5 museus na China imperdíveis para você conhecer
China

5 museus na China imperdíveis para você conhecer

Escrito por Carolina Martins | Publicado em:
Avalie esta matéria

Na nossa seleção, você vai encontrar lugares que trazem uma nova interpretação de eventos históricos marcantes, locais que exaltam as tradições chinesas e também espaços destinados à arte contemporânea. Continue a leitura para conhecer as nossas sugestões de museus na China. 

Leia também:

PUBLICIDADE museus na China FIM DA PUBLICIDADE

Fotografiska Shanghai

Sala vermelha do Fotografiska- sala com sofá poltronas, mesas de centro e paredes vermelhas
Sala vermelha do Fotografiska I Foto: Seth Powers (reprodução)

Para iniciar a nossa lista, vamos apresentar o Fotografiska Shanghai, projetado pelo escritório AIM Architecture. Esse museu está localizado em um prédio onde funcionava um armazém nas décadas passadas.

Por se tratar de um prédio histórico, os arquitetos se preocuparam em preservar algumas das características originais da construção enquanto criavam soluções para reinventar o futuro.

Muitos espaços no interior do Fotografiska Shanghai ainda apresentam os traços marcantes do design industrial, que é o estilo original da construção. Portanto, neste local você vai ver paredes de concreto, além das vigas e tubulações aparentes.

No Fotografiska Shanghai sempre há exposições de fotógrafos contemporâneos, que usam as lentes da câmera para difundir a sua visão de mundo. Além disso, o local também conta com uma loja, uma gelateria e um café, onde os visitantes podem apreciar boas bebidas e comidas, enquanto refletem sobre a exposição que acabaram de ver. 

Onde fica: Guangfu Road, Distrito de Jing’an, Shanghai

Leia mais:

PUBLICIDADEFIM DA PUBLICIDADE

Museu Arte Simples (Simple Art)

Entrada do Simple arte inspirtada no movimento das águas do rio Nanfei
Entrada do Simple Art I Foto: Has design and research (reprodução)

Quem procura museus na China voltados para a arte contemporânea certamente vai gostar muito de conhecer o Simple Art. Um local projetado para servir de ponto de reflexão sobre a sociedade e o meio ambiente.

Esse museu está localizado próximo ao rio Nanfei, que serviu de inspiração para os arquitetos do escritório Has design and research criarem o projeto. O interior do edifício possui um design muito moderno, repleto de paredes curvas e com aberturas que apresentam diferentes formas orgânicas e tetos ondulados que refletem o movimento natural das águas.

Durante o período da tarde, a luz solar penetra no interior do prédio através das janelas e aberturas envidraçadas, deixando os espaços brilhando e com diferentes perspectivas de luz e sombra.

A parte externa do museu também foi inspirada no rio Nanfei. Apesar da construção principal ter um formato retangular tradicional, ela possui uma cobertura ondulada inspirada no movimento das águas. 

Onde fica: Distrito de Shushan, Hefei, Anhui

PUBLICIDADE
RentCars
FIM DA PUBLICIDADE

Museu da história do grupo China Merchants (China Merchants Group History) 

Fachada do Museu China Merchants History em meio a árvores e com  a cidade ao fundo
Fachada do museu China Merchants History I Foto: URBANUS (reprodução)

O China Merchants Group é um conglomerado de empresas de diferentes setores, como transporte, finanças e construção civil. Entre as principais obras dele, está a Zona Industrial de Shekou, erguida na década de 1970, no início da abertura comercial do país, marcada pela criação de zonas econômicas especiais.

Por causa do sucesso de Shekou e para celebrar o aniversário de 150 anos do grupo, o escritório de arquitetura URBANUS foi convidado para projetar o museu da História do China Merchants Group. Construído no alto de um morro de Shekou e com uma vista privilegiada da cidade. 

O museu tem uma arquitetura moderna, com muitas linhas curvas e claraboias em lugares inusitados. O design do interior do prédio é minimalista, tem cores claras e grandes janelas. O prédio tem quatro andares, sendo o primeiro e o segundo destinados à exibição dos materiais referentes à história do China Merchants Group. 

Onde fica: Sheku, Shenzen

Long March Cultural Digital Art

Museu da Cultura e da Arte Digital Longa Marcha
Museu da Cultura e da Arte Digital Longa Marcha I Foto: China IPRR (reprodução)

Um daqueles museus da China perfeitos para quem gosta de história, arte e tecnologia. Esse espaço foi concebido para oferecer uma interpretação moderna das conotações históricas e culturais relacionadas ao movimento liderado por Mao Tsé-Tung na década de 1930.

Projetado pelo escritório de arquitetura China IPRR, esse museu é conhecido pelo design futurista, imponente e pela cor vermelha. Durante a elaboração do projeto, arquitetos e artistas trabalharam lado a lado para que a arquitetura do edifício refletisse a ideia de arte performática.

Para deixar essa ideia ainda mais evidente, o prédio foi construído em um terreno com diferentes níveis. Dessa forma, cada parte da construção apresenta uma altitude distinta, ajudando a dar impressão de que o museu está em constante movimento. 

O museu oferece uma experiência imersiva aos visitantes, com espaços temáticos e grandes salas de cinema. 

Onde fica: Gu Yang Shi

PUBLICIDADEFIM DA PUBLICIDADE

Museu infantil Dotsss Children’s

fachada do Museu Infantil de Dotsss, localizado em uma praça com pessoas andando
Museu Infantil de Dotsss I Foto: DL atelier (reprodução)

O Dotsss tem uma história bem interessante. Foi projetado para ser um iceberg para crianças entre os museus da China, justamente para encorajá-las a mergulhar e explorar os enigmas do mundo.  Por causa dos diferentes tipos de exposição que farão parte do museu, os arquitetos do escritório DL atelier desenharam espaços flexíveis e que se conectam um com o outro. 

A arquitetura do Museu Infantil de Dotsss é muito moderna e, quando a construção é vista de cima, realmente se assemelha a um grande iceberg. Por ser um espaço para crianças, os ambientes do Dotsss são mais lúdicos, há pinturas infantis no teto, nas escadas e em algumas paredes.

Além disso, o Dotsss fica rodeado de um belo jardim e está localizado ao lado de uma quadra poliesportiva. Tudo isso faz com que esse local seja uma ótima opção para quem está viajando com crianças. 

Onde fica: Chengdu

PUBLICIDADEFIM DA PUBLICIDADE

Dicas para programar a sua viagem para a China

Agora que você já conhece alguns dos melhores museus na China, vale a pena conferir algumas dicas para programar a sua viagem para esse destino:

  • Solicite o visto chinês com pelo menos um mês de antecedência, para não arriscar perder a viagem;
  • Tente programar as suas férias para a primavera ou outono chines, pois nessas estações o clima costuma estar mais agradável;
  • Compre seus ingressos para museus e outros passeios com antecedências;
  • Caso você vá visitar mais de uma cidade, verifique a disponibilidade dos meios de transporte entre os municípios nos quais você pretende ir;
  • Poucas pessoas falam inglês na China, então será preciso contar com um aplicativo de tradução simultânea, com um guia de mandarim ou contratar o serviço de um guia turístico;
  • Cheque se você já tomou todas as vacinas necessárias para entrar no país.

Visitar museus na China é uma ótima opção para quem deseja conhecer um pouco mais da história, da arte e da cultura do país, além de apreciar de perto construções arquitetônicas belíssimas. Portanto, comece a planejar agora mesmo a sua viagem para esse destino e continue no site da Dona Arquiteta para conferir mais dicas de roteiros culturais. 

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top