Avalie esta matéria

Padaria Castro
Endereço: Rua de Mouzinho da Silveira, nº 61 — Porto — Portugal.
Horários: de domingo à segunda, das 09h às 20h

Já imaginou uma padaria que venda apenas o pastel de nata e mais algumas bebidas, quentes e frias? A padaria Castro – Atelier de Pastéis de Nata traz tudo isso, de forma simples e eficiente.

Castro é uma padaria especializada e dedicada, totalmente, ao preparo desta especialidade portuguesa, com uma receita assinada pelo chef Daniel Seixas.

Foto: Reprodução ArchDaily – Francisco Nogueira.

A padaria abriu em 2019 para a alegria dos portugueses, dos brasileiros e para todos os fãs desse doce tão icônico do país. Encontra-se no centro histórico da cidade de Porto, em Portugal, e tornou-se um destino para os que quiserem comer um pastel de Belém caseiro que sai todo o tempo.

Assinado pela LADO Arquitetura e Design, o projeto conta com três ambientes e seções, sendo eles: as fases de preparação do doce, preparo da massa folheada e da nata, depois o forno, finalização, e a vitrine. Todos esses processos estão à vista do cliente, e têm como objetivo entretê-los e mostrar o processo do preparo do doce.

A padaria ocupa o térreo e a garagem de um prédio residencial, e com isso possui 200 m². O térreo está dedicado às fases de preparação do pastel de Belém e área do cliente e com suas grandes janelas proporciona ao freguês uma vista do centro da cidade de Porto. Já a garagem é dedicada às instalações sanitárias e as áreas de serviço da Castro.

A entrada principal da padaria conta com um painel de azulejos tradicionais portugueses no estilo art deco, que foi mantido e restaurado. O interior é claro e contemporâneo usando cores neutras, como cinza, branco, preto e alguns detalhes em dourado. Apesar de o ambiente apresentar linhas mais retas, os arquitetos brincaram também com algumas formas arredondados como no balcão de atendimento, na parede da cafeteria e na divisória de vidro.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

Os materiais foram cuidadosamente escolhidos para harmonizar a união do estilo clássico com o contemporâneo. Foram utilizados principalmente, mosaicos italianos, azulejos hexagonais pretos foscos, mármore e filetes de latão. Esses materiais são encontrados em toda a extensão da Castro, desde o teto, luminárias, paredes, detalhes das janelas, chão e degraus.

Para quem tiver passando por lá, vale a visita e se possível sente em frente aos janelões, para apreciar a vista degustando os pasteis que a Castro serve.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Claudia Vianna Birolini

Viajar refina seus gostos, seu olhar e sua alma. Na busca pelo meu repertório pessoal, decidi compartilhar aqueles destinos que mais me encantaram pelo mundo: que combinam alto padrão e design memorável.

Postagens recentes

Berlim para arquitetos: As 12 Principais obras que você precisa conhecer

Conheça 12 obras imperdíveis neste roteiro arquitetônico em Berlim — do neoclássico à vanguarda contemporânea.

14 horas atrás

Descubra qual é a melhor época para viajar para o Peru

Esse país sul-americano vai muito além de Machu Picchu. Estamos falando de belas praias, uma…

2 dias atrás

Taormina na Itália: onde design contemporâneo encontra herança milenar siciliana

Taormina Itália: quando pedras milenares sussurram histórias de design.

3 dias atrás

Frank Gehry: O arquiteto que revolucionou a arquitetura contemporânea

Frank Gehry: formas ousadas, metal retorcido e arquitetura que desafia limites e expectativas.

4 dias atrás

Viagem para Cusco: roteiro, onde ficar e onde comer

Neste roteiro express, conhecerá quais os melhores restaurantes e boutiques de Cusco, além de dicas…

5 dias atrás