Milão

Salone del Mobile de Milão 2025: o maior evento de design do mundo em sua 63ª edição

Avalie esta matéria

Onde acontece o Salone del Mobile Milano 2025?

Complexo de exposições Fiera Milano, no distrito de Rho — Milão, Itália.
De 8 a 13 de Abril de 2025.

Início > Destinos > Europa > Itália > Milão > Salone del Mobile de Milão 2025: o maior evento de design do mundo em sua 63ª edição

MILÃO, ITÁLIA —O Salone del Mobile retorna à metrópole lombarda de 8 a 13 de abril para sua 63ª edição, propondo uma reflexão profunda sobre a relação entre materiais, luz e experiência corpórea num mundo hiper digitalizado.

Instalações exclusivas assinadas por Paolo Sorrentino, Pierre-Yves Rochon e Robert Wilson transformarão o complexo Fiera Milano Rho em laboratório de experiências multissensoriais, enquanto o Euroluce apresenta seu primeiro fórum internacional dedicado à iluminação.

Se você quer estar por dentro das principais tendências lançadas para o evento deste ano e quais as principais promessas da feira, fique conosco!

Foto: Alessandro Russoti/Dentsu Creative Italia (reprodução)

Leia também:

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

O que é o Salone del Mobile de Milão 2025?

Poucos festivais de design tem a força para movimentar uma cidade inteira ao seu redor e o Salone del Mobile faz isso com um dos principais centros de tendência da Europa.

O Salone começou como uma modesta feira em 1961, cujo principal objetivo era funcionar como vitrine para uma efervescente indústria de decoração italiana. De lá para cá, mais e mais expositores começaram a participar, acompanhados de universidades e grandes mentes do setor.

Hoje a feira chega à sua 63ª edição com:

  • Mais de 2 mil marcas de mobiliário expondo seus novos catálogos;
  • 37 países participando e compondo 38% dos expositores.

Assim como nas outras edições, a expectativa ao entorno dessa Salonel del mobile de 2025 é enorme. É dela que partem as principais tendências em design de interiores pelo mundo, inclusive no Brasil, e sua influência é tamanha que distritos de Milão aproveitam para desenvolver vários festivais complementares — transformando a cidade inteira para o que é chamado de Semana do Design de Milão.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Inclusive já cobrimos outras edições deste evento, se estiver procurando um resgate histórico:

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Tema no Salone di Milano 2025: Pensando para humanos

Se na edição de 2024, a proposta era pensar as perspectivas de futuro a partir dos baques contínuos que inteligência artificial tem trazido, a edição de 2025 vai na linha oposta. “Though for humans” é o nome oficial do novo tema, que trabalha a relação entre materiais, corpo humano e luz.

O tema aborda um princípio conhecido no Salone, o ser humano como centro dos projetos do design, mas a partir de como a tecnologia tem renovado o uso de velhos materiais (como madeira, metal, tecido e bioplástico) e da luzaqui lembremos que a edição deste ano entrega uma novíssima edição do Eurolucce para prover sensações no corpo humano.

“Um ótimo design não é apenas esteticamente agradável, ele traz alegria às nossas interações diárias, ao movimento pelos espaços, ao preparo do café da manhã, ao trabalho ou ao sentar-se à mesa com a família. Ao projetar móveis, aprendi como os designers estudam o corpo humano, nossos movimentos, nossas habilidades, nossas posturas, tudo para tornar a vida mais fácil. O design está enraizado na anatomia humana e se alimenta da interação contínua com ela.”

Artista e fotógrafo nova-iorquino Bill Durgin, autor da campanha central do Salone

Foto: Bill Durgin (reprodução)

O tema dialoga com tendências de comportamento observadas no mundo inteiro, como a fadiga das telas, rupturas com padrões de socialização e a busca pelo minimalismo digital.

Afinal, o que torna a experiência humana dentro dos espaços realmente autêntica e intensa quando tudo já foi digitalizado e pode ser ‘visto’ numa tela de smartphone?

