templos e castelos antigos.
Portanto, a cultura asiática não gira em torno apenas das pessoas de olhos puxados, e também não são todos iguais. É importante ressaltar que o continente possui uma diversidade única na extensão do território. Cada região possui seus costumes, muitos influenciados pelo relevo e outros pela formação étnica.
O maior continente de extensão do mundo, com 43.810.582 km² e 49 países, possui a maior porção de habitantes dentre todos os continentes, ocupando 58% da população mundial. A Ásia é um grande caldeirão de grupos étnicos espalhados em seu território, contanto com budistas, mulçumanos e cristãos, principalmente. Inúmeras culturas, costumes e dialetos bem diferentes entre si nascem dentro desse incrível território.

Restaurante RAW, em Taiwan, é um achado gastronômico surpreendente
Restaurante RAW, em Taiwan, é um achado gastronômico surpreendente
Taipé
Sob comando do conhecido chef taiwanês André Chiang, o restaurante RAW é um achado em Taipei,...
Saiba Mais
Compartilhe!
BÃI SAN HÔ: autêntica experiência no vietnamita através da arquitetura
BÃI SAN HÔ: Resort autêntico no Vietnã
O Bãi San Hô é um resort localizado na província de Phú Yên no Vietnã. Foi desenvolvido...
Saiba Mais
Compartilhe!
Restaurante Y, em Moscou, se destaca pelo conceito baseado na geração millenial
Restaurante Y, em Moscou, se destaca pelo conceito baseado na geração millenial
Moscou
O restaurante Y, em Moscou, apresenta um projeto multifuncional de dois andares com conceito...
Saiba Mais
Compartilhe!
Patina Maldivas
Patina Maldivas: luxo no paraíso natural
Ilhas Fari
O Patina Maldivas é um resort de luxo, totalmente integrado com a natureza, localizado na Ilha...
Saiba Mais
Compartilhe!
Benesse Art Site Naoshima: uma ilha dedicada à arte e arquitetura
Naoshima
Benesse Art Site Naoshima é um conjunto de obras artísticas e museus instaladas em três...
Saiba Mais
Compartilhe!
Phum Baitang: tranquilidade e conforto no Camboja
Siem Reap
Phum Baitang é um resort desenvolvido pela rede de hotelaria Zannier Hotels, respeitando as...
Saiba Mais
Compartilhe!
Harbin fachada
Harbin Opera House
Harbin
Um centro de cultura com uma arquitetura moderna e inovadora que parece ter sido esculpido pala...
Saiba Mais
Compartilhe!
Fosun Foundation em Xangai: a beleza da arquitetura cinética
Fundação Fosun em Xangai: a beleza da arquitetura cinética
Xangai
A Fundação Fosun, em Xangai, surpreende com a arquitetura cinética. É a peça central do Bund...
Saiba Mais
Compartilhe!
Oxalis: uma fazenda em meio a um centro financeiro global
Xangai
O Oxalis é um restaurante especializado em culinária francesa, que tem um ambiente de fazenda e...
Saiba Mais
Compartilhe!
K11 Musea: o Shopping-museu de Hong Kong
K11 Musea: o Shopping-museu de Hong Kong
Hong Kong
O K11 Musea é um Shopping inovador, construído à beira mar no distrito de Victoria Dockside em...
Saiba Mais
Compartilhe!
INNS Whiskey Bar, a homenagem chinesa à bebida da vida
INNS Whiskey Bar, a homenagem chinesa à bebida da vida
Chengdu
O INNS Whiskey Bar, que fica em Chengdu na China, tem um Design único em seu interior e fascina...
Saiba Mais
Compartilhe!
Six Senses Shaharut: luxo no deserto do Neguev, em Israel
Six Senses Shaharut: luxo no deserto do Neguev, em Israel
No deserto de Neguev, em Israel, o Six Senses Shaharut surpreende com suas instalações...
Saiba Mais
Compartilhe!
Cardboard café, tecnologia e sustentabilidade.
Cardboard café, tecnologia e sustentabilidade.
Mumbai
Imagina uma cafeteria que seja eco-friendly, pois é o Cardboard é feito inteiro de papel...
Saiba Mais
Compartilhe!
Claro, opção hyper-local de restaurante e bar em Tel Aviv
Tel Aviv
Claro, este não é "apenas" um restaurante. É um espaço de entretenimento que proporciona uma...
Saiba Mais
Compartilhe!
Indigo Bali Seminyak Beach: conheça o hotel de luxo que privilegia as tradições balinesas
Indigo Bali Seminyak Beach: conheça o hotel de luxo que privilegia as tradições balinesas
Bali
Em Bali, o Hotel Indigo Bali Seminyak Beach privilegia as tradições locais em cada detalhe e...
Saiba Mais
Compartilhe!
Monstera Leaf Stamp paper source
$8,95
Dancing Skeleton Stamp paper source
$10,95
Talheres/Hashi O2 boobam
R$350,00