Edifícios icônicos que são verdadeiras atrações em Buenos Aires
Buenos Aires

Edifícios icônicos que são verdadeiras atrações em Buenos Aires

Escrito por Claudia Vianna Birolini | Publicado em:
Avalie esta matéria

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

As atrações de Buenos Aires são muitas. A cidade argentina é conhecida por sua gastronomia, suas belezas naturais e também pela arquitetura. Suas construções têm grande influência europeia. Mas você sabia que em meados do século XIX houve uma plano para transformar Buenos Aires na Paris do Hemisfério norte

Nesse contexto, o estilo Art Nouveau ganhou destaque. Esta estética é caracterizada por linhas orgânicas, ornamentos florais e uma integração harmoniosa entre arte e arquitetura. O estilo se espalhou por Buenos Aires, resultando em uma série de construções que refletem o desejo de progresso. 

No post abaixo, conheça os edifícios mais icônicos de Buenos Aires e as atrações mais imperdíveis para os amantes de arquitetura.

O Art Nouveau em Buenos Aires: Um Estilo de Oposição e Identidade

Livraria El Ateneo, em Buenos Aires
A Livraria El Ateneo é um edifício icônico do Art Nouveau argentino. | Foto: Christian Jiménez (reprodução)

Entre 1880 e 1920 houve um boom econômico na Argentina. Este fato fez com que muitos europeus virassem os olhos para a capital. Então, a arquitetura de Buenos Aires foi transformada com a construção de residências, hotéis, museus, teatros e edifícios. 

Os edifícios construídos privilegiaram o estilo Art Nouveau como uma oposição ao neoclássico comum da burguesia local. As obras de Eduardo Rodriguez Ortega como a Casa de los Lirios são ótimas atrações em Buenos Aires para quem quer apreciar mais do estilo. 

O Art Nouveau é uma tendência estética surgida do século XIX. O estilo é caracterizado pelo floreado das formas. As curvas e relevos são comuns nos edifícios construídos principalmente de ferro e concreto. As formas orgânicas, mosaicos, esculturas inspiradas em elementos naturais são a marca dessa estética.

Outro importante exemplar Art Nouveau da arquitetura de Buenos Aires é o Casal Catalunya. O edifício construído em 1886 faz parte do Centro Catalão. A missão do espaço é ser um centro de referência da cultura catalã na Argentina.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

A Transição para o Art Déco: A Modernidade que Redefiniu a Cidade

Edifício Kavanagh Building em Buenos Aires. | Foto: Alejandro Goldemberg (Reprodução)
Edifício Kavanagh Building, Buenos Aires. | Foto: Alejandro Goldemberg (Reprodução)

A Exposição Internacional de Artes Decorativas em Paris de 1925 marcou uma mudança global na arquitetura. Assim, Buenos Aires mais uma vez abraça os movimentos europeus. Os valores de progresso, velocidade e sofisticação consagraram o Art déco como a estética do momento. Estética essa que contrastava com o Art Nouveau.

As duas correntes surgem para romper com estéticas clássicas. Mas as similaridades param por aí. Enquanto o Art Nouveau era caracterizado por formas fluidas inspiradas na natureza, o Art déco focava em linhas geométricas e promovia a modernidade e a eficiência.

A Grande Depressão trouxe mudanças significativas para o cenário urbano argentino. Esse período resultou em orçamentos mais restritos que impulsionaram a arquitetura de Buenos Aires a adotar um design simplificado, funcional e econômico

Andrés Kalnay foi um arquiteto que contribuiu para esse movimento. Uma de suas construções mais icônicas é o edifício matutino diário Crítica. Situada na Avenida de Mayo, foi projetada com uma mistura de Art Déco e referências culturais pré-colombianas.

