Benesse House — Distrito de Kagawa, Naoshima, Japão.
+81878923223
Hospedagem a partir de U$230,65*.
Benesse Art Site Naoshima — Estamos no Mar Interior de Seto, a sudoeste do Japão.
No chacoalhar da balsa e olhando a paisagem idílica, é possível ver diversas ilhotas. São pedaços imaculados de natureza verde sobre o profundo mar azul.
Se parece que está em busca de um tesouro, não ficou tão longe da verdade.
Estamos próximos do pequeno porto de uma das ilhas e vemos algo curioso. É uma colorida e enorme escultura de abóbora. E não será a primeira escultura exótica que você verá. A ilha inteira está dedicada à arte e arquitetura.
Estamos em Benesse Art Site Naoshima.
Benesse Art Site Naoshima é o título dado a um conjunto de obras e atividades artísticas.
O conjunto é administrado pelas empresas Benesse Holdings e a Fukutake Foundation. Fica numa região chamada de Mar Interior de Seto, um grande corpo de água que conecta o mar do Japão ao Oceano Pacífico.
A paisagem carrega valor cultural e edifícios históricos. Três ilhas japonesas — Naoshima, Teshima e Inujima — recebem o conjunto artístico do Benesse Art Site.
Naoshima é considerada o centro do grande complexo que é o Benesse Art Site Naoshima. Diversos artistas e arquitetos desenvolveram criações na ilha, porém um deles tem destaque: Tadao Ando.
O arquiteto nasceu em 1941 em Osaka, no Japão. Tadao Ando é um dos mais premiados e reconhecidos arquitetos do planeta. Fato curioso é que ele nunca cursou arquitetura.
A arquiteto autodidata teve o primeiro contato com suas habilidades na juventude, quando aprendia a criar peças em madeira com um vizinho carpinteiro. Na juventude, Tadao Ando foi lutador de boxe. Sua experiência nos ringues é por vezes evocada em seus projetos:
Após este curto período, Tadao dedicou esforços para conseguir se aproximar de vários designers e urbanistas relevantes e adquirir experiência através do ofício.
Na juventude, Tadao viaja para os EUA e para a Europa em busca de referências. Suas viagens lhe permitem um grande desenvolvimento profissional marcado por figuras importantes como Le Corbusier, Mies van der Rohe, Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright e Louis Kahn.
A história do Benesse Art Site Naoshima já percorre quase quatro décadas. O esboço do que seria este grande projeto nasceu de uma reunião de dois visionários japoneses.
O primeiro deles era o CEO da Fukutake Publishing (hoje a Benesse-Holdings, Inc), especializada na produção de cursos e materiais educativos para estudantes do ensino médio. Seu CEO, Tetsuhiko Fukutake, tinha a ambição de criar um lugar em que jovens e crianças pudessem se reunir entre as ilhas do Mar Interior de Seto.
O outro visionário era Chikatsugu Miyake, então prefeito de Naoshima. O político procurava um meio de transformar a região sul das ilhas em um distrito cultural. Tetsuhiko e Chikatsugu imediatamente concordaram em investir no desenvolvimento de Naoshima.
Naoshima e as ilhas próximas de Teshima e Inujima se tornaram foco de incríveis e bem planejadas instalações de arte contemporânea. Entre elas, Tadao Ando está presente em importantes projetos como a Benesse House, inaugurada em 1992, o Chichu Art Museum (2004) e o Ando Museum (2013).
No início da década de 90, a editora Fukutake estabeleceu uma cultura empresarial baseada no lema “benesse” — uma expressão com origem latina que pode ser traduzida como bem-estar.
A expressão deu nome a esse museu, que também funciona como hotel na ilha de Naoshima. Projetada por Tadao Ando, a Benesse House está instalada no lado sul da ilha. Dessa forma, os hóspedes e visitantes tem uma visão privilegiada da paisagem marítima.
A proposta do projeto foi a de ser uma “simbiose entre natureza, arquitetura e arte”. Neste local, obras produzidas especificamente para o projeto estão em constante exibição. Elas encontram seu espaço entre natureza circundante e a arquitetura fina de Tadao Ando.
A estrutura comporta 65 quartos (sendo 14 suítes), dois restaurantes — um instalado no terraço, com vista para o Mar Interior —, uma cafeteria, duas lojas e um Spa.
Uma curiosidade sobre a Benesse House é que nem todas as peças são exibidas em locais formais. Diversos artistas visitam a ilha, escolhem um espaço e nela instalam sua obra.
Este é um dos projetos de Ando que mais impressionam. É um museu subterrâneo construído na ilha de Naoshima. O objetivo dessa escolha era não agredir visualmente a paisagem natural do local.
O conceito do Chichu Art Museum é o de ser um espaço de contemplação sobre a natureza e a humanidade. É dentro deste museu que podemos encontrar peças em exibição permanente dos artistas Claude Monet, Walter de Maria e James Turrel.
Tadao Ando é conhecido principalmente por seus trabalhos usando concreto armado, controle de ventilação e iluminação natural. O Chichu Art Museum é um exemplo perfeito de seu estilo.
Um complexo sistema de luz natural permite que a iluminação interna do museu acompanhe a passagem do tempo. Tal transição na aparência do ambiente afeta também a percepção das obras, tornando único cada momento em que são contempladas.
Conforme o nome denuncia, é o museu dedicado ao arquiteto Tadao Ando e projetado pelo próprio.
Uma visão superficial e distante do museu permite enxergar apenas uma casa japonesa tradicional. Ao entrar no local, descendo as escadas, o visitante se encontra dentro de ambiente de altas paredes de concreto exposto e linearidade em todas as direções. Este contraste foi intencional, planejado por Ando.
O grande foco deste artigo foi a contribuição do arquiteto Tadao Ando para a conjunto do Benesse Art Site Naoshima, porém ele representa apenas uma fração do que estas ilhas podem oferecer a seus visitantes.
Outros grandes arquitetos e designers marcam presença com peças de grande impacto visual. Entre eles estão Ryue Nishizawa, Kazuyo Sejima e Yayoi Kusama.
Falando em Yaoyoi Kusama, saiba que ela foi a primeira mulher a receber aquela que é considerada a maior honraria dada artistas japoneses: o Praemium Imperiale.
Por sinal, é dela a escultura em formato de abóbora que mencionei no começo do artigo.
Se você tem paixão por arquitetura e arte, em especial aquela com forte influência japonesa, precisa visitar esta ilha. Ela foi criada para oferecer uma experiência única de aprendizado sobre a relação entre arte e natureza através da arquitetura.
Se você ficou interessado em conhecer Naoshima, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.
Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Naoshima e proximidades:
Naoshima: excursão a pé privativa de dia inteiro com guia local
Explore Naoshima com um guia turístico multilíngue com licença nacional e experiente. Personalize o itinerário e decida quais locais você gostaria de ver.
Para conhecer o Benesse Art Site Naoshima: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.
LEIA MAIS
The Tokyo EDITION
O The Tokyo EDITION desafia tudo aquilo que estamos acostumados a imaginar sobre um hotel, isso acontece por conta da sua própria identidade visual, é um resort urbano no meio de Toranomon, uma cidade internacional e dinâmica, oferecendo 24 horas por dia de emoção e promessa.
K5 Tokyo Hotel
A paleta do K5 Tokyo é composta por materiais tradicionais como concreto, madeira de cedro e reboco japonês. Além disso, a decoração é composta por diversos móveis e acessórios, todos personalizados pelos arquitetos.
Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.
REFERÊNCIAS
* Os preços têm como base a redação deste artigo, podendo mudar a qualquer momento e sem aviso prévio.
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…