Confira nosso roteiro elaborado para os que desejam explorar a cultura, a gastronomia e a moda em Berlim
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
O post de hoje é especial para quem tem planos de visitar a capital alemã. Tem curiosidade sobre o que fazer? Ou qual melhor hospedagem para aproveitar toda cidade? Nosso artigo irá trazer dicas essenciais de tudo que você precisa saber para elaborar seu roteiro de 5 dias em Berlim.
Berlim é uma cidade com uma história muito rica, uma cultura vibrante e uma cena de moda e design em constante evolução. Se tem uma coisa que nos chamou atenção sobre Berlim é seu intenso fluxo e sua capacidade de sempre estar se reinventando. Seu leque de história é gigantesco, um exemplo disso é como um muro, que para muitos é algo simples, reflete a história de uma nação.
Para os amantes da arte, o Dona Arquiteta separou duas galerias que precisam estar incluídas no seu roteiro: Galeria Heidi e Galeria Molitor. A Primeira, em Kurfürstenstrasse, é uma espécie de paraíso da arte alemã, com multimídia de vanguarda.
Já a segunda fica em Potsdamer Strasse e funciona como um coletivo de artistas internacionais. No bairro de Kreuzberg, você pode visitar a Cabin, um local onde as paredes contam com pintutas melancólicas de muitos artistas, como Wolfgang Günther.
A gastronomia também é um ponto forte de Berlim, mas precisamos destacar que a cidade é extremamente cosmopolita, isso significa que você irá encontrar muitos restaurantes com diversas culinárias internacionais. Mas não se preocupe, a cultura alimentar local também é muito importante para os cidadãos alemães, então você não terá muita dificuldade para encontrar um restaurante que ofereça exclusivamente comida alemã em seus cardápios.
Leia também:
Se você está caminhando pelas ruas de Berlim, certamente irá ver restaurantes ou lanchonetes vendendo kebab. O pão árabe recheado com carne assada, salada e molho é muito popular mundialmente e pode ser uma boa pedida para um lanche rápido.
Agora, se você está em busca de um típico lanche de Berlim, é claro que vamos recomendar que prove a Currywurst, uma salsicha de porco grelhada que pode ser acompanhada por batata frita ou pão.
Mesmo com toda empolgação de planejar o que iremos fazer na capital alemã, precisamos ter como prioridade, no roteiro de viagem para Berlim, a escolha da hospedagem ideal. Selecionamos dois hotéis que são ideais para quem busca acomodações estrategicamente localizadas para explorar a cidade.
The Mandala é o hotel perfeito para quem busca um local cinco estrelas e luxuoso. O foco do The Mandala é ser um oásis no meio de tanta agitação de Berlim, mas não se engane, o hotel fica muito bem localizado, perto dos grandes pontos turísticos da cidade, como o Portão de Brandemburgo e o Reichstag.
Toda a arquitetura e decoração foram estrategicamente pensadas para gerar um ambiente tranquilo, aconchegante e convidativo. The Mandala possui dez tipos de acomodações distintas, e muitos dos quartos do hotel possuem vista para o jardim. Interessante destacar que o intuito de ter quartos com vistas para o jardim faz parte do conceito de deixar os hóspedes mais relaxados.
Onde fica: Potsdamer Str., nº 3 — Mitte.
Preço: a partir de US$ 368,74*.
Acessibilidade: Rotas e acomodações equipadas para acessibilidade.
Verifique a disponibilidade aqui.
Essa dica do Dona Arquiteta é para quem está procurando um hotel diferente do padrão, mas sem perder a facilidade de estar perto do centro de Berlim. O prédio do Provocateur foi construído em 1911 e passou por uma grande reforma, comandada pelo escritório de arquitetura TSSB Architekten Ingenieure.