O Kavanagh Building é um dos edifícios mais famosos do Art Déco racionalista na Argentina. A construção foi projetada pelo estúdio de Sánchez, Lagos e de la Torre e tem 120 metros. Sua forma monumental privilegiou linhas simplificadas e ausência de ornamentação excessiva.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Edifícios Icônicos: Um Passeio Visual por Buenos Aires

Palácio Barolo

Palácio Barolo é uma importante atração de Buenos Aires para os amantes de aquitetura.
A arquitetura do Palácio Barolo mescla estéticas como Art Nouveau, Neo-Românico e Neo-Gótico. | Foto: Get Your Guide (Reprodução)

O Palacio Barolo foi projetado pelo arquiteto italiano Mario Palanti. O edifício é marco icônico da arquitetura de Buenos Aires e é uma celebração da obra Divina Comédia de Dante Alighieri. Seu interior exibe detalhes como colunas, mosaicos e inscrições em latim que evocam passagens literárias.

Onde fica: Av. de Mayo 1370
Reserve aqui seu ingresso!

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Edifício Otto Wulff

atrações em buenos aires
A estética do edifício Otto Wulff integra também influências do renascimento, gótico e esoterismo. | Foto: Get Your Guide

O Edifício Otto Wulf é uma obra marcante da transição do Art Nouveau para o Art Déco na capital argentina. Ele foi projetado pelo arquiteto dinamarquês Morten Rönnow. O prédio é um exemplo de Jugendstil, a vertente germânica do Art Nouveau.

Onde fica: Av. de Mayo, 1370

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Teatros Históricos

Fachada no Cine Metropolitano em Buenos Aires. | Foto: Manuel Solaris (Reprodução)
Fachada no Cine Metropolitano em Buenos Aires. | Foto: Manuel Solaris (Reprodução)
A arquitetura do Teatro Ópera é inspirada no Cinema Rex de Paris. | Foto: Petitherge (Reprodução)
A arquitetura do Teatro Ópera é inspirada no Cinema Rex de Paris. | Foto: Petitherge (Reprodução)

Algumas das principais atrações de Buenos Aires são seus teatros. Vários circuitos atendem perfis culturais diversos. Alguns dos teatros que valem a visita são:

  • Em outra avenida, a Hipólito Yrigoyen, o Teatro Império abriu suas portas em 1934. Já o arquiteto Jorge Sabaté desenvolveu o edifício La Fraternidad no estilo Art Déco.
  • O Teatro Ópera remonta a 1870. Em 1935, o arquiteto belga Alberto Bourdon concebeu a terceira e última reforma propondo para sua fachada a característica “Art Déco”;
  • O Cine-Teatro Metropolitano foi construído sob a direção dos engenheiros G. e J.B Joselevich, E. Ramírez e Rafael Abril, foi inaugurado em 1937. Sua fachada é composta por uma torre rebocada em imitação de pedra.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Galerias e Cinemas

atrações em buenos aires
O design funcional da fachada do Teatro Gran Rex exemplifica a arquitetura argentina na década de 1930. | Foto: Roberto Fiadone (Flickr)

O edifício das Galerías Pacífico toma como inspiração as grandes galerias europeias. O destaque arquitetônico vai para sua cúpula central, adornada com murais dos artistas argentinos Antonio Berni, Juan Carlos Castagnino e Lino Spilimbergo. Já o Teatro Gran Rex foi projetado em 1937 pelo arquiteto Alberto Prebisch. É um dos teatros mais representativos do Art Déco na América Latina. O design funcional de sua fachada exemplifica a arquitetura argentina na década de 1930.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Buenos Aires é uma joia para os apaixonados por arquitetura. Suas ruas contam histórias em cada esquina. A cidade exibe uma impressionante fusão de estilos, do Neoclássico e Art Nouveau ao imponente Art Déco e ao modernismo racionalista. Cada prédio, praça e monumento narram momentos históricos e tendências artísticas que influenciaram gerações.

Quer saber mais sobre esses marcos arquitetônicos pelo mundo? Acompanhe o blog Dona Arquiteta para se inspirar com conteúdos exclusivos para apaixonados por arquitetura, design e cultura. Junte-se à nossa comunidade para dicas, curiosidades!

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top