St. Moritz

St. Moritz na Suíça é o berço mundial do turismo de inverno de luxo

Avalie esta matéria

Os esportes de neve são tão fortes na Suíça que St. Moritz já sediou duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno. Contudo, esse vilarejo não se resume somente à neve e baixas temperaturas. Ele tem muito mais a oferecer, inclusive nas outras estações e é o destino ideal para quem não abre mão de requinte.

Confira tudo o que você precisa saber sobre St. Moritz, na Suíça e onde ficar por lá!

Onde fica St. Moritz?

Vista do Lago de St. Moritz I Foto: Przemyslaw Olczak via Unplash (reprodução)

St. Moritz fica na região da Engadina, no sudoeste da Suíça, próxima à fronteira com a Itália. Está a 1750 metros de altitude em relação ao nível do mar e sua localização faz com que o destino esteja rodeado por cadeias de montanhas. E isso inclui os Alpes Suíços que, além de oferecerem belas paisagens, estão entre os melhores lugares para praticar atividades na neve.

Para chegar em St. Moritz, na Suíça, é possível encontrar várias opções de trens. Em Zurique, por exemplo, saem 34 trens por dia com destino a essa pequena cidade, e o tempo médio de viagem é de 3h48. Há ainda opções de transfer saindo diretamente do aeroporto de Zurique

Também é possível ir a St. Moritz a partir de Milão, na Itália. Você pode ir de trem, por dia saem 11 trens para esse destino, ou de carro, já que a cidade italiana fica a somente 125 km do vilarejo suíço. 

Contudo, as viagens de trem são mais demoradas. Caso você não tenha pressa e queira apreciar a paisagem com calma, vá de trem. No entanto, se você vai ficar pouco tempo na região, ou se quiser chegar logo para aproveitar o destino, vá de carro. 

Caso você tenha só um dia para aproveitar St. Moritz, partindo de Milão, recomendamos bastante contratar um tour que inclua tanto o trem quanto o passeio guiado pela cidade.

Esqui em St. Moritz

Estação de Esqui em St. Moritz I Foto: Raul Banut via Unplash (reprodução)

A atração mais conhecida de St. Moritz são as próprias montanhas da Suiça. No inverno, ficam cobertas de neve e se tornam ótimas para os mais diversos tipos de esportes, como esqui, snowboard, cross country e escalada no gelo.

Mesmo que você não saiba esquiar, poderá aproveitar a viagem. São 350 km de pistas de esqui e muitas delas já são preparadas para iniciantes. No entanto, se você for muito experiente e estiver disposto a se desafiar, considere ir até a região de Diavolezza-Lagalb, que fica a 30 minutos de St. Moritz e é conhecida por ter duas montanhas que oferecem desafios muito maiores.

Uma alternativa mais tranquila é a caminhada com raquete na neve, modalidade que surgiu da necessidade de adaptar os sapatos para a neve. Além de mais tranquila, não é necessário fazer nenhuma aula para praticar. Mas, claro, recomendamos que você tenha um bom condicionamento físico para aguentar o esforço!

Outra atividade muito famosa nessa região é o esqui cross country, modalidade praticada em terrenos mais planos com algumas ondulações, cujo objetivo é fazer com que os praticantes se movam rapidamente. Esse esporte é ideal para quem procura uma atividade para fazer em família, ou para praticar uma versão mais leve de esqui.

Lago St. Moritz

Lago de St. Moritz I Foto: Brianzosky via Prexels (reprodução)

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de St. Moritz, e da Suíça, é o lago que leva o mesmo nome do vilarejo. Ele fica na região mais baixa, perto do centro e cercado por densa vegetação — que é muito bonita no verão e na primavera.

Além disso, é possível observar as grandes cadeias de montanhas a partir do lago St. Moritz. No inverno, ele fica completamente congelado e vira uma pista de patinação no gelo. Inclusive, é durante esta estação que ocorrem alguns eventos muito interessantes como corridas de cavalo e partidas de polo.

Já no verão e na primavera, o lago se transforma em um excelente ponto para caminhadas, piqueniques, ou simplesmente para contemplar a paisagem. 