“Though for Humanos” tem a campanha de comunicação idealizada pela Dentsu Creative Italy com assinatura do nova-iorquino Bill Durgin. Conhecido por reinterpretar o corpo humano através da imagem, Durgin cinco fotografias que refletem a integração do uso da inteligência humana e dos materiais para criar sinergia entre design e o corpo.

Além da campanha, o tema está presente na maior parte das exposições e pavilhões do evento. Em especial, é foco de três intervenções culturais.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

“Villa Héritage”, de Pierre-Yves Rochon

A instalação “Villa Héritage”, assinada pelo renomado arquiteto francês Pierre-Yves Rochon nos pavilhões 13-15 do Salone del Mobile 2025, promete uma experiência ir muito além de uma exposição de peças.

O ambiente foi meticulosamente planejado para explorar a atemporalidade do design. Serão sete espaços distintos:

  • uma entrada que estabelece diálogo entre arquitetura e materialidade,
  • a dramática Sala de Desenho vermelha inspirada na ópera (exibindo um traje usado por Maria Callas),
  • uma Sala de Jantar azul que evoca rotas comerciais históricas,
  • a Biblioteca cor de ameixa dedicada à transmissão de conhecimento artesanal,
  • um Banheiro com jogos de espelhos que fragmentam a percepção espacial,
  • o Quarto branco onde a cor se torna elemento arquitetônico
  • e um Jardim de Inverno que reconcilia natureza e design.

O ponto culminante é a Sala de Música. Aqui a forma e a cor dão a mão para a acústica. Héritage (herança, em francês, que dá nome ao ambiente) é facilmente entendida através dos concertos exclusivos que irão acontecer durante o evento. Todos eles feitos a partir de um piano Alpange (ápice quando falamos de pianos que usam tecnologia digital) dentro de uma sala de música que emoldura uma fotografia do Panteão de Roma a partir das lentes do fotógrafo Massimo Listri.

Villa Héritage reúne marcas prestigiosas como Barovier&Toso, Venini e Minotti, além de colaborações com o Teatro alla Scala e o já citado fotógrafo Massimo Listri. A instalação integra o novo percurso expositivo “A Luxury Way”, questionando como certas formas e proporções mantêm sua relevância através do tempo.

Prévia da instalação “Villa Hèritage”, de Pierre Yves Rochon | Foto: PYR (reprodução)

“La Dolce Attesa” por Paolo Sorrentino

Concebida pelo aclamado diretor italiano Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar, a intervenção artística estabelece um contraponto filosófico ao ritmo acelerado das feiras internacionais.

Estrategicamente posicionada na entrada dos pavilhões 22-24, a instalação convida o público a desacelerar e reconsiderar o conceito de espera — não como um intervalo vazio entre acontecimentos, mas como uma experiência significativa em si mesma. Sorrentino, conhecido por sua estética visual distintiva e abordagem contemplativa, transforma o ato de esperar em uma jornada sensorial.

Instalação “La Dolce Attesa”, do cineasta Paolo Sorrentino | Foto: Michael Avedon (reprodução)

A renomada cenógrafa Margherita Palli, com quatro décadas de expertise em design cênico, entrega sua visão técnica para materializar o conceito abstrato de Sorrentino. Esta parceria entre cinema e design espacial é mais um dos exemplos de como o Salone se tornou mais interdisciplinar, indo além da função comercial original para se estabelecer como plataforma cultural que lança e interpreta tendências.

