Viajar para Itália: 6 lugares para apreciar arquitetura e design
Itália | N/A

Viajar para Itália: 6 lugares para apreciar arquitetura e design

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

A Itália é um importante destino para os viajantes apaixonados por cultura. Desde os apaixonados por obras antigas aos caçadores de tendências, este país oferece lugares incríveis para visitar. E selecionamos alguns lugares incríveis para você viajar para Itália, e aproveitar a arquitetura e design italiano.

Viajar para Itália: 6 lugares para apreciar arquitetura e design
Milão é uma das cidades referências do design e arquitetura da Itália | Fotografia de Sean Pavone – Reprodução
Viaje conectado - Chips recomendados para internet livre na Europa

PORQUE VIAJAR PARA ITÁLIA

De acordo com a UNESCO, mais da metade dos patrimônios históricos e artísticos do planeta estão localizados em solo italiano. São diversos sítios arqueológicos, museus, prédios tombados e paisagens naturais.

O curioso da Itália é que dificilmente você consegue conhecer todas as qualidades numa única viagem. São mais de 20 regiões, onde estão localizadas cercas de 95 províncias. E cada uma delas guarda tradições seculares — algumas com mais de mil anos.

JK Place Capri
Visão da Baía de Nápoles, em Capri, a partir do hotel JK Place Capri | Foto cortesia do hotel

Itália, você consegue — em um único país — passeios cheios de:

  • história: cheias de museu a céu aberto contando história de gregos antigos, romanos, povos medievais e uma Itália nem tão distante no tempo (mas que poucos conhecem)
  • arte: a Itália é o país que guarda obras de grandes figuras como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Sandro Boticelli e Caravaggio.
  • experiências medievais: são centenas de aldeias e cidades medievais espalhadas em território italiano. Muitas delas construídas no alto de montanhas – permitindo um vislumbre de cenas milenares.
  • paisagens idílicas: engana-se quem pensa que, ao viajar para Itália, haverá apenas passeios urbanos. Estamos falando de montanhas, visitas à vulcões e praias paradisíacas como a costa da Sicília ou a Ilha de Elba.
  • gastronomia: a culinária italiana vai muito além das massas. É um território que sempre trabalhou com muito zelo suas tradições culinárias e muitas famílias preservam receitas centenárias. O que inclui vinícolas com mais de duzentos anos.

Além de tudo isso, traços de uma Itália histórica, este país tem uma cultura dedicada à arte moderna. Moda, arquitetura

the deer club, achilli- D.O.M hotel Roma
Não é raro que gastronomia e design se encontrem, como no caso do restaurante Achilli al D.O.M (em Roma) | Foto cortesia D.O.M Hotel Roma

A ARQUITETURA CLÁSSICA ITALIANA

Os gregos antigos influenciaram toda a Europa. Sua cultura se espalhou de inúmeras maneiras. Entre elas, vários povos mediterrâneos foram marcados por seus sabores, filosofia, filosofia e arquitetura. Os romanos, em seu milenar domínio sobre a região, absorveram completamente a identidade e grega. O resultado é que muito da antiga cultura grega sobrevive através de ruinas e tradições ainda vivas.

A Itália é o país onde este fenômeno pode ser observado a cada passo. Os italianos preservam muito de uma arquitetura antiga. Podemos ver influências diretas dos romanos, com seus traços medievais, e uma outra — renascentista — que buscou inspiração nas origens romanas.

Três projetos para conhecer, e se hospedar, que se inspiram nessa identidade antiga são os hotéis Aquatio Cave, o Dimora dele Balze e o Arx Vivendi.

AQUATIO CAVE | MATERA, NA REGIÃO DA BASILICATA

O Aquatio Cave é um hotel e Spa de luxo instalado na província de Matera. Esta região é conhecida por preservar as ruínas da antiga cidade grega de Metaponto, onde ainda podemos encontrar vestígios do gigantesco templo dedicado à deusa Hera.

