Saiba mais sobre a região de Salento que é um recanto maravilhoso e pouco explorado da Itália
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
As cidades mais populares do mundo, como Nova York, Roma e Rio de Janeiro, possuem seus atrativos. Entretanto, conhecer lugares pouco explorados, com encantos preservados e uma nova perspectiva cultural pode ser ainda mais especial. Este é o caso de Salento, na Itália, península localizada entre os mares Jônico e Adriático, região também conhecida como “salto da bota” em referência a sua localização e ao formato do país europeu.
Após séculos de isolamento de outras regiões do país, a península de Salento constituiu-se de maneira ímpar, preservando seus encantos naturais, além de sua cultura, gastronomia e muito mais. Praias cristalinas como Baia dei Turchi e Torre dell’Orso apresentam paisagens deslumbrantes, acompanhadas de cidades pitorescas, vilarejos charmosos, castelos, muralhas e grutas.
Nesta publicação, iremos lhe apresentar lugares onde ficar em Salento, além de diversas dicas para sua viagem na região, como a melhor época do ano para visitá-la, o que fazer e muito mais.
Diversos fatores devem ser considerados na hora de escolher o melhor momento para conhecer Salento, na Itália.
Caso você esteja querendo aproveitar o verão, pegar um sol e curtir as praias, é recomendável visitar a região entre os meses de junho e setembro. Entretanto, é preciso ficar atento para os meses da alta temporada (julho e agosto) quando os banhistas se direcionam para algumas partes da região, tornando esses locais mais lotados e portanto mais concorridos e talvez mais caros.
Se você deseja outro tipo de experiência, o clima agradável durante o inverno e outono pode ser mais recomendável. Além de fugir das multidões, você também degustará ótimos vinhos produzidos localmente, além de conhecer as vilas encantadoras da região.
Para ter um bom aprofundamento na região e conhecê-la com calma, aproveitando suas riquezas, é necessário passar entre cinco a sete dias em Salento. A península é repleta de riquezas naturais e culturais, com boa variedade de cidades, vilas e praias.
Uma visita completa também contemplará passeios pelas montanhas e grutas da região e a exploração da culinária local, que apresenta grande individualidade.
Para os viajantes mais interessados pela história de culturas diversas, a região de Salento é rica e proporcionará uma bela viagem ao passado, com diversos museus que falam sobre essa região tão particular.
A arqueologia também é muito forte em Lecce, uma das principais cidades da região, conhecida pelo estilo barroco de sua arquitetura. São mais de dez museus espalhados pela cidade, tendo destaque para o Museo Faggiano, que apresenta a experiência única de observar objetos arqueológicos de perto.
A arquitetura da região também poderá ser observada através de seus edifícios históricos, como a Basilica di Santa Croce e a Cattedrale Maria Santissima Assunta e S.Oronzo, ambas em Lecce. Citando edifícios históricos, se você não sabe onde ficar em Salento, na Itália, confira nossa publicação sobre o Palazzo Daniele, hotel que oferece uma hospedagem única na cidade de Gagliano del Capo.
Uma das costas mais belas do Mar Mediterrâneo, a região de Salento possui como um de seus principais cartões postais a variedade de praias de águas cristalinas e encantos naturais. Conheça algumas:
Popularmente conhecida como As Maldivas de Salento, Marina di Pescoluse abriga um dos trechos de areia mais procurados da região. É comumente avaliada como a praia mais bonita da Apúlia, região que forma o “calcanhar” da Itália.
Nesse local, você encontrará areia fina e água transparente, permitindo que você consiga se refrescar durante o verão europeu. Uma dica é chegar cedo, pois sua popularidade torna a praia de Pescoluse uma das principais atrações da região, ficando frequentemente lotada.
Situada em uma área de preservação ambiental, a Baia dei Turchi preserva a beleza natural que somente uma região como Salento pode proporcionar. É possível aproveitar a visita fazendo caminhas naturais, mergulho livre e excursões.
O local também guarda uma forte raiz histórica, sendo conhecida como Baia dei Tuchi por ser a região onde os turcos desembarcaram durante a Invasão Otomana no século XV.
Outra praia bastante popular e requisitada na região de Salento, a Torre dell’Orso tem como principal atração o mar de água límpida e calma. Apesar de agitada durante o verão, vê o número de visitantes cair nos meses menos quentes, sendo uma ótima escolha para aqueles que gostam de maior tranquilidade.
