Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Com atrações para diversos tipos de viajantes, Dubai está entre os destinos turísticos mais populares do mundo. Pensando nisso, o portal Dona Arquiteta preparou algumas dicas para você que está planejando uma viagem para Dubai.
Dubai é o maior emirado (e cidade) dos Emirados Árabes Unidos — uma federação de monarquias árabes. A cultura, bastante presente no dia a dia local, é apenas um dos atrativos. Nos últimos anos, o local se tornou um sinônimo de luxo e modernidade, atraindo turistas do mundo inteiro.
Se você planeja conhecer este destino com a sua família, participará de uma conferência ou reunião de negócios na cidade, é preciso entender um pouco mais sobre Dubai, conhecer seus atrativos e compreender a cultura local. Acompanhe nosso artigo até o fim e você ficará sabendo tudo que precisa para aproveitar ao máximo sua viagem.
Atualmente, não é tão difícil chegar a esta cidade no Oriente Médio saindo do Brasil. A companhia aérea Emirates oferece viagens para Dubai diretamente do Brasil, com voos partindo de Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, existem diversas opções com conexão nas cidades de Doha, Istambul, Amsterdã e até mesmo Paris.
Pela ampla variedade de opções, vale a pena estudar a possibilidade de realizar um stopover e passar algum tempo em uma destas cidades citadas, aproveitando mais de um destino em apenas uma viagem.
Leia também:
Como dito anteriormente, o trajeto para Dubai pode ser um pouco cansativo. Entretanto, é possível lidar com o jetlag de maneira menos impactante, realizando alguns passos antes e durante sua viagem no emirado. Confira:
Viajando para outros países, fica a dúvida sobre quais documentos são necessários. Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que não é obrigação tirar o visto antes de sua viagem para Dubai e outras cidades dos Emirados Árabes Unidos: um acordo entre o Brasil e a federação permite que brasileiros viajem por até 90 dias sem a necessidade do visto.
Entretanto, isso não lhe isenta de apresentar alguns documentos durante a imigração. Tenha em mãos o seu passaporte, com validade de pelo menos seis meses, um comprovante de hospedagem e sua passagem de saída do país.
Ao viajar para um novo lugar, é importante entender a cultura e os costumes locais afim de evitar problemas e desrespeitar as pessoas que vivem naquele lugar. Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos e, portanto, possui costumes bem diferentes com relação a maioria dos países do ocidente, como o Brasil.
Assim como os outros emirados da nação, Dubai tem forte presença do Islamismo em sua política e em suas tradições, influenciando no dia a dia dos moradores e também dos visitantes, que devem respeitar os costumes locais. Confira algumas dicas:
Apesar dos locais utilizarem vestimentas tradicionais, esse costume está mais interligado a sua cultura do que uma regra do país. Visitantes podem se sentir confortáveis para utilizar suas roupas, como calças, camisetas e saias, além de acessórios, como anéis, colares e pulseiras.
Entretanto, é indicado que o visitante tenha certo cuidado com a escolha das peças: roupas acima dos joelhos e ombros não são recomendadas, além de vestimentas que acentuem as curvas do corpo. Apesar desse cuidado, ao visitar as praias e piscinas do país, você pode ficar tranquilo e utilizar roupas de banho costumeiras, ficando atento somente a vestir-se logo após a saída dos locais de banho.
Com relação à demonstração de afeto em público, Dubai é um pouco mais rigorosa do que visitantes ocidentais estão acostumados. No país, é proibido pela legislação demonstrar afeto em público, sendo possível que o visitante que descumprir essa regra possa ser deportado ou até mesmo preso.
Os beijos e abraços em público são proibidos nos Emirados Árabes Unidos. Entretanto, andar de mãos dadas com o seu par é permitido.
Outro detalhe que vale a pena ficar ligado é o respeito as tradições locais. Ao visitar mesquitas, lembre-se de que este é um local sagrado, e portanto, deve ser tratado com respeito. Em Dubai, é necessário retirar os sapatos ao adentrar as mesquitas e, além disso, é preciso ter mais cuidado na escolha de suas vestimentas: opte por roupas mais fechadas, com mangas compridas. Mulheres, em especial, devem cobrir a cabeça.
Diferente de outros países, a sexta-feira em Dubai é o “feriado semanal” local, diferente do Brasil, que acontece aos domingos. Portanto, fique atento para mudanças nos horários de funcionamento dos estabelecimentos e atrações. Os moradores costumam reservar algumas horas pela manhã para orações em mesquitas, tornando esse período um pouco menos agitado na cidade.
