Onde acontece o Salone del Mobile Milano 2025?
Complexo de exposições Fiera Milano, no distrito de Rho — Milão, Itália.
De 8 a 13 de Abril de 2025.
MILÃO, ITÁLIA —O Salone del Mobile retorna à metrópole lombarda de 8 a 13 de abril para sua 63ª edição, propondo uma reflexão profunda sobre a relação entre materiais, luz e experiência corpórea num mundo hiper digitalizado.
Instalações exclusivas assinadas por Paolo Sorrentino, Pierre-Yves Rochon e Robert Wilson transformarão o complexo Fiera Milano Rho em laboratório de experiências multissensoriais, enquanto o Euroluce apresenta seu primeiro fórum internacional dedicado à iluminação.
Se você quer estar por dentro das principais tendências lançadas para o evento deste ano e quais as principais promessas da feira, fique conosco!
Leia também:
Poucos festivais de design tem a força para movimentar uma cidade inteira ao seu redor e o Salone del Mobile faz isso com um dos principais centros de tendência da Europa.
O Salone começou como uma modesta feira em 1961, cujo principal objetivo era funcionar como vitrine para uma efervescente indústria de decoração italiana. De lá para cá, mais e mais expositores começaram a participar, acompanhados de universidades e grandes mentes do setor.
Hoje a feira chega à sua 63ª edição com:
Assim como nas outras edições, a expectativa ao entorno dessa Salonel del mobile de 2025 é enorme. É dela que partem as principais tendências em design de interiores pelo mundo, inclusive no Brasil, e sua influência é tamanha que distritos de Milão aproveitam para desenvolver vários festivais complementares — transformando a cidade inteira para o que é chamado de Semana do Design de Milão.
Inclusive já cobrimos outras edições deste evento, se estiver procurando um resgate histórico:
Se na edição de 2024, a proposta era pensar as perspectivas de futuro a partir dos baques contínuos que inteligência artificial tem trazido, a edição de 2025 vai na linha oposta. “Though for humans” é o nome oficial do novo tema, que trabalha a relação entre materiais, corpo humano e luz.
O tema aborda um princípio conhecido no Salone, o ser humano como centro dos projetos do design, mas a partir de como a tecnologia tem renovado o uso de velhos materiais (como madeira, metal, tecido e bioplástico) e da luz — aqui lembremos que a edição deste ano entrega uma novíssima edição do Eurolucce — para prover sensações no corpo humano.
“Um ótimo design não é apenas esteticamente agradável, ele traz alegria às nossas interações diárias, ao movimento pelos espaços, ao preparo do café da manhã, ao trabalho ou ao sentar-se à mesa com a família. Ao projetar móveis, aprendi como os designers estudam o corpo humano, nossos movimentos, nossas habilidades, nossas posturas, tudo para tornar a vida mais fácil. O design está enraizado na anatomia humana e se alimenta da interação contínua com ela.”
Artista e fotógrafo nova-iorquino Bill Durgin, autor da campanha central do Salone
O tema dialoga com tendências de comportamento observadas no mundo inteiro, como a fadiga das telas, rupturas com padrões de socialização e a busca pelo minimalismo digital.
Afinal, o que torna a experiência humana dentro dos espaços realmente autêntica e intensa quando tudo já foi digitalizado e pode ser ‘visto’ numa tela de smartphone?
“Though for Humanos” tem a campanha de comunicação idealizada pela Dentsu Creative Italy com assinatura do nova-iorquino Bill Durgin. Conhecido por reinterpretar o corpo humano através da imagem, Durgin cinco fotografias que refletem a integração do uso da inteligência humana e dos materiais para criar sinergia entre design e o corpo.
Além da campanha, o tema está presente na maior parte das exposições e pavilhões do evento. Em especial, é foco de três intervenções culturais.