O local também possui duas rochas populares, conhecidas como Le Duo Sorelle (As Duas Irmãs), localizadas no lado direito da Torre dell’Orso.
Se você já conhecia Salento e realizou uma pesquisa rápida sobre a região, deve ter ouvido falar de Punta Prosciutto. Com mais de quatro quilômetros de extensão, a praia é rodeada por dunas e banhada pelo mar Jônico, proporcionando um contraste magnífico entre a areia branca e suas águas azuis e mornas.
No local, é possível alugar cadeiras e guarda-sol. Também é comum encontrar ambulantes que vendem belos acessórios, entre cangas, bolsas e muito mais.
O extremo sul do litoral pugliesi abriga dezenas de encantos para os viajantes que amam a natureza e aventuras. A cidade fica localizada na área protegida do Parco Naturale Regionale Costa Otranto-Santa Maria di Leuca e Bosco di Tricase e possui mais de 30 grutas marinhas, sendo o ambiente perfeito para quem deseja conhecer um pouco mais da biodiversidade local.
Entre as principais, a Grotta Porcinara foi construída pelo homem e serviu como um antro de adoração pagã. Além de apresentar uma das belezas naturais mais ricas da área, também reserva um imenso significado cultural, demonstrando a riqueza de encantos que você descobrirá ao visitar Salento, na Itália.
Essa pequena região, rica em cultura e biodiversidade, também oferece hospedagens de luxo para os hóspedes que desejam experiências mais confortáveis e exclusivas. Localizado em Santa Cesarea Terme, o Le Capase Resort é perfeito para quem deseja combinar sua visita a Salento e seus encantos, com as mordomias que só um hotel de alto padrão pode oferecer.
Em Santa Cesarea Terme, você se apaixonará arquitetura local, que possui casas nobres de estilos diversificados, datadas do século XIX. Em especial, a cidade abriga a única fonte termal da região de Salento, conhecida como Terme di Santa Cesarea. Ao ficar hospedado no Le Capase Resort, você estará próximo deste que é um dos principais motivos para conhecer a região.
Formada pelas águas de quatro cavernas da região, a fonte termal possui diversas propriedades benéficas que já eram conhecidas no século II a.C, com temperatura que chega a 30 °C.
Le Capase Resort — Santa Maria di Leuca
Endereço: Villaggio Paradiso, SP358, Km 12, 73020 — Santa Cesarea Terme
Preços: a partir de U$ 337*
Acessibilidade: não possui informações sobre acessibilidade.
Reserve sua hospedagem pela Booking!
Que tal conhecer as delícias da região com produtos de alta qualidade diretamente de onde eles são produzidos? Esse é o agroturismo, uma entre as maravilhosas dinâmicas que você encontrará na região.
Esse é o tipo de experiência proporcionada pelo Agriturismo le Site, uma pequena aldeia descrita como “mágica” em Salento, na Itália. No local, você encontrará um centro histórico repleto de arte, viverá envolvido com a comunidade e a cultura local, com diversos eventos musicais, artísticos e gastronômicos.
Esse é, inclusive, um dos principais destaques do local, que oferece um menu dinâmico, que varia todos os meses, composto por produtos cultivados e colhidos na propriedade.
Agriturismo le Site — Corigliano dʼOtranto
Endereço: Via Vecchia Maglie, 73022 — Corigliano dʼOtranto
Preços: a partir de U$ 128*
Acessibilidade: cordão de emergência no banheiro, pia mais baixa, vaso sanitário elevado, barras de apoio, acessível para cadeiras de roda.
Reserve sua hospedagem pela Booking!
Já foi possível ver o quão dinâmica e rica a região de Salento é, certo? Sabendo onde ficar, você pode começar a se planejar para conhecer suas maravilhas durante sua visita a Itália. Caso o mês de agosto seja perfeito para você, nós recomendamos uma experiência única em Salento: o Festival La Notte della Taranta.
Pandeiros em Salento não tocam samba ou pagode, mas a pizzica, gênero musical salentino. Durante o verão, as noites na região são invadidas pela música, neste que é o maior festival popular da Itália!
Candidato a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o festival já reuniu cerca de 200 mil pessoas em seu show principal e possui apresentações em diversas cidades em torno de Lecce. O evento é gratuito e ocorre durante todos os dias do mês.
Agora que você conhece muito mais sobre a região de Salento, na Itália, programe sua viagem e viva essa experiência que somente essa região pode oferecer. Essa e outras dicas você pode acompanhar aqui em nosso site ou pelo nosso Instagram.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…