“Vamos falar sobre esperar por um relatório, uma resposta médica. Quando esperamos pelo nosso destino, não podemos fazer nada além de esperar. Quando nosso futuro depende de um médico, de um laboratório, ficamos pendurados. E angustiados. Talvez, então, devêssemos repensar a espera. Então, talvez, a espera possa se tornar menos dolorosa. Porque se torna outra coisa. Nossa sala de espera quer ser outra coisa. Ela não te obriga a ficar parado, mas te deixa ir. Uma pequena viagem, como quando éramos crianças, nos passeios reconfortantes.” –

Paolo Sorrentino
Paolo Sorrentino | Foto: Masiar Pasqual (reprodução)

“Mother” por Robert Wilson (Museo Pietà Rondanini – Castello Sforzesco)

Robert Wilson, mestre na manipulação criativa da luz, produziu exclusivamente para o Salone del Mobile 2025 uma experiência multissensorial de 30 minutos, que será exibida continuamente durante o evento.

 A obra estabelece um diálogo entre a Pietà Rondanini, famosa escultura inacabada de Michelangelo, e o “Stabat Mater” do compositor estoniano Arvo Pärt. O resultado é uma narrativa que progride da espiritualidade para valores universais.

A instalação respeita o projeto expositivo original de Michele De Lucchi (2015) no Ospedale Spagnolo, mas introduz uma nova dimensão através da iluminação meticulosamente coreografada. Como observa Franco Laera, curador do projeto, “A luz para Wilson não é um ornamento, é o que realmente nos permite ver”.

Instalação “Mother” por Robert Wilson para o Salone de Mobile 2025 | Foto: Lucie Jansch (reprodução)

O público poderá acessar a experiência mediante reserva prévia até 13 de abril com apresentações ao vivo do “Stabat Mater”, estendendo-se até 18 de maio para o público geral, proporcionando à cidade uma oportunidade prolongada de contato com esta intervenção para além da semana do design de Milão.

O artista curará também “THE NIGHT BEFORE. OBJECT CHAIRS OPERA” com a Orquestra Teatro alla Scala na noite de abertura, além de participar como convidado especial no pioneiro “The Euroluce International Lighting Forum”, evento que reunirá especialistas globais para discutir a interseção entre luz, arquitetura e bem-estar.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Euroluce

Estabelecida em 1976, a bienal reúne mais de 300 expositores internacionais que representam a vanguarda do setor de iluminação. Nesta edição, os visitantes terão acesso à uma grande variedade de soluções que contemplam desde iluminação para espaços interiores e exteriores até sistemas especializados para ambientes hospitalares, teatrais e industriais.

Foto: Diego Javier (reprodução)

A grande novidade de 2025 é a estreia do Euroluce International Lighting Forum, nos dias 10 e 11 de abril. Este encontro reunirá vozes influentes do design de iluminação global para debater questões cruciais do setor.

A abertura será conduzida pelo lendário artista Robert Wilson, reconhecido mundialmente por sua capacidade singular de transformar a luz em experiência artística. O fórum contará também com a participação de nomes consagrados como DRIFT, AJ Weissbard, Marjan van Aubel e Kaoru Mende.

O programa estruturado abordará temas fundamentais como:

  • a interação entre luz e arquitetura;
  • a influência da iluminação no bem-estar humano;
  • e seu papel no design sustentável contemporâneo.

A abordagem multidisciplinar reflete a evolução do trabalho dos designers de iluminação, que hoje precisam integrar avanços tecnológicos com reflexões mais profundas sobre como a luz influencia percepções, comportamentos e estados emocionais.

Drafting Futures

O pavilhão 14 da Fiera Milano será o epicentro dos grandes debates com o programa “Drafting Futures. Conversations about Next Perspectives”, sob curadoria de Annalisa Rosso. Essa sequência de eventos marca mais um contraponto reflexivo à dimensão comercial do evento, promovendo diálogos essenciais sobre responsabilidade profissional e perspectivas futuras do design.

Bjarke Ingles é um dos convidados para o Drafting Futures Arena do Salone del Mobile 2025 | Foto: Blaine Davi (reprodução)

A Drafting Futures Arena, assinada pelo estúdio Formafantasma acolherá uma programação de 5 dias com palestras matinais e mesas redondas vespertinas com figuras consagradas do cenário global.