A arquitetura antiga, com forte uso da pedra como material principal, é o que dá identidade ao Aquatio Cave. O hotel foi construído dentro de cavernas antigas. As paredes, irregulares e cheias de textura, são resultados da pedra bruta trabalhada.

O estilo das paredes do hotel combinada com móveis refinados e feitos sob medida, transportam você para um mundo à parte.

Para ler a matéria completa sobre o Aquatio Cave, clique aqui.

DIMORA DELE BALZE | NOTO, NA REGIÃO DA SICÍLIA

A Dimora dele Balze é um hotel-boutique (em menor escala, com experiência mais intimista) instalado na comuna de Noto, na região da Sicília. Aqui uma antiga mansão senhorial foi restaurada e transformada em uma opção de hospedagem que te transporta para o passado.

A comuna de Noto preserva, em cada pedaço, sua arquitetura medieval. Fica a 10 minutos de carro da histórica – e belíssima – Palazzolo Acreide, parte da associação das aldeias mais bonitas da Itália.

Confira nossa matéria completa sobre o hotel, clicando aqui.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

MONASTERO ARX VIVENDI | ARCO, NA REGIÃO DO TRENTINO-ALTO ÁDIGE

O Monastero Arx Vivendi é um hotel instalado em Arco. A pequena comuna de Arco é conhecida como destino turístico para aqueles que apreciam arquitetura sacra. São dezenas de igrejas e é lar do santuário dedicado à Santa Maria di Laghel.

O Arx Vivendi é resultado do restauro de um antigo monastério datado do século XVII. Seus interiores são cercados de arcos e abóbodas. Decorado com uma minuciosa seleção de objetos e móveis finos e austeros, provê um espaço de conforto e meditação.

Escrevemos uma matéria completa sobre o hotel, que você confere clicando aqui.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

VIAGEM PARA ITÁLIA E O DESIGN ITALIANO

Até aqui comentamos bastante sobre a Itália histórica. E, de fato ela, atrai os olhos de qualquer viajante, pois preserva séculos — em alguns casos milênios — de marcas da cultura europeia. Porém é importante nunca esquecermos que a Itália mudou muito nas últimas décadas.

Muito mais que um país marcado pelo seu passado, a Itália não apenas é um grande componente da cultura moderna. Os italianos ditam tendências na moda, na arquitetura e no design há mais de 60 anos. E a cultura moderna também é interessante para quem vai viajar para Itália.

Viajar para Itália: 6 lugares para apreciar arquitetura e design
Exibição do designer Achille Castiglioni, importante figura do design italiano do último século | Triennale di Milano 2018 – Divulgação

Exemplos na arquitetura moderna não faltam. Um forte exemplo é o Studio Fuksas, de Roma. Responsável por grandes obras e com mais de 600 projetos, distribuídos em todos os continentes do planeta. São eles os responsáveis por projetos como o Centro de Convenções Eur-Roma.

GALERIAS DE ARTE E DESIGN NA ITÁLIA

Conhecer o design italiano é mais do que comprar de grandes marcas e estilistas. Principalmente quando falamos de design de produtos e decoração. Em especial aos arquitetos, decoradores e entusiastas das artes, uma proveitosa viagem pela Itália percorre conhecer algumas de suas galerias.

Separamos aqui algumas galerias e lojas italianas. São locais que indicamos como destinos de passeios especiais. Locais onde você poderá experienciar um pouco do que os novos designers italianos estão preparando — e quem podem vir a se tornar tendências.

BOSCHETTO TRE DESIGN D’ATMOSFERA | Roma

Boschetto Tre é uma loja de móveis e artigos de decoração, das proprietárias Oriana Tombolesi e Gabriela Miloni. As duas fazem uma cuidadosa combinação de objetos que seguem as tendências do design e de itens garimpados de feiras europeias.

No perfil do Instagram da loja você já consegue ver a singularidade e apreço pelas estampas.

