Índice desta matéria
Roterdã, que recebeu o título de “Cidade da Arquitetura”, tem um apelo moderno e até um pouco futurista. Caminhando por suas ruas você se deparará com os mais ousados prédios e torres de cores vibrantes. Criados por arquitetos cujos sonhos foram muito além, lhe proporcionando um grande espetáculo! Para mostrar pouco da arquitetura dessa cidade que nos encantou trazemos para você 5 lugares imperdíveis, de encher os olhos:
A segunda maior e mais importante cidade da Holanda, Roterdã, exala design, arte, cultura e inovação. Possui uma urbanização exemplar, permeada de inúmeras áreas verdes, de charmosos cafés e de ciclovias por toda a cidade. Além de exalar sustentabilidade apresenta uma gastronomia bastante voltada para à alimentação saudável.
Mas se existe um motivo pelo qual esta cidade deva se orgulhar – e muito – é por sua arquitetura! Completamente destruída em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial , a cidade se reergueu com estilo e modernidade. Hoje, abriga arrojadas construções e se tornou uma referência mundial. Por isso escolhemos apresentar 5 lugares imperdíveis em Roterdã, merecidamente designada como “a cidade da arquitetura”.
Roterdã, que recebeu o título de “Cidade da Arquitetura”, tem um apelo moderno e até um pouco futurista. Caminhando por suas ruas você se deparará com os mais ousados prédios e torres de cores vibrantes. Criados por arquitetos cujos sonhos foram muito além, lhe proporcionando um grande espetáculo! Para mostrar pouco da arquitetura dessa cidade que nos encantou trazemos para você 5 lugares imperdíveis, de encher os olhos:
1. MERCADO MUNICIPAL – MARKTHAL – 5 lugares imperdíveis em Roterdã
Colorido e genial, o mercado coberto da cidade “meca” da arquitetura moderna possui um vão livre de 40 metros. Seu teto foi transformado num enorme mural, apelidado de “cornucópia”, uma ode à natureza e ao alimento em sua essência. Com formato de ferradura, o projeto consta de um enorme espaço fechado no nível da rua, rodeado por um edifício residencial em forma de arco. E resulta numa construção híbrida que abriga o mercado, lojas, restaurantes e unidades residênciais. Projetado pelo MVRDV, o lugar se parece com uma gigantesca galeria de arte multicolorida. Fica bem pertinho da estação central da cidade. Fazer compras no mercado coberto de Roterdã é uma experiência e tanto! Ainda mais irresistível para os gourmets de bom gosto!
Quer agendar seu tour pelas casas cubo e pelo mercado “Markthal”? Então clique aqui e reserve pelo Get your Guide!
2. PONTE ERASMO I ERASMUSBRUG – 5 lugares imperdíveis em Roterdã
A Ponte Erasmus foi uma das construções que em 2007, deu à cidade de Roterdã o título de Cidade da Arquitetura, tornando-se um de seus ícones. Projetada por Ben van Berkel, do Unstudio, a ponte que atravessa o rio divide a cidade em norte e sul e liga seu centro aos bairros típicos. Ela é sustentada por cabos ligados a dois pilares principais , sendo ainda basculante, que se levanta para a passagem de grandes embarcações. Pesa 6.800 toneladas, 802 metros por 139 metros de altura. Possui um jogo de cores interessante, que a deixa sempre em destaque, seja de dia ou de noite. A Erasmusbrug já foi palco de muitos espetáculos, incluindo filmes de Hollywood, Red Bull Air Races, eventos de dança e o início do Tour de France 2010. Quem sabe o que estará acontecendo quando você visitar essa enorme ponte em Roterdã?
3 – ESTAÇÃO CENTRAL – 5 lugares imperdíveis em Roterdã
Com linhas futuristas, a Estação Central se encaixa como uma luva no moderno skyline da cidade. Reformada pelo escritório holandês Benthem Crouwel Architects, a Central Station, ficou maior, mais clara e mais moderna. O prédio original era de 1957, e mudanças foram feitas para que o espaço se integrasse melhor com seu contexto urbanístico. Sua ampliação e reforma deram inicio a revitalização da região no entorno da estação.
4 – HOTEL FUTURISTA – NHOW – 5 lugares imperdíveis em Roterdã
O Nhow é um hotel moderno projetado pelo escritório de arquitetura OMA / Rem Koolhaas. Com um design marcante e funcional os seus 278 quartos tem vista para a Ponte Erasmusbrug. Este predio de 44 andares é um dos símbolos de Roterdã e da Europa, e tem em seu interior além do hotel, escritorios e apartamentos. Este Hotel Futurista é palco de inúmeras exposições de arte in-house e oferece o que há de melhor na cultura urbana e além, atraindo as atenções mesmo a distância.
Reservas
Quer reservar ? Clique aqui e reserve agora!
5 – CASAS CUBO – 5 lugares imperdíveis em Roterdã
As excêntricas casas cubo – outro dos ícones de Roterdã – foram a solução encontrada pelo arquiteto Piet Blom, em 1984, para construir casas em cima de uma passarela de pedestres, no centro da cidade. Quarenta casas convencionais foram inclinadas 45° para se tornarem as primeiras casas em forma de cubo da Holanda. Por mais estranho que possa parecer, pessoas vivem lá de verdade. A ideia era formar uma espécie de vila dentro da cidade, um porto seguro onde tudo pudesse acontecer. Daí o design que tenta representar árvores, e todas as casas juntas formam um bosque. A maioria das casas está ocupada, mas uma delas está sempre aberta a visitas. Você poderá ver como a casa brinca com os visitantes, pois escapa das convenções usuais. Voce poderá inclusive dormir em uma delas, reservando uma cama no Hostel Stayokay de Roterdã, que ocupa um dos megacubos.
Quer conhecer mais? Clique aqui e marque seu tour guiado por Roterdã!
Conheça tamnbém o Âme, um hotel em Roterdã que busca fazer uma ponte entre o passado e o futuro.
Gosta de roteiros? Então clique aqui veja nossas dicas de Paris!
REFERÊNCIAS
OMA
Archdaily
Holland
Nomades Digitais
Nuestras Casas
MVRDV
Unstudio
Benthem Crouwel