Parque da Música
Endereço: Via Pietro de Coubertin, nº 30 – Lazio – Roma – Itália.
Horários: de segunda à sábado, das 10h às 20h
O Parco della musica ou Parque da Música não se constitui apenas em mais um auditório para cidade de Roma, que durante décadas estava à espera de uma sala de concertos permanente para sediar apresentações da Accademia Nazionale di Santa Cecilia.
É uma “cidade” real para a música, com três salas de diferentes tamanhos e qualidades acústicas, inúmeras salas de ensaio e estúdios de gravação,salas de conferência e de aula.Um anfiteatro ao ar livre destaca o compromisso do complexo de ser um espaço verdadeiramente público para a cultura, trazendo de volta à vida o bairro Flaminio.
A aventura mais fascinante para um arquiteto é a construção de uma sala de concertos. Poderia ser ainda melhor, como para um fabricante de violinos fazer um violino. Mas (consideradas todas as diferenças que existem em tamanho e tempo) são atividades semelhantes. Em última instância o objetivo é sempre construir instrumentos que são feitos para tocar ou ouvir música. O som é o que governa. A câmara harmônica deve vibrar com as suas frequências e sua energia. Frequentemente me encontro na aventura de construir para a música: No Instituto de Paris de acústica e Pesquisa Musical com Pierre Boulez e Luciano Berio, ao Prometeo com Luigi Nono, a partir de Berlim Hall para a Potsdamer Platz, a partir do Lingotto di Torino Hall para a sala Niccolò Paganini em Parma, e agora o auditório romano. Em todos estes projetos, a música sempre foi o foco de minha atenção: trabalhar com acústica, trabalhando com músicos.
RENZO PIANO
Cada sala de concerto difere da outra em termos de dimensão e funções, mas todas são caracterizadas por uma extrema flexibilidade e versatilidade de espaço.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
O espaço pode ser regulado e ajustado para a natureza de cada evento e o chão e o teto podem ser movidos para se ajustar às propriedades acústicas. Os interiores são inteiramente feitos de madeira de cerejeira. O auditório romano é, como já dissemos, uma cidade completa da música, com praça, lojas, bares e restaurantes.
Locais culturais, assim como os musicais, têm a capacidade natural de enriquecer a textura urbana, parar a barbarização da cidade e devolver-lhe a extraordinária qualidade que sempre teve na história.
O Parco della Musica, e sua vegetação envolvem duas joias arquitetônicas, o Estádio Flaminio e o Palazzetto dello Sport (Palácio do Esporte) e termina no Viale Tiziano. Isto dá à cidade de Roma vinte hectares de parque habitado por música. Projeto de Renzo Piano Building Workshop.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Grazie Emanuele Donadel e Stefania Canta.
Renzo Piano Building Workshop, site
Auditorium, site
Sabe aquela vinícola escondida a 50 km do destino turístico, ainda na estrada? Ou aquela…
Está com uma viagem marcada para a capital da Suíça, mas não sabe onde ficar…
Separamos uma seleção de itens que você vai querer levar na sua mala de viagem…
Que St. Moritz é uma das cidades mais luxuosas da Suíça e um dos lugares…
Por que escolher um resort no Nordeste? O barulho do mar faz a trilha sonora,…
Conhecida por sua cena cultural e artística diversa, a capital chilena é um dos melhores…