Consumir álcool em Dubai é um pouco mais difícil do que se espera. No emirado, apenas os visitantes podem ingerir bebidas alcoólicas, e em lugares específicos, possuidores de licença para comercialização dos produtos.
Encontrar as bebidas alcoólicas em lojas e supermercados é quase impossível. Hotéis, bares, restaurantes e clubes estão entre os lugares mais prováveis. Além disso, a idade mínima para consumo é diferente. Em Dubai, é preciso ter no mínimo 21 anos para ingerir o álcool, ao contrário do Brasil, onde a restrição é de 18 anos.
Por fim, tome muito cuidado ao tirar fotos durante sua viagem para Dubai. Assim como em todos os lugares do mundo, é desrespeitoso tirar fotos de outras pessoas sem as suas permissões.
Além disso, é proibido tirar fotos de pessoas com trajes típicos! É claro que, pelas diferenças culturais, fica aquela vontade de registrar o modo de vida local. Entretanto, respeite as regras do país e foque nos registros particulares e, com cuidado, das paisagens que você se encantar.
Uma das principais dúvidas com relação à Dubai está em seu clima. Predominantemente quente e árido, a região sofre mudanças de temperatura o ano todo e tem no verão a época de “baixa temporada” dos visitantes.
Durante o verão, a temperatura média é de 40° C, além de possuir um clima muito seco e ventoso. Entretanto, por ser mais quente, esse também é o período mais econômico para conhecer Dubai. Recomenda-se evitar o país durante os meses de julho e agosto, devido ao desconforto que pode ser gerado por conta do calor intenso nestes meses.
O inverno, que ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, possui um clima mais ameno, podendo chegar a 14 °C durante a noite. Por conta desta diferença, a procura por hospedagens no país cresce durante esse período, sendo necessário se planejar para conhecer Dubai os meses em questão.
Escolher onde ficar em Dubai é importante para conhecer melhor a cidade. Muito extenso, o emirado possui distâncias muito grandes entre um ponto e outro, sendo necessário escolher estrategicamente o local aonde você irá se hospedar.
Cercado por arranha-céus, cafés e restaurantes de luxo, Dubai Marina é um dos bairros mais especiais da cidade. Você ficará encantado ao conhecer o emirado a partir desta localidade, podendo aproveitar tudo que Dubai oferece de melhor em um só lugar.
Por ser um zona internacional bastante popular, possui diversos bares e casas noturnas que vendem bebidas alcoólicas, além de uma noite que se estende por mais tempo. O local também abriga o Jumeirah Beach Residence, um complexo de prédios residenciais que possui uma boutique a beira-mar.
Apesar da comodidade, é preciso ficar atento para um detalhe: por ser um destino bastante procurado, o bairro possui tarifas um pouco mais altas do que a média no país. Além disso, durante a época de maior concentração de visitantes, também se torna um pouco mais difícil encontrar hospedagens livres na região.
Se estiver em busca da melhor localização de Dubai, escolha se hospedar em Dubai Downtown. Apesar de possuir poucos quarteirões, o bairro agrega diversas atrações imperdíveis da cidade, como a Fonte de Dubai, o arranha-céu Burj Khalifa — a estrutura mais alta construída pelo ser humano, a Ópera de Dubai e o Dubai Mall, além de diversas outras atrações.
A região central possui facilidade de conexão com as outras regiões do emirado, sendo mais fácil conhecer outros pontos mais distantes. Aqui, o problema é o mesmo de Dubai Marina: os preços são um pouco mais altos comparados a outras regiões da cidade por conta do alto índice de procura.
Aqui no portal Dona Arquiteta, realizamos uma seleção criteriosa de belos locais para se hospedar em Dubai com luxo em conforto. Em uma de nossas publicações, sugerimos quatro hotéis magníficos, que atendem os desejos de viajantes de todos os perfis. Além disso, também entregamos um perfil mais completo sobre o Form Dubai, hotel minimalista que se destaca por oferecer uma opção mais acessível e não menos interessante.
Sabendo de tudo isso, ficou mais fácil viajar para Dubai, certo? Portanto, fique ligado no portal Dona Arquiteta e em nossas redes sociais para receber mais dicas de viagens para centenas de destinos, além de sugestões de hotéis, restaurantes e atrações locais selecionadas com bastante carinho.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Confira uma seleção de cidades próximas a Orlando ótimas para quem quer se hospedar por…
Com duvidas sobre como aproveitar o inverno em Boston? Esse guia é para você Este blogpost…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…