Teatro Nacional de Praga
Endereço: Národní, nº 2 — Cidade Nova — Praga — República Tcheca
Perfil do instagram: @narodni_divadlo.cz
Horários: de segunda à sexta, das 09h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 18h
A história da ópera nas terras tchecas remonta ao século 17, em 1627, quando uma comédia pastoral italiana foi realizada no Salão Vladislav do Castelo de Praga. Esta apresentação marcou a coroação de Fernando III de Habsburgo como rei da Boêmia. A crescente popularidade da ópera inspirou a aristocracia tcheca, que começou a construir salas de teatro e a convidar companhias de ópera para fazer apresentações em suas mansões.
o Teatro teve um papel vital na era do renascimento nacional tcheco. A necessidade urgente de melhorar a língua tcheca e de motivar a população da Boémia. Sendo assim, em 1850, foi criada a fundação da Sociedade para o Estabelecimento do Teatro Nacional Tcheco em Praga e consequentemente a arrecadação de fundos para a construção de seu edifício.
Toda a sociedade, desde membros da aristocracia até pobres camponeses, contribuiram para arrecadar fundos e tornar esta ideia em realidade. O plano também foi apoiado. pelo Imperador Franz Joseph I, que durante suas visitas à Praga doou financiamento para a construção, assim como seu filho, o príncipe herdeiro Rudolph, que estava pessoalmente presente na primeira abertura de gala do teatro.
No entanto, devido à falta de dinheiro e a alguns atrasos, o Teatro Provisório foi construído e inaugurado, em 1862 (um teatro 100% tcheco,separando-se completamente do teatro alemão).
Em 1881, o Teatro Nacional de Praga foi finalmente aberto, mas logo na sequência, o edifício foi logo destruído pelo fogo. Posteriormente foi reconstruído e reaberto, em 1883. Desde então, o edifício neo-renascentista na margem direita do rio Vltava tem sido um dos marcos arquitetônicos de Praga.
O teatro teve grande reconhecimento e floresceu durante a posse de grandes diretores e maestros como Karel Kovařovic, Otakar Ostrčil e Václav Talich. A fama da companhia de ópera foi espalhada por seus cantores superlativos. O Teatro Nacional fez estreias mundiais de óperas de renome como Rusalka (1901) de Antonín Dvořák e The Devil and Kate (1899), Juliette de Bohuslav Martin (1938) e The Excursions of Mr. Brouček (1920), de Leoš Janáček.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Desde 2012, o Teatro Nacional é formado por duas companhias de ópera: a National Theatre Opera, cujas apresentações foram realizadas no prédio histórico do Teatro Nacional, no Teatro Estates, e a Ópera Estatal, que se apresentou no prédio da Ópera Estatal em Praga.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
site do teatro
Natal diz muito sobre aconchego e também sobre estilo! Natal é aquele momento em que…
Zurique é um polo cultural da Suíça, além de ser uma das cidades mais famosas…
Sabe aquela vinícola escondida a 50 km do destino turístico, ainda na estrada? Ou aquela…
Está com uma viagem marcada para a capital da Suíça, mas não sabe onde ficar…
Separamos uma seleção de itens que você vai querer levar na sua mala de viagem…
Que St. Moritz é uma das cidades mais luxuosas da Suíça e um dos lugares…