Apesar da reforma, um desejo do Provocateur foi manter elementos clássicos da construção. Toda a decoração foi inspirada em Paris de 1920, então você com certeza irá sentir que está entrando em uma máquina do tempo no hall do hotel. A principal característica do Provocateur é que seu ambiente é muito colorido, trazendo uma sensação de alegria e bem estar.
Onde fica: Brandenburgische Str, nº 21 — Charlottenburg-Wilmersdorf.
Preço: a partir de US$ 135,87*.
Acessibilidade: Rotas e acomodações equipadas para acessibilidade.
Verifique a disponibilidade aqui.
A primeira coisa que recomendamos que você faça ao chegar em Berlim, é ir ao seu hotel e fazer o check-in. Após se instalar no hotel, uma excelente maneira de começar a descobrir Berlim é fazer uma caminhada pelo bairro. Esse primeiro passeio não só vai te ajudar a conhecer a área que está hospedado, mas também permite sentir a atmosfera da cidade.
Berlim possui muita diversidade cultural, sua história consegue ser refletida em cada esquina. Durante sua caminhada, você terá a oportunidade de observar a vida cotidiana dos berlinenses, descobrir lojas locais, cafés aconchegantes e apreciar a beleza dos parques e praças da cidade.
Para encerrar o seu primeiro dia de uma forma leve, sugerimos um jantar no Hallesches Haus, um charmoso café alemão localizado em Kreuzberg, no centro de Berlim. Este café não é apenas um lugar para desfrutar de uma refeição deliciosa, mas também um ponto de encontro que reflete o espírito acolhedor e a cultura gastronômica local.
No Hallesches Haus você irá encontrar espaços que vendem itens de papelaria e acessórios de jardinagem, é uma ótima opção para comprar lembrancinhas. Todo o design do café foi feito por seus proprietários, isso significa que há muita versatilidade para estar sempre mudando sua decoração. Apesar de ser um café, o menu para o jantar vale a visita.
Para o seu segundo dia em Berlim, nós recomendamos que você dedique esse dia para conhecer um pouco da herança histórica e a vibrante cena artística da cidade.
Vamos começar essa sua jornada com uma visita ao famoso Portão de Brandemburgo. Este monumento, um dos principais símbolos de Berlim, não só impressiona os turistas pela sua grandiosidade e beleza arquitetônica, mas também pelo seu significado histórico.
Construído no século XVIII, o Portão de Brandemburgo faz parte de muitos eventos da história europeia e continua a ser um ponto central de referência na cidade.
Depois de você visitar o Portão de Brandemburgo, pode seguir para ao Memorial do Holocausto, por serem próximos, vale muito a pena visitar ambos no mesmo dia. Oficialmente conhecido como Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é uma homenagem muito bonita para as vítimas do Holocausto.
Para o almoço, o Dona Arquiteta recomenda uma pausa no restaurante To The Bone, que hoje ocupa o prédio de um antigo complexo de cervejaria Pfefferberg. O chef e fundador do To The Bone, Giacomo Mannucci, acredita que quanto mais cor, melhor. Por isso, ele escolheu o designer Piero Zanatta para decorar seu estabelecimento.
Após o seu almoço, dedique a tarde para explorar a Ilha dos Museus, um conjunto de cinco museus mundialmente renomados situados em uma ilha no rio Spree. Cada museu possui sua própria e vasta coleção de arte e artefatos históricos, abrangendo desde a antiguidade até o século XIX. A Ilha dos Museus é um tesouro cultural, se você deseja conhecer um pouco da cultura alemã, esse passeio precisa estar no seu roteiro.
Para concluir nosso segundo dia em Berlim, a loja The Store X é um ótimo espaço multifuncional para você apreciar arte, moda e design. Localizada no térreo do edifício Soho House, The Store X oferece uma experiência única, onde você pode explorar exposições de arte contemporânea, descobrir as últimas tendências da moda e apreciar o design inovador.