Entre os protagonistas destacam-se:

  • Valeria Segovia (Gensler): abordando design e impacto ambiental;
  • Bjarke Ingels (BIG):  explorando a relação entre materialidade e planejamento urbano;
  • Lesley Lokko (African Futures Institute), refletindo sobre imaginação e arquitetura;
  • e Paolo Sorrentino, que discutirá o conceito por trás de sua instalação “La Dolce Attesa”.

Complementando o programa, as mesas redondas serão espaços para discutir negócios do design na era digital e a intersecção entre estética e função no setor de hospitalidade. A Biblioteca do Salone estará presente neste pavilhão, com diversas obras sobre o uso da luz no design.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Salone Satellite

Fundado em 1998 pela visionária Marva Griffin Wilshire, (que permanece como sua curadora até hoje), o SaloneSatellite transformou o panorama do design global ao democratizar o acesso de jovens criadores ao mercado.

O impacto é mensurável: dos 14.000 designers e 270 instituições educacionais que participaram ao longo das edições, dezenas se estabeleceram como nomes dominantes na indústria contemporânea.

Mais que uma simples exposição, o SaloneSatellite funciona como um laboratório experimental onde protótipos frequentemente evoluem para produtos comerciais. Em um setor constantemente desafiado por transformações ambientais, econômicas e sociais, os participantes apresentam propostas que antecipam soluções para as complexidades do amanhã.

A peça-chave desse segmento do evento é o SaloneSatellite Award, que os três projetos mais inovadores. Um júri internacional de especialistas avalia as propostas, apresentadas em exposição coletiva de alta visibilidade – e provavelmente a porta de entrada destes jovens designers com grandes fabricantes e distribuidores de nivel internacional.

Planejando a viagem para o Salone del Mobile

Desde 2005, o prestigioso Salone del Mobile encontra sua casa no centro de convenções Rho, obra-prima arquitetônica assinada pelo Studio Fuksas. Este complexo imponente, situado a 15 quilômetros do centro histórico milanês, representa o casamento perfeito entre funcionalidade e expressão estética contemporânea.

A infraestrutura de transporte público de Milão oferece acesso direto ao complexo. A linha vermelha do metrô (M1) conecta pontos estratégicos da cidade à estação Rho-Fieramilano em menos de 30 minutos, mesmo nos períodos de maior movimento. Esta opção contorna os congestionamentos massivos nas vias de acesso e elimina a busca frustrada por estacionamento e as longas filas na entrada do complexo.

Visitantes sem credenciais específicas encontram no FuoriSalone alternativas ainda mais inovadoras. Trata-se de um circuito paralelo de eventos, espalhado pelos distritos criativos da cidade — por sinal, considerado por muitos entusiastas e profissionais como a verdadeira essência da Semana de Design de Milão.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

referências

A fotografia de capa é de Alessandro Russoti.

Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.

Postagens recentes

East Village e Lower East Side: entre histórias e coração cultural de Nova York

East Village e Lower East Side "Everybody ought to have a Lower East Side in…

2 dias atrás

Experiência na Amazônia: conheça este hotel que te torna parte da floresta

Confira nossa dica de hotel que lança você em uma experiência profunda na Amazônia. Este blogpost…

3 dias atrás

Resorts na República Dominicana: 4 opções para diferentes viajantes

Confira nossa seleção de resorts na República Dominicana. Curadoria de Claudia Birolini e texto de…

6 dias atrás

Hotéis em Palm Springs: edifícios icônicos no oásis modernista

Uma seleção dos mais confortáveis e autênticos hotéis em Palm Springs Este blogpost foi escrito por…

1 semana atrás

Lower Manhattan: onde ir e ficar no centro financeiro de NY

Pisar nas ruas de Lower Manhattan é testemunhar o diálogo constante entre passado e futuro.…

2 semanas atrás

11 Lojas de Souvenir em Lisboa: como levar um pedaço de Portugal para sua casa

Este blogpost foi escrito por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através…

2 semanas atrás