Avalie esta matéria

River
Endereço: The Lowry Hotel, nº 50 — Salford — Inglaterra.
Perfil do instagram: @thelowryhotel
Horários: de segunda à domingo, das 07:30hs às 10:30hs e das 18h às 22h

O River é o restaurante coordenado atualmente pelo Chef Dave Ashton, na cidade inglesa de Manchester. A premiada decoração do espaço é um inteligente resgate cultural da região.

Ele é o restaurante interno do Lowry Hotel em Manchester. O hotel de 5 estrelas, fundado há mais de vinte anos, foi vendido em 2016. Em 2017 aconteceu uma nova venda, desta vez para o atual dono: o grupo CDL Hospitality Trusts de Singapura.

A nova venda acompanha uma revisão nas operações e na identidade visual do hotel. A reforma, que durou de 2017 a 2019, foi um investimento de cinco milhões de libras. Um milhão destinado apenas às reformas do Lounge Bar e do restaurante River.

Goodard Little Fair, estúdio de Design de Interiores sediado em Londres, conduziu a reforma do hotel. Fundado em 2012 por Martin Goddard e Jo Littlefair, é especializado na decoração de espaços luxuosos.

No caso do restaurante River, a etapa do projeto foi desenvolvida junto a outras empresas especializadas da Europa. Entre eles, a consultoria artística da Indigo Art, iluminação da Northern Lights e movelaria exclusiva KOR.

Fotografia da área do bar | Imagem de divulgação do hotel

Manchester tem uma história riquíssima. Além da grande produção algodoeira, favorecida pela proximidade com o rio Irwell, é na região que a tecnologia de máquina a vapor foi utilizada pela primeira vez na indústria têxtil. A região se industrializou rapidamente e se especializou no assunto.

Mesmo depois do auge da indústria têxtil, Manchester continuou sendo um centro econômico e cultural da Inglaterra. Não por acaso, foi desta região que partiram ou se popularizaram as bandas britânicas que dominaram as paradas musicais das décadas de 60 e 70. Entre elas os Bee Gees, Joy Division e Sex Pistols.

A história de Manchester foi um forte direcionador no trabalho desenvolvido pela Goodard LittleFair.

O novo Design favoreceu o bar e o restaurante, que são acessados no primeiro andar por uma escada central.

Queríamos fazer com o bar e o restaurante oferecesse a sensação de que você está sendo carregado e guiado pela escada central. (O impacto da escada) foi suavizado com ripas de madeira e divisórias ao redor, bem como a inclusão de um enorme lustre de vidro que sobe três andares. (A escada) é iluminada de cima e é um verdadeiro atrativo para os olhos.

JO LITTLEFAIR, CO-FUNDADOR DA GOODARD LITTLEFAIR.

A seleção das peças de arte, pela consultoria Indigo Art, preenchem as paredes com peças de arte abstrata, ilustrações e composições gráficas emolduradas em latão dourado.

Há uma grande harmonia entre peças de cores vibrantes e outras de quase monocromia, entrecortadas pelo verde vivo de plantas em vasos suspensos ou instalados nas laterais. | Foto cortesia da Indigo Art

As obras na galeria unem peças ousadas e contemporâneas, para celebrar a cena artística de Manchester. Há ligações com a própria Manchester através de ícones como a abelha (um símbolo da cidade) e a agulha, que faz um aceno sutil à histórica indústria têxtil. Manchester já foi o centro internacional da indústria mundial do algodão.

CHRISTINE GRANGER, INDIGO ART

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

Um trio de quadros feitas em algodão resgatam a história de Manchester não apenas pelo material. São visões abstratas de locais famosos. Da esquerda para a direita: Museu da Guerra Imperial, Lowry Art Museum e Salford Quays | Foto cortesia da Indigo Art

A iluminação foi realizada pela Northern Lights. As fontes de inspiração do projeto, de acordo com a própria empresa, foram as influências geométricas, a herança musical de Manchester e os elementos de metal.

O resultado parece beber da fonte da Arte Déco. Nas paredes, arandelas cilíndricas feitas de latão escovado refletem cores quentes quando ligadas. Os pendentes, acima das mesas, impressionam. Feitos à mão um a um, foram produzidos utilizando vidro borossilicato âmbar e são iluminados internamente com lâmpadas de tubos de filamentos.

O mobiliário é exclusivo e foi fornecido pela KOR. Tanto o restaurante quanto o bar (adjacente) convidam o cliente a socializar em um ambiente de atmosfera mais intimista e informal.

Em relação ao menu oferecido pelo restaurante, Dave Ashton — que assumiu como Chef executivo logo no início das reformas — oferece uma variedade de opções.

Todas inspiradas nas técnicas clássicas da culinária inglesa e no frescor de ingredientes locais. Os pratos são acompanhados da rica seleção de vinhos trazidos dos mais famosos e valorizados vinhedos do mundo.

Ashton manteve a clássica seleção de lanches, tortas e ervas do Chá da Tarde do The Lowry Hotel — famosa por seus mini-lanches feitos com pão de forma (sem casca) perfeitamente laminados e recheados.

O Lowry Hotel, tal como o restaurante River, esteve temporariamente fechado. A decisão aconteceu devido às medidas de isolamento, definidas pela cidade, para combater a pandemia de Covid-19. Reabriu em data recente, em Maio de 2021, comemorando seu aniversário de 20 anos.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

Para quem deseja uma luxuosa experiência de acolhimento britânica e uma genuína refeição tradicional inglesa, o The River Restaurant é o local perfeito. | Foto Cortesia da Indigo Art

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Rayssa Cunha

Rayssa Cunha é uma estudante de Letras apaixonada por culturas, esportes e livros. Adora conhecer pontos turísticos e comidas típicas. Ama a língua portuguesa e escrever é sua paixão.

Postagens recentes

3 dicas de onde ficar em Orvieto para aproveitar o campo italiano

Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…

3 dias atrás

Saiba tudo o que precisa para escolher onde ficar em Nápoles

Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…

6 dias atrás

Turismo em Butão: um mergulho autêntico na cultura e espiritualidade

Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…

1 semana atrás

Descubra qual é a melhor época para visitar a Turquia

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

1 semana atrás

Edifícios icônicos que são verdadeiras atrações em Buenos Aires

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 semanas atrás

Roteiro de Lua de mel em Amsterdã

Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…

2 semanas atrás