RETRO DESIGN | Roma

A Retro Design, situada em Roma, se inspira no design dos 40 até os anos 70 (era de ouro do design italiano). São peças selecionadas pelas proprietárias Rosanna, Mariapia e Adriana. O diferencial da loja é sua garantia de procedência das peças, que são carregadas de personalidade.

Para aqueles que querem adquirir itens de decoração da fase mais icônica do design italiano, este é o lugar certo. Se quiser conhecer mais do lugar, leia aqui a matéria completa sobre a Retro Design.

SIX GALLERY | Milão

A Six Gallery é um espaço para exposição de peças de design contemporâneo. Instalado no que já foi um mosteiro do século XVI, a galeria foi fundada por seis sócios que queria criar um espaço para divulgação de peças de excelência e criatividade.

A curadoria é realizada pelos arquitetos da Quincoces-Drago. É um importante estúdio de design e arquitetura milanês focado em lojas de luxo, hospitalidade e espaços residências.

Você vai encontrar aqui uma combinação de designs de diferentes épocas e origens.

Leia nossa matéria completa sobre a Six Gallery de Milão, clicando aqui.

Galeria Rossana Orlandi transborda design por Milão.
Spazio Rossa Orlandi é outro destino interessante para um passeio dedicado à descobrir mais do design italiano | Fotografia de Marco Tabasso

QUANDO VIAJAR PARA ITÁLIA

Como em qualquer outro destino, uma viagem para a Itália pode mudar de acordo com o mês em que você vai. As principais mudanças vão estar relacionadas à atmosfera dos passeios. E não há resposta certa para quando é a melhor época para viajar para Itália.
O ideal é que você saiba qual é o seu perfil como viajante. Afinal, você prefere:

  • aproveitar ao máximo as expressões e atrações turísticas?
  • uma experiência mais próxima com a cultura local?
  • aproveitar ao máximo as lojas e fazer compras? E qual tipo de compra?
  • aproveitar os lançamentos ou promoções?
  • ambientes guiados e acompanhados de grupos?
  • uma aventura, sem horários ou aglomerações?

Estas são apenas algumas perguntas que você precisa se fazer antes da decisão sobre quando viajar para Itália. Mas algo eu afirmo: a Itália é um destino ótimo para todos os perfis de viajantes.

Viajar para Itália: 6 lugares para apreciar arquitetura e design
Batistério de São João, em Florença | Fotografia de Nuala Images – Reprodução

Podemos dividir as temporadas da Itália em três:

  • média temporada (período recomendado): acontece durante a primavera (que acontece nos meses de abril a junho) e outono (que acontece entre setembro e outubro). Há menos turistas nas ruas nesta época e, logo, os preços caem. São épocas de climas moderados
  • alta temporada: acontece durante o verão, onde o clima da Itália alcança seu auge. Os preços estarão mais altos e as ruas lotadas de turistas, o que pode gerar competição e demora para aproveitar certos passeios.
  • baixa temporada: é o período cinzentos no clima italiano. Aqui o clima fica bem desigual, com temperaturas mais baixas no norte do país e mais moderadas ao sul. É a época mais barata para viajar e comprar, porém muitas atrações e hotéis podem estar fechados.
Viajar para Itália: 6 lugares para apreciar arquitetura e design
Praia Scala dei Turchi, na Sicília | Fotografia de Mirko Macari

PARA QUAL TIPO DE VIAJANTE A ITÁLIA É INDICADA?

Conforme mencionado no começo, a Itália pode fornecer diversos tipos de experiências turísticas. Apesar disso, ela é particularmente atrativa para os chamados viajantes culturais. Estes são aqueles que estão em busca de experiências artísticas e históricas. E isso a Itália oferece de inúmeras formas.

Há diversos sítios arqueológicos, museus de arte contemporânea e galerias.

A Itália é vasta e suas tradições podem ser apreciadas mesmo em lugares menos badalados como Roma, Florença e Milão. Estas três cidades podem ser destinos românticos incríveis para casais, porém o interior italiano reserva aldeias históricas e achados incríveis da culinária tradicional.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top