Melhor época para visitar

Fachada do Grace La Margna St Moritz I Foto: Grace Hotels (reprodução)

A melhor época para visitar St. Moritz é o inverno da Suíça, quando as montanhas ficam cobertas por neveespecialmente se o objetivo da sua viagem for praticar esportes de inverno.

No frio, St. Moritz fica ainda mais bonita. Durante a estação, os dias permanecem ensolarados e agradáveis para caminhar pelo vilarejo. Além disso, o vilarejo é permeado por uma atmosfera mais intimista, romântica e exclusiva. Contudo, quem decidir viajar na estação mais fria do ano vai precisar gastar um pouco mais, já que esse é o período de alta temporada. Os preços das acomodações e dos serviços disparam.

O verão, St. Moritz também é incrível. É nessa época que podemos admirar a vegetação. A paisagem vira um quadro com o lago, azul e cristalino, emoldurado pelas árvores e montanhas. Além disso, quem viaja no calor pode aproveitar para praticar outros tipos de esportes, como escalada, trilhas, passeios de bicicleta e até mesmo stand-up paddle no lago. Uma grande vantagem de viajar nesse período é que os preços estão mais acessíveis (é a baixa temporada em St. Moritz)

Dica de onde ficar

Acomodação do Grace La Margna St Moritz I Foto: Grace Hotels (reprodução)

É importante escolher bem onde ficar na Suíça e, em St. Moritz, sugerimos que você se hospede no Grace La Magna. É um hotel 5 estrelas e estrela Michelin. Ele combina arquitetura histórica com design contemporâneo e ainda oferece uma vista privilegiada do lago.

A fachada do Grace la Magna remete a uma tradicional casa suíça, ideal para quem quer se sentir como um verdadeiro local. As acomodações apresentam design elegante, clássico e sempre com vistas incríveis.

O Grace La Magna ainda conta com restaurantes premiados e um spa bem estruturado. É uma base ideal para quem quer relaxar após um longo dia de esportes ao ar livre.

Endereço: Via Serlas, 5, St. Moritz.
Preços: A partir de US$ 634,00*
Acessibilidade: informações sobre o acesso do hotel para cadeirantes.
Reserve sua hospedagem com desconto! 

Para quem é St. Moritz?

St. Moritz é o destino ideal na Suíça para quem preza por viagens luxuosas, está em busca de experiências exclusivas e gostam de praticar esportes ao ar livre.

Além disso, esse vilarejo pode agradar bastante os casais que estão procurando um lugar para passar a lua de mel. No entanto, se você não gosta de atividades ao ar livre e prefere conhecer grandes centros urbanos, provavelmente não é o destino mais indicado para você.

Por ser conhecido como um lugar caro, não estará entre as primeiras opções de quem está com o orçamento apertado. Se esse é o seu caso, considere se hospedar em outras cidades da região, cujos hotéis oferecem preços mais acessíveis ou fazer um bate-volta saindo de Milão para passar pelo menos um dia nesse local.

Conhecer St. Moritz é certamente uma experiência inesquecível. São algumas das paisagens mais belas da Suíça, muito visitada celebridades e de esquiadores famosos.

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Carolina Martins

Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.

Postagens recentes

Posso dirigir na Europa com CNH brasileira? Tire todas as dúvidas.

Esse post tira dúvidas sobre as principais questões sobre o assunto, além de um tutorial…

3 dias atrás

5 hotéis de luxo na Itália que descobriram como combinar design e privacidade

Ao visitar destinos que não estão nos principais roteiros turísticos, você terá a oportunidade de…

5 dias atrás

Os 7 melhores hotéis na toscana

Viajar para a Toscana é entrar num cenário de vinhedos intermináveis, vilas medievais e obras…

1 semana atrás

Os 10 melhores hotéis de Nova York

Na nossa lista, você vai conhecer propriedades situadas em diferentes partes da cidade e as…

1 semana atrás

Kalafati Grécia: The Wild Hotel oferece praia privativa em Mykonos

Parece realmente um sonho: um jantar à luz de velas no topo de um precipício,…

2 semanas atrás

Gastronomia peruana: guia pela cozinha que conquistou o mundo

Em 2025 a gastronomia peruana ganhou ainda mais destaque mundial e emplacou o seu segundo…

2 semanas atrás