Preparados para o terceiro dia em Berlim? Para esse dia, nós recomendamos que você mergulhe no mundo da moda e design da comunidade berlinense. Comece o dia visitando algumas das lojas conceituais da cidade, onde a inovação e a criatividade estão em plena exibição.
A Darklands é uma muito misteriosa, pois ela evita publicar como está seu espaço físico no momento. Ou seja, se você quiser conhecer a Darklands, vai precisar fazer uma visita. A cor das peças da loja fazem jus ao nome que carrega, pois grande possui uma paleta de cores escuras, é difícil encontrar roupas coloridas.
Se você está gostando desse post, talvez se interesse por:
A próxima loja que vale sua visita é a Voo Store. Localizada em um pátio industrial reformado, todas as peças da Voo Store passam por uma curadoria feita pelo designer de moda Yasin Müjdeci. Aqui, você encontrará um espaço para tomar café ou fazer um lanche no fim de tarde. A loja também apresenta exposições de arte e eventos culturais, tornando a visita uma experiência multifacetada.
Para finalizar suas compras, uma parada essencial é a Soul Objects, uma loja conceitual que oferece aos seus clientes peças com significados. A Soul Objects busca trabalhar com produtos artesanais, fortalecendo o mercado local. A loja também trabalha com peças de artistas contemporâneos e com colagem de pessoas famosas, como Beyoncé, Martin Luther King, entre outros.
Uma pausa para o almoço é essencial, né?! Então recomendamos que você conheça o The Store Kitchen, projetado inicialmente pelos arquitetos Georg Bauer e Siegfried Friedlander, no século XX. Inicialmente o prédio Soho House foi projetado para ser uma loja de departamentos. Atualmente o edifício é um lugar extremamente chique, com piso de tábuas brancas e tem o intuito de oferecer aos seus clientes uma mescla de sabores, cores e texturas.
Após o almoço, continue suas descobertas explorando galerias de arte e boutiques independentes. Berlim é uma cidade que possui uma cultura criativa muito forte, com inúmeras galerias que exibem obras de artistas contemporâneos de todo o mundo. As boutiques independentes oferecem uma variedade de produtos exclusivos, desde roupas e acessórios a artigos de decoração, muitas vezes feitos por designers locais talentosos.
Para encerrar o terceiro dia do nosso roteiro de viagem para Berlim, que tal um jantar em um edifício que já foi uma prisão feminina no século XIX? Lovis, um restaurante contemporâneo, é um verdadeiro representante da nova culinária alemã. A chef Sophia Rudolph, responsável pela cozinha do Lovis, propõe uma experiência gastronômica inovadora, combinando ingredientes locais e sazonais com técnicas culinárias modernas.
O quarto dia em Berlim será dedicado à descoberta do lado alternativo e vibrante da cidade. Vamos começar a manhã conhecendo a East Side Gallery, é a maior galeria a céu aberto da Europa e uma das mais famosas seções remanescentes do Muro de Berlim. Este trecho de 1,3 km foi transformado em uma galeria, com murais pintados por artistas de todo o mundo.
Após conhecer a East Side Gallery, o bairro de Kreuzberg é muito famoso por ter uma atmosfera boêmia e multicultural, o lugar perfeito para você aproveitar a tarde em Berlim. Kreuzberg é um bairro muito dinâmico, com cafés, bares, lojas vintage e galerias de arte. Passeie pelas incríveis ruas coloridas e descubra a cultura local, interagindo com os moradores locais e lugares que fazem deste bairro um dos mais interessantes da cidade.
Para o almoço, você pode escolher um dos muitos restaurantes veganos de Kreuzberg, onde a culinária é tão variada quanto a comunidade local. Esses restaurantes oferecem pratos deliciosos e criativos, utilizando ingredientes frescos e sustentáveis. Se você quiser uma dica, recomendamos o Yellow Sunshine, conhecido por seus hambúrgueres veganos.
Para continuar nosso tour por Berlim, a loja Bless Shop com certeza merece sua atenção, pois é uma loja que não se apega aos padrões, mesclando roupas, móveis e acessórios, como capas de carro, acredita?! Cada item na loja é uma obra de arte, refletindo a criatividade e o estilo vanguardista de Berlim.
The Corner Berlin é outra parada imperdível, conhecida por sua curadoria de moda com design contemporâneo. A boutique possui uma paleta de cores que variam entre marrom, bege, cinza e branco. Todas essas cores foram estrategicamente pensadas para que o ambiente evoque um ar luxuoso e moderno.
Não podemos fazer um roteiro de viagem sem reservar um dia para aproveitar a noite em Berlim, né?! A vida noturna de Berlim é conhecida mundialmente por sua diversidade e energia e para aproveitar isso, o Kink é uma ótima opção. Kink possui uma decoração muito exclusiva e peculiar, com seus pátios antigos de tijolos vermelhos e árvores de dois andares, o bar possui um design industrial e oferece uma experiência única de música, arte e coquetéis.
Para começar o último dia em Berlim, você pode escolher entre passar a manhã em um dos belos parques da cidade ou se mimar em um spa para um relaxamento total. Se optar pelos parques, o Tiergarten é uma excelente escolha. Este oásis verde no coração da cidade há trilhas para caminhada, lagos tranquilos e esculturas encantadoras.
Após uma manhã relaxando em Berlim, almoçar no antigo armazém de farmácia é a escolha ideal. Ora é um restaurante, café e bar em estilo vienense que combina um ambiente histórico único com uma culinária moderna e sofisticada.
As grandes janelas do restaurante oferecem vistas encantadoras da cidade, criando uma atmosfera perfeita para uma refeição relaxante. O cardápio do restaurante está em constante mudança e são baseados nos produtos que chegam todas as manhãs.
Depois do almoço, aproveite suas últimas horas em Berlim para fazer compras de última hora. Passeie pelas áreas comerciais da cidade, como Kurfürstendamm, Friedrichstraße ou Hackescher Markt, onde você encontrará uma variedade de lojas que oferecem desde lembranças únicas até moda de grife.
Para fechar nosso roteiro de 5 dias em Berlim, um local que tenha uma vista deslumbrante da cidade é perfeito para encerrar com chave de ouro. Duas excelentes opções são o Solar e o Neni. O Solar é dirigido pelo chef Jon Kremin e fica localizado no 16º andar de um prédio que antigamente pertencia à CIA. O restaurante oferece aos seus clientes uma experiência gastronômica elevada com vistas panorâmicas espetaculares da cidade.
Por outro lado, o Neni, localizado no 10º andar do 25hours Hotel Bikini Berlin, proporciona uma atmosfera vibrante e vistas igualmente impressionantes do zoológico de Berlim e da cidade ao fundo. Com uma fusão de sabores mediterrâneos e do Oriente Médio.
Madrid é uma cidade vibrante e diversificada, com muitas oportunidades para todos os gostos e interesses. Embora o nosso roteiro de viagem em Madrid ofereça uma ótima base para explorar a cidade, encorajamos você a personalizá-lo de acordo com suas preferências e curiosidades individuais. Afinal, só você sabe o que deseja visitar e uma viagem personalizada torna a experiência ainda mais memorável.
Seu último dia em Berlim combina relaxamento, boa comida e vistas deslumbrantes, deixando você com lembranças inesquecíveis desta cidade vibrante. Seja passeando pelo parque, desfrutando de um spa, explorando lojas ou apreciando uma refeição com vista.
Constantemente temos publicados dicas e informações sobre hotéis e viagens.
São centenas de destinos e dicas para quem tem paixão tanto para conhecer o mundo, quanto para conhecer os melhores designs. Você pode conferir todos os nossos conteúdos aqui no Blog e acompanhar as novidades pelas nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Conheça alguns dos nossos conteúdos de onde ficar em Berlim.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…